quinta-feira, 15 de abril de 2010

VIRADA CULTURAL PAULISTA 2010

Palestra" A producão e a gestão cultural em foco"
Aconteceu no último dia 14, no Centro de Educacão Ambiental do Bosque Municipal, em uma co-realizacão da Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria M. da Cultura e turismo, a Palestra "A Producão e a Gestão Cultural em foco", ministrada pela Supervisora Geral Livia Paes e pela Coordenadora de Producão Gabriela Gonçalves, como proposta da Virada Cultural.
Teve a participação de produtores e gestores municipais de Marilia, Bauru e Presidente Prudente.
Os principais tópicos discutidos foram a formacão de público, o pensar gestão cultural e cultura versus sustentabilidade.
Quanto a gestão participativa chegou-se às idéias de que nos gestores temos de ter a consciência de que devemos instigar o envolvimento, provocar a participação, estabelecer diálogos e vínculos, pois é muito importante que o parceiro de um evento, ou o produtor perceba a necessidade e acredite naquilo que estamos fazendo. O papel do gestor é criar caminhos para que o outro faça, temos que ser propositores e não apenas executores e ter a visão de que cultura é muito mais que evento, que entretenimento.
Um exemplo é na Virada Cultural, onde a população, o público deve se sentir parte, que na programacão tem que analisar previamente as necessidades, o local, a expressão cultural já existente, se cabe a ação em determinado local, a forma como colocamos e aproveitamos a dimensão do evento para agregar outros valores, trabalhar bastante na divulgação, não supervalorizando apenas as grandes atrações, mas as diferentes e ainda procurando incentivar a produção local até para justificar o alto investimemto.
Foi salientada a questão do "feed bach" dos eventos e ações culturais enfatizando a importância da reflexão, da avaliação, da troca de conhecimento, do saber o que os envolvidos pensam sobre determinado evento, pois a reflexão do que fazemos e que vai nos fornecer novos caminhos.
Já a formação de público deve ser gradativa, procurando inserir outras pessoas aos poucos e contextualizar em cima do que já comum a um determinado público para que ele receba as outras vertentes e tenha a oportunidade de conhecer o novo.
Denise Campos
Assessora Técnica

0 comentários:

Postar um comentário