domingo, 5 de julho de 2009

Galeria Municipal de Artes

Galeria Municipal de Artes será inaugurada neste sábado

O mais novo espaço de artes plásticas e visuais de Marília, a Galeria Municipal de Artes, será inaugurada neste sábado (18), às 20h, pela prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. “É com muito orgulho que entregaremos neste sábado as novas instalações da Galeria Municipal de Artes à população mariliense. É mais uma conquista para a população de Marília e incentivo para o crescimento da produção cultural local”, disse entusiasmada, a secretária municipal da Cultura, Iara Regina Pauli.

 O espaço destina-se a abrigar exposições temporárias individuais ou coletivas de artistas plásticos, escultores e fotógrafos de Marília e de outras cidades, exposições de acervo próprio constituído por obras recebidas em doação de artistas bem como da extinta Delegacia Regional de Cultura, da Secretaria de Estado e obras premiadas nos Salões de Arte já realizados no município.

Segundo a coordenadora da Galeria Municipal de artes, Denise Campos Justino, a galeria conta com um espaço mais amplo, possui duas salas grandes no piso inferior sendo, Sala de Exposição Permanente Antônio de Paula Rocha-Rochap e Sala de Exposições Temporárias. Conta ainda conta com um mezanino que serve como reserva técnica, espaço para oficinas de arte, reuniões e mini-biblioteca. “ O ambiente é amplo e atenderá os anseios dos artistas. Esta conquista é de todos os marilienses,  e prova que Marília é uma cidade que esta amadurecendo culturalmente. Precisávamos deste espaço para fomentarmos a cultura local”, disse.

Já o prefeito de Marília, Mário Bulgareli, parabeniza a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Iara Pauli, e afirma que Marília merecia um espaço mais adequado que atendesse os artistas locais e regionais bem como a população que conta com mais um espaço para entretenimento e lazer. “Marília é um polo cultural e ter uma galeria de arte faz parte deste crescimento. E eu como educador sei a importância que a arte exerce na educação das pessoas. Por isso apoiamos sempre projetos que valorizam nossos artistas e incentivam à cultura”, conclui.

A titular da Pasta informou que a Galeria Municipal de Artes de Marília foi criada pela Lei. 5.486/03 e regulamentada pelo Decreto 8.860/04, e é administrada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Iara também comentou que a Galeria ficou por vários anos no Centro Cultural tendo recebido renomadas exposições itinerantes e de artistas famosos, entre elas a Exposição do Acervo do Banco Bradesco, a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura, da  Associazione Ricercatori Storici in Itália, em 2.001, por diversas vezes abrigou a tradicional “Marília, através de seus artistas”de iniciativa da Comissão de Registros Históricos, Acervo do Atleta mariliense e recordista Jadel Gregório, a Exposição Coletiva e Concurso Infanto Juvenil de Artes Plásticas, entre outras, sendo também muito utilizada pelos Ateliês para mostra de trabalhos de seus alunos.

  Na opinião do Chefe de Gabinete, Nelsinho, a classe artística ganhará um novo espaço e com ele sua valorização.  “A administração Bulgareli se diferencia por tratar de forma  séria a cultura na cidade. Os artistas passam a contar com um espaço público municipal mais adequado que servirá como vitrine dos seus trabalhos. E a administração fica imensamente feliz em poder participar disso”, comentou.

            O novo espaço da Galeria Municipal de Artes situa-se na Rua na  Rua XV de Novembro, nº 367, região central. E estará aberto ao público das 9h às 18hs. Mais informações pelo telefone 14 -34026600.



Um pouco da história:

            Com levantamento feito através de antigos jornais, podemos constatar que em nosso município as artes plásticas tem uma memória fecunda e gloriosa pois desde 1.931 encontramos anúncios de cursos de pintura, como primeiros passos na arte. Em 1.944 é noticiada a primeira exposição de quadros, mas é em 1.946 que o grande passo é dado, com o I salão de Belas Artes de Marília, promovido pela União dos Treze, sociedade que foi de suma importância na vida artístico-cultural da cidade.  

Na década de 40 temos em evidência nomes como Dirceu Câmara Nery, Yukio Uemura, Flávio Asperti, Hiroshige Hayashi, , Luis Marrone, escultor do Monumento aos Pracinhas, localizado na Praça Saturnino de Brito. Já na década de 50 destacaram-se Sebastião Carvalho Leme com telas e fotos e o artista plástico e decorador de salões Braz Alécio, que participou de diversos Salões e Bienais, e em 1.955 inaugurou no Marília Tênis Clube o Curso de Iniciação de Desenho e Pintura criada pelo Rotary Clube, e em 1.956, recebeu um prêmio instituído pela Câmara Municipal para quem pintasse o mais belo retrato de Marília de Dirceu, a musa do poeta Thomaz Gonzaga.

Em 1.957 a Escola de Belas Artes em Marilia tornou-se uma realidade, tendo como professora a Sra. Colette Pujol. Em 1.957 foi sancionada a lei que criou o Salão Municipal de Belas Artes, de autoria do vereador Aniz Badra, e que contemplava as linguagens de pintura, escultura, arquitetura e arte decorativa. Já serviu como espaço de exposições o antigo Salão do Banco Brasileiro de Descontos, Agência da Ford e Marília Tênis Clube. Em 1.958 foi inaugurada mais uma escola, a Escola de Arte e Lar Ataupaba, na Av. Nelson Spielmann onde grupo de professores formados na Europa  e Estados Unidos ministravam não somente aulas de artes mas de preparação.

Outra década de importantes destaques no mundo das artes em Marília foi a de 1.980 onde o Primeiro Salão de Artistas Plásticos Marilienses foi realizado entre os dias 10 a 15 de maio de 1.980, na Delegacia Regional de Marília, seguido de proposta de outros importantes Salões que propunha-se a revelar e a prestigiar os valores da XI Região Administrativa no campo das artes plásticas, considerando que uma pesquisa sociocultural demonstrou a existência de um forte potencial de artistas plásticos. Artistas como Braz Alécio, Eduardo Iglesias, Luiz Carlos Rojo Rosseto, além dos expositores: Abílio Pires da Silva, Carlos Artêncio Neto, Carlos Harle, Edson Jampietro, Elcy B. Palácio, Maria Ap. Manzano, Marilene Fontana Toledo, Pérola kemple Muzy, Roberto Almeida Saraiva, Sônia Sanchez Bassalobre Teixeira, Roberto Cimino Filho, Júlio César Vilani, Carmem Gutierrez, Newman Schutze,  Miguel Sampaio S. e Silva, André M. Franco, Dárcio Lima, João Generoso, Almerinda da Silva Lopes, entre outros se destacaram.

Por vários anos, a Sala Nassib Cury da Câmara Municipal de Marília abrigou importantes exposições, entre elas, de iniciativa da Comissão de Registros Históricos, a tradicional “Marília, através de seus artistas” e “Marília, através de seus fotógrafos”, porém, após a reforma do espaço, e por entender a importância que representa para o Município, a Secretaria M. da Cultura e Turismo deu continuidade na mesma.

Após 20 anos de lacuna na realização de Salões, a Secretaria M. de Cultura sob o comando de Iara Regina Pauli e com incentivo da então presidente da ABCA- Associação Brasileira de Críticos de Arte, a mariliense Elvira Vernaschi, retorna com sucesso com o 7º e 8º Salões realizados em 2.007 e 2.009, respectivamente e já se prepara para o 9º Salão de Arte Contemporânea em setembro deste ano.



Nos anos 90 foi criada a Galeria M de Artes Galeria Permanente da Secretaria de Estado da Cultura. Em 2.001 o acervo ocupa sala no Centro Cultural e agora após 10 anos, é instalada na Rua XV de Novembro e entregue neste sábado, espera receber autoridades, artistas, familiares e população para que possa conhecer este novo espaço público.  

0 comentários:

Postar um comentário