sexta-feira, 10 de julho de 2009

10º Salão de Arte Contemporânea de Marília


O cronograma de atividades e providências do 10º SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA está correndo em pleno vapor. Os trabalhos são coordenados pela ativista cultural Denise Campos Justino que foi contratada pela Prefeitura Municipal especificamente para a condução deste importante evento, pelo grande know-how que possui na área e por indicação e solicitação da Secretária e também artista plástica Tais Monteiro. Além de ambas, a Comissão Organizadora é composta pela Curadora e representante da ABCA-Associação Brasileira de Críticos de Arte, Elvira Vernaschi, pela representante do parceiro Marilia Shopping, Adriana Forcato, pela escritora e funcionária da Secretaria da Cultura, Vera Lúcia Claro e da artista plástica Micila Toledo César. “Agora, já definida a logo, estamos providenciando a impressão do regulamento, cronograma e fichas de inscrições, o layout para os orçamentos das camisetas, os cartazes e outros materiais. Além desta marca, as logos dos patrocinadores, apoio cultural e institucional serão valorizadas como forma de agradecimento aos parceiros”. Frisou a Secretária Tais Monteiro.

Os interessados em se inscrever deverão fazê-lo na Secretaria da Cultura e Galeria de Artes ou ainda baixar e imprimir os impressos necessários (link para o download abaixo).

Cada artista poderá se inscrever em até duas modalidades de artes visuais nas seguintes linguagens: pintura, desenho, gravura, escultura, novas mídias, fotografia ou performance. No desenho, pintura, fotografia, gravura e escultura terá que ser duas obras e nas demais, apenas com uma. Os trabalhos deverão ser inéditos e de autoria do participante, produzidas a partir de 2011 e que não tenham sido premiadas em outros Salões. 

A inscrição será considerada válida quando contiver além da ficha de inscrição, currículo do artista, uma descrição da montagem ou exposição das obras e as fotografias, portifólios ou vídeos das obras que serão enviadas para a Secretaria da Cultura, na Rua Lupércio Garrido, 44 ou para a Galeria de Artes, na Rua XV de Novembro, 367. 

A primeira Seleção dos trabalhos será feita através das fotografias nos dias 22 e 23 de agosto, em São Paulo por uma Comissão Julgadora composta de 3 críticos de arte, e os artistas que tiverem suas obras pré-selecionadas serão comunicados para o envio das obras que passarão pela segunda Seleção, a de premiação que acontecerá em Marília, no dia 17 de setembro. Ambas as fases contam com parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Abaçaí Cultura e Arte, que patrocinam o pro-labore dos jurados e a seleção por fotos será feita no Museu da Língua Portuguesa que disponibilizará toda a estrutura. 

A Oficina Cultural Tarsila do Amaral participa com a realização de um workshop como incentivo aos artistas inscritos, que deverá acontecer no Auditório Octávio Lignelli no dia 19 de setembro, data que coincide com a abertura da exposição do Salão. Denise Campos valoriza muito a parceria com a Oficina participando com este importante workshop. “Propositadamente fizemos coincidir as datas para que os artistas de Marilia como os de outras cidades e estados que vierem para a abertura poderão também participar”. 

A abertura do Salão será no dia 19 de setembro às 20h30, no Marilia Shopping, com entrada franca e é esperado um público rotativo de 2 a 3.000 pessoas durante todo o período, ou seja, até o encerramento, dia 05 de outubro. Faça o download do Regulamento, Cronograma e Ficha de Inscrição.


CRONOGRAMA

1ª Etapa

Inscrições: de 01/07 a 20/08/13
1ª Fase de seleção pela Comissão Julgadora: Dias 22 e 23/08/13 - São Paulo
Divulgação dos resultados: De 26 a 29/08/13

2ª Etapa

Recebimento das obras: 02 a 15/09/13
Montagem da exposição: 17 a 19/09/13
II Fase de seleção para premiação: 17/09/13
Abertura da exposição: 19/09/13
Visitação: 20/09 a 05/10/13
Devolução das obras não selecionadas: 20/09 a 04/10/13 
Desmontagem da exposição: 06 e 07/10/13 
Retirada das obras: 07 a 31/10/13.



0 comentários:

Postar um comentário