segunda-feira, 8 de junho de 2009

Igreja Nossa Senhora da Glória


Atento ao crescimento da cidade de Marilia, o então Bispo Diocesano Dom Hugo Bressane de Araújo, adquiriu na década de 50, um terreno à Av. Sampaio Vidal . Na área de aproximadamente 660 metros quadrados, foi construída a capela de Nossa Senhora da Glória. Anos mais tarde, a área foi acrescida devido a uma permuta negociada com a Prefeitura Municipal de Marilia.
O decreto de criação da paróquia de Nossa senhora da Glória foi assinado por D. Hugo em 12 de outubro de 1969.
Com o crescimento da população e o processo de urbanização de Centro de Marília surgiu a necessidade de se construir um novo templo. A construção da nova igreja teve início em 29 de agosto de 1984. O novo prédio foi entregue aos fiéis em 14.12.1985. No ano seguinte, em 7 de abril de 1986 Dom Frei Daniel dedicou a igreja a Nossa Senhora da Glória.
Ainda em 1987 o então bispo Dom Frei Daniel elevou a igreja a Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora da Glória.
Neste mesmo ano, o histórico da Paróquia foi publicado em um livro , a publicação também conta com informações sobre o projeto arquitetônico e sobre outros aspectos, como os vitrais e a via sacra.
Os vitrais de responsabilidade de Rui Shigo, que teve a fina habilidade de colocar nos vitrais, os flashes do mistério de Maria, apresentação original , interpretando com felicidade as idéias sugeridas pelo Pároco.
"Sou todo teu, ó Maria e tudo o que tenho vos pertence."

Fonte: Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília


Voltar

0 comentários:

Postar um comentário