terça-feira, 19 de maio de 2009

4ª Mostra Marília

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Dia 19 – QUINTA

19h30 – Cine Esmeralda – Abertura

Lançamento da Revista Taturana n.6 e n. 7 – Kinoarte
A Taturana é uma publicação trimestral voltada para o cinema independente. Criada em 2007 pela Kinoarte, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e tiragem e distribuição gratuita de 2 mil exemplares. A versão online pode ser lida no site
revistataturana.com

Exposição “Imagens e Olhares Artísticos”-Oficinas Tarsila do Amaral
Registro das oficinas culturais de audiovisual realizadas nas férias na OC Tarsila do Amaral no começo desse ano. A exposição permanece em cartaz no saguão do Cine Esmeralda entre os dias 13 e 22 de maio.

20h – Cine Esmeralda – Troféu Seu Dito

Homenagem ao fotógrafo Manoel Joaquim Pires

Manoel Joaquim Pires, fotógrafo português radicado no Brasil, iniciou suas atividades como fotógrafo ainda nos anos 1950. Foi um dos principais artistas a registrar a evolução histórica de Marília nos últimos 50 anos, responsável por clássicas fotos dos Festivais promovidos pelo Clube de Cinema de Marília. Autodidata, fez experimentos fotográficos e narrativas audiovisuais, tendo realizado um raríssimo registro de Marília nos anos 1960 em um curta-metragem em 16mm. No ano passado um retrato que fez da atriz Leila Diniz inspirou a produção do curta-metragem “Os Olhos Não Têm Cerca”, produzido pelas Oficinas Kinoarte.

20h30 – Cine Esmeralda

Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano (BA, doc, cor e p&b, 75 min, 35mm, 2009) | Henrique Dantas
Um panorama da música popular brasileira dos anos 60 e 70 através do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.

23h30 – Cão Pererê

Out Track (Assis, SP) (Jazz & Eletrônico) –http://www.myspace.com/diegomaxxx

+ Discotecagem Rodolfo Arruda (Marília, SP) (JAZZ) $ 3

Dia 20 – SEXTA

10h30 – Clube de Cinema de Marília – Ciclo Andrea Tonacci 1

Interprete Mais, Pague Mais (Jouez Encore, Payes Encore, BRA, doc, cor e p&b, 65 min, 1975-1995) | Andrea Tonacci
Um documentário de Andrea Tonacci, realizado em Shiraz e Paris em 1974, e finalizado em 1995 a partir de imagens e sons originalmente captados em vídeo.
*Obs. Falado em francês e português – sem legendas.

14h – Clube de Cinema de Marília – Ciclo Andrea Tonacci 2

Olho por Olho (SP, fic, p&b, 20 min, 16mm, 1966) | Andrea Tonacci

Um grupo de amigos de classe média circula de carro pela cidade de São Paulo, reagindo ao sentimento de impotência e frustração que lhes invade a vida. Uma amiga serve de isca para atrair vítimas – ela é o objeto de liberação da agressividade moral contida e da alienação do grupo. Primeiro filme de Tonacci como diretor – montagem de Rogério Sganzerla.

Bang Bang (SP, fic, p&b, 92 min, 35mm, 1970) | Andrea Tonacci
Durante a realização de um filme, um homem (Paulo César Pereio) se vê envolvido em várias situações, como o romance com uma bailarina espanhola, perseguições, discussões com um motorista de táxi (Antônio Nadeo) e o enfrentamento com um bizarro trio de bandidos. Selecionado para a Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes.

16h – Clube de Cinema de Marília – Ciclo Andrea Tonacci 3

Conversa com Andrea Tonacci
Andrea Tonacci nasceu em Roma na Itália em 01/09/1944. Em 1953 a família transfere-se para São Paulo, Brasil, onde reside até hoje. Dirigiu e fotografou curtas e médias metragens até 1970 quando realizou o clássico BANG BANG. Foi um dos primeiros a utilizar equipamento de vídeo portátil no Brasil, e entre 1977 e 1984, realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas. Profissionalmente produz, escreve, dirige e fotografa documentários, ficções e institucionais. É pesquisador de linguagem audiovisual e atualmente dirige a ExtremArt, pequena empresa produtora, finalizadora e prestadora de serviços, dedicada à produção independente. Em 2008 lançou nos cinemas SERRAS DA DESORDEM, um dos filmes brasileiros mais elogiados pela crítica na última década.
19h – Cine Esmeralda – Marilienses 1 – Trilogia do Esquecimento

Satori Uso (PR, fic, cor e p&b, 17 min, HDV>35mm, 2007) | Rodrigo Grota
Um poeta das sombras, uma musa enigmática e um cineasta sem filmes. Um falso documentário sobre um poeta que nunca existiu apresentado por um cineasta imaginário.

Booker Pittman (PR, fic, p&b, 15 min, HDV>35mm, 2008) | Rodrigo Grota
Londrina, jazz, 1950.

Haruo Ohara (PR, fic, cor e p&b, 16 min, HD>35mm, 2010) | Rodrigo Grota
“Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem”.

20h – Cine Esmeralda – Competitiva Nacional de Curtas 1

Caos (SP, fic, cor, 15 min, HD, 2010) | Fábio Baldo

Em meio à seca, dois homens se entregam às forças da natureza e iniciam uma jornada sem volta rumo à paranóia.

Náufragos (SP, fic, cor, 15 min, 35mm, 2010) | Gabriela Amaral Almeida e Matheus Rocha

Odete tenta adivinhar onde o marido teria se escondido. Mas não há esconderijo possível.



Magnífica Desolação
(SP, doc, cor, 19 min, 35mm, 2010) | Fernando Coimbra

O Homem, a Máquina e a Viagem. Impressões obre o cotidiano dos maquinistas de trens de carga no Brasil.



Amigos Bizarros do Ricardinho
(RS, fic, cor, 20 min, 35mm, 2009) | Augusto Canani
A história de um rapaz levado ao limite da tensão em um ambiente corporativo. Quando essa crise torna-se insustentável, ele desenvolve uma reação estranha: narra aos seus colegas as pequenas e insólitas histórias de seus amigos e familiares na cidade satélite de Viamão, na grande Porto Alegre. O filme é um mosaico de pequenos erros e fracassos na vida de um jovem que está ingressando na idade adulta e no mercado de trabalho.
21h30 – Cine Esmeralda

Além da Estrada (BRA/URU, fic, cor, 85 min, 35mm, 2010) | Charly Braun
Sem perspectivas, Santiago, um argentino próximo de seus trinta anos, decide ir ao Uruguai conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente alguns anos antes. Na chegada, ele encontra Juliette, uma jovem belga em busca de um amor do passado e de uma nova vida. O que parecia ser uma simples carona acaba se transformando em uma breve, porém intensa, jornada. Visitando paisagens e pessoas perdidas no tempo, eles dividem experiências que acabam por aproximá-los, numa relação de crescente afeto e ternura.

23h30 – Cão Pererê

Vitrola Vil (Marília, SP) (ROCK)
+ Discotecagem Ed Groove & Barbada(Londrina, PR) (FUNK, GROOVE)

$ 5

Vitrola Vil – A banda é formada por Franja na bateria, Paulo Mopho nos vocais e guitarra, e Guilherme Pina no baixo e backing vocals. Acabam de lançar seu primeiro registro sonoro: um EP homônimo com seis faixas. Todas as músicas podem ser ouvidas aqui: (www.myspace.com/vitrolavil).

Dia 21 – SÁBADO

14h – Cine Esmeralda

Filme Socialismo (Filme Socialisme, SUI/FRA, exp, cor, 101 min, 35mm, 2010) | Jean-Luc Godard
Num cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo, com personalidades como o filósofo francês Alain Badiou e a cantora americana Patti Smith a bordo, passageiros discutem história, dinheiro e geometria. Longe dali, a família Martin, que mora num posto de gasolina, recebe a visita de uma jornalista e sua cinegrafista. As duas passam o dia à espera de uma entrevista com os pais, enquanto as crianças exigem deles explicações sobre Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Por último, um percurso por seis lugares mitológicos: Egito, Palestina, Odessa, Hellas, Nápoles e Barcelona.

16h – Cine Esmeralda

Laura (RJ, doc, cor, 52 min, HD, 2010) | Fellipe Barbosa
Diretor tenta fazer filme sobre personagem misteriosa.

17h – Cine Esmeralda – Ciclo Andrea Tonacci 4

Serras da Desordem (SP, fic/doc, cor e p&b, 135 min, 35mm, 2008) | Andrea Tonacci
Carapiru é um índio nômade, que escapa de um ataque surpresa de fazendeiros. Durante 10 anos ele perambula sozinho pelas serras do Brasil central, até ser capturado em novembro de 1988, a 2000 km de distância de sua fuga inicial. Levado a Brasília pelo sertanista Sydney Ferreira Possuelo, em uma semana ele se torna manchete por todo país e centro de uma polêmica entre antropólogos e lingüistas em relação à sua origem e identidade. Na tentativa de identificar sua origem ele reencontra um filho, com quem retorna ao Maranhão. Porém o que Carapiru encontra ao retornar já não está mais de acordo com sua vida nômade.
*Após a sessão debate com o diretor Andrea Tonacci e o diretor de arte Arnaldo Zidan.

19h – Cine Esmeralda

Lançamento Livro Contos do Japim, de Ramon Franco
Lançamento do primeiro livro de ficção do jornalista e escritor mariliense Ramon Barbosa Franco. De acordo com o escritor, “todos os contos aqui redigidos tiveram e têm algo de japim, uma ave brasileira que, conforme a lenda indígena, aprende a cantar imitando o canto de outros pássaros, ao passo que também sabe imitar o canto de todas as outras aves. Este pássaro, segundo os índios, vive na companhia dos marimbondos e, coincidentemente, quando me descobri japim morava numa casa rodeada de casinhas de marimbondos”. Editado pela Carlini & Caniato Editorial. Preço especial de lançamento: R$ 20,00.


20h – Cine Esmeralda – Troféu Seu Dito

Homenagem a Andrea Tonacci

Andrea Tonacci nasceu em Roma na Itália em 01/09/1944. Em 1953 a família transfere-se para São Paulo, Brasil, onde reside até hoje. Dirigiu e fotografou curtas e médias metragens até 1970 quando realizou o clássico BANG BANG. Foi um dos primeiros a utilizar equipamento de vídeo portátil no Brasil, e entre 1977 e 1984, realiza ampla documentação de culturas indígenas das Américas. Profissionalmente produz, escreve, dirige e fotografa documentários, ficções e institucionais. É pesquisador de linguagem áudiovisual e atualmente dirige a ExtremArt, pequena empresa produtora, finalizadora e prestadora de serviços, dedicada à produção independente. Em 2008 lançou nos cinemas SERRAS DA DESORDEM, um dos filmes brasileiros mais elogiados pela crítica na última década.

20h15 – Cine Esmeralda – Competitiva Nacional de Curtas 2


Balanços & Milkshakes (MG, ani, cor, 10 min, 35mm, 2010) | Erick Ricco e Fernando Mendes

Um amor vivido por duas crianças é lembrado por um narrador.

Cores e Botas (SP, fic, cor, 15 min, 35mm, 2010) | Juliana Vicente

Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser Paquita. Sua família é bem sucedida e a apóia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

Praça Walt Disney (PE, doc, cor, 21 min, HD, 2011) | Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira

Boa Viagem, Recife PE 51111-260 Brasil.



Ratão (DF, fic, cor, 20 min, 35mm, 2010) | Santiago Dellape

Goma é um garoto que ajuda Tio a vender cd’s piratas na Feira do Paraguai, em Brasília. Enquanto Tio busca iluminação espiritual, Goma se envolve com a máfia japonesa que controla a Feira.

22h – Cine Esmeralda

Cabeça a Prêmio (BRA, fic, cor, 104 min, 35mm, 2010) | Marco Ricca
Miro (Fúlvio Stefanini) e Abílio (Otávio Muller) são irmãos e prósperos pecuaristas do centro-oeste brasileiro. Simultaneamente, controlam uma pequena rede de negócios ilícitos. Miro possui forte ligação afetiva com sua família, em especial a esposa Jussara (Ana Braga) e a filha Elaine (Alice Braga). Abílio discorda do modo como o irmão conduz seus negócios e acompanha, de longe, o envolvimento da sobrinha com o piloto Dênis (Daniel Hendler). A revelação deste romance e as investidas de Abílio contra Dênis mudam completamente o panorama familiar.

23h – Cão Pererê



Os Rélpis
(Araraquara, SP) (ROCK)
+ Discotecagem André Jundi
$ 10

A banda: Rél.pis. adjetivo.: diz-se de uma pessoa multicolorida, horizontal, comicamente dramática e caricata; “uma pessoa rélpis”.

Com dois anos e meio de carreira e após um 2010 com mais de 50 shows pelo Brasil e 16 festivais, entre os quais o IV Festival Contato (São Carlos), o Festival USINA (Sorocaba), a Virada Cultural Paulista (Araraquara), Festival Zé Brasil (Franca), o Grito Rock América Latina em sete cidades diferentes, entre outros, a banda Os Rélpis está lançando  seu segundo álbum, intitulado “Do fruto, o escracho monumental caramelizado”. Este novo está sendo lançado através do selo Fora do Eixo Discos e do Compacto.Rec (http://compactorec.foradoeixo.org.br/), hoje as duas ferramentas mais potenciais para lançamentos de bandas independentes na América Latina, e que estão voltadas ao fortalecimento de tecnologias livres, ao colaborativismo digital e aos novos modelos de gestão cultural quebrando velhos paradigmas para o desenvolvimento da economia criativa.

Dia 22 – DOMINGO

14h – Cine Esmeralda



Tetro
(ARG, ITA, ESP, EUA, fic, cor e p&b, HD>35mm, 127 min, 2009) | Francis Ford Coppola
O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado.

16h30 – Cine Esmeralda

O Mágico (L’illusioniste, ING/FRA, ani, cor, 80 min, 35mm, 2010) | Sylvain Chomet
Um senhor trabalha como mágico, mas vê o público diminuir cada vez mais devido à preferência por atrações mais jovens e populares. Como conseqüência, ele tem menos oportunidades de trabalho e precisa viajar para se manter. Numa destas viagens, rumo à Escócia, ele conhece uma garota, a quem presenteia com um par de sapatos. Ao ir embora ela decide ir com ele. Ao mesmo tempo em que deseja ajudá-la, ele precisa encontrar meios para sustentar ambos.

18h – Cine Esmeralda – Marilienses 2

Coisas Perigosas e Belas (SP, fic, cor, 42 min, HD, 2011) | Marcelo Toledo e Wruska Wronska
Quando souberem que estão todos condenados, todos mesmo, vão começar a fazer festas, há de ver.

19h – Cine Esmeralda – Competitiva Nacional de Curtas 3



Meu Medo
(PR, ani, cor, 11 min, 35 mm, 2010) | Murilo Hauser

Independente de sua causa, o medo geralmente faz com que os sentidos da visão, da audição sejam instantaneamente aguçados. O ser amedrontado permanece imóvel, sem respirar, ou então se esconde em reação instintiva de escape à observação.



Cynthia
(SP, fic, cor, 21 min, HD, 2011) | Marcelo Toledo e Paolo Gregori

Cynthia adora dançar. À tarde trabalha de manicure em um salão da Rua Augusta. Está juntando dinheiro para estudar butô no Japão.



Decisão Real
(PR, fic, cor, 10 min, HD, 2011) | André Senna

Registra um momento na vida de Janine, uma jovem que vive em um cotidiano sufocante.

Recife Frio (PE, fic, cor, 23 min, 35mm, 2009) | Kléber Mendonça Filho

A cidade brasileira de Recife, que já foi tropical, agora é fria, chuvosa e triste, depois de passar por uma desconhecida mudança climática.

20h30 – Cine Esmeralda – Marilienses 3

Sob o Seu Olhar (SP, fic, cor, 13 min, digital 2011) | Guilherme Nasraui
Quatro histórias, quatro situações diferentes… e o mesmo texto. Será que cada palavra tem seu significado já definido ou somos nós que determinamos suas intenções? A Amizade, a Raiva, o Amor e a Loucura são contadas com as mesmas palavras. Poderia ser qualquer situação. Poderia ser a sua história.

Mesera (PR, fic, cor, 11 min, mini-dv, 2010) | Pedro Merege

Com a atriz mariliense Laís Natalino.
Emílio Varela em seu carro vai cruzar a fronteira para uma “entrega especial”. Numa parada a beira da estrada conhece Camélia, a mesera…



Curto Circuito
(SP, fic, cor, 5 min, HD, 2011) | Cristiano Soares
Assassino profissional descobre que sua cabeça está a prêmio ao mesmo tempo que recebe um suspeito visitante.



Os Olhos Não Têm Cerca
(SP, fic, cor e p&b, 9 min HD, 2010) | Oficinas Kinoarte
Marília, 1967. Três garotos matam aula para ver atriz Leila Diniz tomando banho de sol em sua cidade. Filme produzido pela Oficina de Realização em Cinema promovida pela Kinoarte em maio de 2010 durante a 3ª Mostra Marília de Cinema.

XV Elegia de Camões (SP, exp, cor, 3 min, digital, 2011) | Marcelo Colaiacovo
Elegia de Luís Vaz de Camões por meio das formas e movimentos das nuvens no céu. Os elementos clássicos gregos (Terra, Água, Ar e Fogo), o animal-humano e a crucificação de Cristo. Inédito no Brasil.
21h30 – Cine Esmeralda – Cerimônia de Premiação

Apresentação do filme produzido na Oficina de Realização em Cinema

23h – Cão Pererê

Girl You Know the Reason Why
(Jam Sesssion – jazz rock)
Lucas Mello e convidados.
+ Discotecagem Thalita e Dai $3

PROGRAMAÇÃO PARALELA

LANÇAMENTO DO CINE TARSILA
Uma parceria entre a Kinoarte e a Oficina Cultural Regional Tarsila do Amaral

De 16 a 19 de maio – Ciclo de Cinema de Terror – Clube de Cinema de Marília, 14h
Curadoria e Apresentação – Edu Reginato

Dia 16, SEGUNDA

Onibaba – A Mulher Diaba (Onibaba, JAP, fic, p&b, 103 min, 1964) | Kaneto Shindô
No Período Sengoku um conflito pelo poder divide o Japão feudal. A guerra civil que se prolonga por mais de um século tem conseqüências sérias, sobretudo para os mais pobres: as terras são abandonadas e é difícil obter alimentos. Duas mulheres, sogra e nora, vivem numa cabana no meio de um canavial, junto a um rio. O seu modo de vida consiste em matar os samurais feridos e moribundos que por ali passam, para trocarem armas e armaduras por comida. Um dia, Hachi, um vizinho que tinha partido para a guerra com o marido da mulher mais jovem, regressa, pondo em risco a manutenção da economia familiar.

Dia 17, TERÇA

Inverno de Sangue em Veneza (Don’t Look Now, ITA/ING, fic, cor, 110 min, 1973) | Nicolas Roeg
Após o trágico acidente que culminou na morte de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) muda-se para Veneza, a fim de esquecer a tragédia. Porém, lá chegando, uma mulher diz que sua filha está enviando mensagens do mundo dos mortos, iniciando uma perigosa relação de curiosidade sobre o outro lado da vida.

DIA 18, QUARTA

As Filhas do Fogo (BRA, fic, cor, 98 min, 1978) | Walter Hugo Khouri
Ana, jovem estudante de São Paulo, chega a Gramado, RS, para visitar sua amiga Diana, que mora numa mansão com dois empregados e uma governanta. A mãe de Diana morreu há alguns anos e seu pai, viajando freqüentemente, pouco permanece em casa. Passeando pelos bosques da mansão, Ana e Diana encontram Dagmar, uma vizinha que se dedica à Parapsicologia, realizando experiências para captar vozes de pessoas mortas. Após o encontro, as amigas passam a viver estranhas situações.

DIA 19, QUINTA

A Tortura do Medo (Peeping Tom, ING, fic, cor, 101 min, 1960) | Michael Powell
Controversa meditação sobre a violência e voyeurismo, que quase destruiu a carreira da Michael Powell no lançamento, mas, hoje uma obra-prima indiscutível. Karl H. Boehm interpreta Mark, um fotógrafo obcecado em capturar o medo no rosto das pessoas. Para isso, comete crimes e filma suas vítimas.

De 14 a 22 de maio – Oficina de Realização em Cinema (ELAM e Oficina Tarsila)
Rodrigo Grota (direção e roteiro), Bruno Gehring (produção e som), Guilherme Gerais (direção de fotografia), Thalita Rubio (direção de arte) e Henrique Ventorin (montagem)

Histórico

A idéia da Mostra surgiu em 2008: “Nasci em Marília e comecei a gostar de cinema quando freqüentava as famosas sessões apresentadas pelo Seu Dito. O Clube de Cinema de Marília foi criado em 1952 e já fez muito pela cidade. Nos anos 60 foram realizados três festivais nacionais em Marília: em 1960, 1967 e 1969. Criar uma mostra era, portanto, uma forma de homenagear o trabalho de pioneiros com o Seu Roberto Cimino e Seu Dito (Benedito André), e também mostrar que é possível produzir cinema fora do eixo Rio-São Paulo. A Kinoarte foi criada em Londrina e em seis anos e meio produziu mais de 20 filmes exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais. Queremos contribuir para que uma realidade parecida posso acontecer em Marília”, afirmou Rodrigo Grota, um dos coordenadores do Mostra ao lado de Bruno Gehring.

Para saber como foram as edições da Mostra em 2008, 2009 e 2010 clique nos links abaixo:

2008 – 1ª Mostra Marília de Cinema

2009 – 2ª Mostra Marília de Cinema

2010 – 3a Mostra Marília de Cinema

Sobre a Kinoarte

A Kinoarte é uma associação cultural sem fins lucrativos, que atua no Paraná e em São Paulo, em quatro áreas: produção, exibição e preservação de filmes, além da realização de cursos de formação audiovisual. Entre seus projetos de exibição, além da Mostra Marília de Cinema, a Kinoartetambém promove a Mostra Londrina de Cinema(13ª edição em 2011), e os projetos Kinoarte Mostra Curtas (desde 2004) e Kinoclube (criado em 2006).

Mais informações:
4ª Mostra Marília de Cinema
http://mostramarilia.com
mostramarilia@gmail.com
11 8216 6644
11 7350 0726
11 8385 6774
11 3854 5630

Kinoarte
http://www.kinoarte.com.br
http://kinoarte.com
kinoarte@gmail.com
43 3026 6932
43 9902 2669
43 9954 8308

0 comentários:

Postar um comentário