quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Kinoarte abre inscrições para a 3ª Mostra Maríli a de Cinema


Kinoarte abre inscrições para a 3ª Mostra Marília de Cinema
Festival será realizado de 13 a 21 de março de 2010. Melhor curta receberá prêmio de R$ 5 mil
Kinoarte abre as inscrições para a 3ª Mostra Marília de Cinema, projeto que será realizado de 13 a 21 de março de 2010 com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2009. Serão aceitos filmes realizados a partir de janeiro de 2008, em qualquer suporte, com duração máxima de 24min59s (incluindo os créditos). Os filmes irão concorrer ao Troféu Seu Dito, uma homenagem ao cineclubista Benedito André, figura especial que por muitos anos manteve o Clube de Cinema de Marília, instituição criada em 1952. Haverá premiação em dez categorias: Melhor Filme (Júri Oficial e Júri Popular), Direção, Roteiro, Ator, Atriz, Fotografia, Direção de Arte, Montagem e Trilha Sonora. O melhor filme da Competitiva Nacional de Curtas também será agraciado com um prêmio de R$ 5 mil.

regulamento completo da 3ª Mostra Marília de Cinemaestá no site do festival, neste link. A ficha de inscrição pode ser solicitada a partir do e-mail mostramarilia@gmail.com ou preenchida pelo realizador a partir deste link. Além da ficha preenchida e assinada, o realizador deve enviar fotos do seu filme para o e-mail da Mostra. 

“A idéia do festival surgiu em 2008 com o objetivo de estimular a produção e reflexão de cinema em Marília, cidade que nos anos 60 foi palco de três festivais nacionais: em 1960, 1967 e 1969. Esses festivais trouxeram à cidade realizadores, intérpretes e produtores muito importantes como Anselmo Duarte, Joaquim Pedro de Andrade, Roberto Santos, Luís Sergio Person, Hugo Carvana, Sérgio Hingst, Leila Diniz, Maurício do Valle, entre outros. Ao criarmos a Mostra Marília de Cinemaqueríamos incluir a cidade novamente no circuito dos festivais, inicialmente com o foco direcionado para os curtas e para o cinema independente, o que seria o primeiro passo para estimular a produção de filmes”, explica o cineasta mariliense Rodrigo Grota, presidente da Kinoarte e idealizador da Mostra.

Em 2008 e 2009 foram realizadas duas edições da Mostra Marília de Cinema apenas com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: “O apoio da secretária Iara Pauli e da Prefeitura foi essencial para as duas primeiras edições da Mostra, realizadas com orçamento muito modesto. Agora que conseguimos um apoio especial do Governo do Estado, poderemos exibir filmes em 35mm, realizar retrospectivas, sessões especiais, e trazer os realizadores, promovendo um intercâmbio com os produtores da cidade”, observa Bruno Gehring, um dos coordenadores da Mostra Marília.

Além da Competitiva Nacional de Curtas, a 3ª Mostra Marília de Cinema deve contar com duas homenagens especiais a realizadores nascidos em Marília, com um ciclo de cinema japonês comandado pelo crítico Sérgio Alpendre (revista Contracampo), a Mostra Olhar Radical (longas brasileiros inéditos no circuito comercial), sessões especiais (retrospectivas, sessão maldita etc), debates, oficinas, cursos e o lançamento do quinto número da Revista Taturana (uma publicação da Kinoarte, com periodicidade trimestral, distribuição gratuita em festivais, e patrocínio do Ministério da Cultura via edital Pontos de Mídia Livre). 

3ª Mostra Marília de Cinema, uma realização da Kinoartecom produção da Hora H Produções, conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural – 2009, e apoio cultural da Prefeitura de Marília – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Revista Taturana e Imaje Studio. A coordenação é dos cineastas Bruno Gehring e Rodrigo Grota.

Kinoarte é uma associação cultural sem fins lucrativos, com atuação nos estados do Paraná e São Paulo basicamente em quatro áreas: produção, exibição e preservação de filmes, além da realização de cursos de formação audiovisual. Entre seus projetos de exibição, além daMostra Marília de Cinema, a Kinoarte também promove aMostra Londrina de Cinema (12ª edição em 2010), e os projetos Kinoarte Mostra Curtas (desde 2004) e Kinoclube (criado em 2006).

Mais informações:

_3ª Mostra Marília de Cinema
11 8216 6644 | 11 7350 0726 | 11 8385 6774 | 11 3854 5630

_Kinoarte
SKYPE | kinoarte
43 3026 6932 | 43 9902 2669 | 43 9954 8308 | 9944 0109

0 comentários:

Postar um comentário