terça-feira, 28 de julho de 2009

Clube de Cinema de Marília

SALA "EMÍLIO PEDUTTI FILHO"
Piso superior da Biblioteca Municipal - Av. Sampaio Vidal, 245 (entrada pela Av. Rio Branco)
Sessões: Sábados e Domingos às 20h15
Contribuição para Não-Associado: R$2,00 (preço único)

Programação – Novembro/2011
   

 

Dia 05 (Sáb) - HANAMI – CEREJEIRAS EM FLOR (Kirschblüten – Hanami) – Direção: Doris Dörrie. Elenco: Elmar Weeper, Hannelore Elsner, Aya Irizuki, Maximilian Brückner, Nadja Uhl. Ale/França 2008 Drama 127min. Sinopse: Apenas Trudi (Hannelore Elsner) sabe que seu marido Rudi (Elmar Wepper) está sofrendo de uma doença terminal e ela precisa decidir se vai contar a ele ou não. O médico sugere que eles façam algo juntos, como realizar um velho sonho. Trudi decide não contar ao marido sobre a gravidade de sua doença e aceita o conselho do médico. Ela, há muito tempo, gostaria de ir ao Japão, mas primeiramente convence Rudi a visitar seus filhos e netos em Berlim. Quando chega na cidade, o casal percebe que os filhos estão tão ocupados com suas próprias vidas que não têm tempo para sair com eles. Na segunda viagem que Rudi aceita fazer com a esposa, ela morre repentinamente. Rudi fica devastado e não tem a menor idéia do que fazer. Através do contato com a amiga de sua filha, Rudi compreende que o amor de Trudi por ele havia feito com que ela deixasse de lado a vida que queria viver. Ele começa a vê-la com outros olhos e promete compensar sua vida perdida embarcando em uma última jornada, para o Japão, na época do festival das cerejeiras, uma celebração da beleza, da impermanência e de um novo começo.

   

 

Dia 06 (Dom) - CIDADÃO BOILESEN. Direção: Chaim Litewski. Elenco: Fernando Henrique Cardoso, Celso Amorim, Jarbas Passarinho, Erasmo Dias. Brasil 2009 Documentário 92min. Sinopse: O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar, ajudando no financiamento da repressão violenta e também a sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), que foi um órgão subordinado ao Exército, de inteligência e repressão do governo brasileiro durante o regime inaugurado com o golpe militar de 31 de março de 1964, os chamados "Anos de Chumbo". Os DOI-CODI ficaram conhecidos por serem centros de torturas daqueles que se opunham ao regime ditatorial vigente.

   

 

Dia 12 (Sáb) - EM UM MUNDO MELHOR (Haevnen) –Direção: Susanne Bier. Elenco: Mikael Persbrandt, Trine Dyrholm, Ulrich Thomsen, William Johnk Nielsen. Dinamarca/Suécia, 2010, Drama 120min. Sinopse: Anton (Mikael Persbrandt) é um médico que trabalha em um campo de refugiados na África. Ele divide seu tempo entre os dias que passa trabalhando e outros em casa, em uma pacata cidade na Dinamarca. Anton tem dois filhos com Marianne (Trine Dyrholm), de quem está se separando contra a vontade. Elias (Markus Ryggard), seu filho mais velho, sofre com a perseguição no colégio de um garoto maior que ele. A situação muda quando conhece Christian (William Johnk Nielsen), que perdeu a mãe recentemente e acaba de se mudar para o local. Após defender Elias, Christian é agredido. Como vingança, dá uma surra no garoto e o ameaça com uma faca. A partir de então Elias e Christian se tornam grandes amigos. Só que um plano de vingança mais ousado coloca em risco a vida de ambos.

   

 

Dia 13 (Dom) - HIROSHIMA, MON AMOUR –Direção: Alain Resnais. Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud França/Japão 1959 Drama 86min. Sinopse: Hiroshima, 1959. Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi "tosquiada", pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.

   

 

Dia 19 (Sáb) -  A LIBERDADE É AZUL (Trois couleurs: Bleu) – Direção: Krzysztof Kieslowski. Elenco: Juliette Binoche, Benoît Régent, Florence Pernel, Charlotte Véry, Hélène Vincent, Philippe Volter. França/Polônia/Suíça 1993 Drama 98min. Sinopse: A Liberdade é Azul é a primeira parte da monumental Trilogia das Cores, do mestre polonês Krzysztof Kieslowski; que tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Julie (Juliette Binoche em ótima atuação) perde o marido, um famoso compositor, e a filha num trágico acidente de carro. Traumatizada, ela procura se libertar de tudo que lhe lembre o passado e, aos poucos, tenta reencontrar a vontade de viver.

   

 

Dia 20 (Dom) -EM PERFEITO DESACORDO (Dèsaccord Parfait) – Direção: Antoine de Caunes. Elenco: Charlotte Rampling, Jean Rochefort, Simon Kunz, Isabelle Nanty, Ian Richardson, James Thiérrée França 2006 Comédia 88min. Sinopse: Alice d'Abanville, atriz londrina, e Louis Ruinard, diretor francês, formaram o par mais glamouroso dos anos 1970, mas a relação acabou mal. Trinta anos depois se encontram, para decidir se o que sentem é amor ou ódio.

   

 

Dia 26 (Sáb) - SEDE DE VIVER (Lust for life) -Direção: Vincente Minnelli. Elenco: Kirk Douglas, Anthony Quinn, James Donald, Pamela Brown, Everett Sloane, Niall MacGinnis, Noel Purcell, Henry Daniell. EUA 1956 Drama 122min. Sinopse: O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado ator Kirk Douglas. Sede de Viver captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura. OBS.: Haverá conferênciacom a artista Vânia Lombardi, que discorrerá sobre as obras de Van Gogh.

   

 

Dia 27 (Dom) - NAMORADOS PARA SEMPRE (Blue Valentine) – Direção: Derek Cianfrance. Elenco: Ryan Gosling, Michelle Williams, Faith Wladyka, John Doman. EUA 2010 Drama 114min. Sinopse: Casados há vários anos e com uma filha, Cindy (Michelle Williams) e Dean (Ryan Gosling) passam por um momento de crise, vendo o relacionamento ser contaminado por uma série de incertezas. Eles seguem em frente e tentam superar os problemas, se baseando no passado que fez com que se apaixonassem um pelo outro.

   
Agradecimentos:
Eduardo (pela assessoria filmográfica)
Bimatos Videolocadora (3422-5766)
Canal 10 Videolocadora (3454-9038)

Um comentário:

  1. Parabéns pela programação,

    Gostaria de receber informações sobre a programação em meu e-mail e também sobre a história da sala Emilio Pedutti. Sei que ele foi um empreendedor no ramo da exibição em diversas partes do interior do Brasil, mas gostaria de saber como surgiu a idéia de homenageá-lo e por que? Quando foi isso? É que estou levantando informações para um artigo sobre cinemas do interior.

    Sds,

    Paulo Antunes
    Jornalista
    E-mail: pauloantunes@uol.com.br
    Celular (11) 97337 1155

    ResponderExcluir