segunda-feira, 28 de junho de 2010

Oficina Cultural

“Tarsila do Amaral” em Cartaz na Oficina Cultural

Artistas de Marília e região podem inscrever trabalhos inspirados na pintora

A Oficina Cultural Tarsila do Amaral comemora cinco anos de fundação em agosto e abre espaço para artistas locais e regionais inscreverem obras inspiradas na artista Tarsila do Amaral e seus contemporâneos, a fim de realizar uma exposição sobre o tema.

Fundada em 25 de agosto de 2005 em Marília, a Oficina Cultural tem como patronesse a pintora Tarsila do Amaral (1886 – 1973). “Ao longo dos últimos três anos, o trabalho desenvolvido pela regional em Marília busca,
a todo o momento, reconhecer e estimular a identidade cultural mais ampla de cada município, revelando projetos, eventos e grupos de artistas da região, visando a formação de público para as artes em geral”, salienta Milena Deganuti de Mello, que está na coordenação desde 2007.

Estamos programando um semestre inteiro de atividades especiais em homenagem a Tarsila do Amaral e contamos com a participação de toda comunidade mariliense que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o movimento modernista e as artes no Brasil”, define Milena.

As orientações para apresentação de obras também encontram-se disponíveis na própria sede da Oficina. São regras básicas e artistas de todas as áreas visuais (pinturas, desenhos lápis, grafite, aquarela, fotografias, esculturas, instalações entre outras propostas) podem inscrever seus trabalhos.

Ao final, pretendemos realizar uma grande exposição que será aberta a população, bem com pretendemos convocar os estudantes para que visitem e conheçam essa parte da arte história brasileira”, disse Milena. Mais informações pelo telefone 14-3543 5660 ou email tarsiladoamaral@assaoc.org.br .

OUTRAS ATIVIDADES
No dia 29 de junho a Oficina Cultural em parceria com a Galeria Municipal de Artes apresenta a exposição coletiva “Tarsila do Amaral”.

A mostra é resultado do trabalho de três oficinas realizadas no semestre: Oficina de Pintura à Óleo com Técnicas Avançadas e Oficina de Desenho sob a coordenação de Wânia Lombardi e a Oficina de Fotografia e Preservação da Memória ministrada pela Wilza Matos. A exposição apresenta as obras de 50 alunos, divididos entre as três atividades.
Segundo Milena ainda há vagas para as atividades de férias como o Workshop de Charges e Cartuns, com a coordenação do cartunista internacional Jessé Ribeiro (início 5 de julho) e Workshop de Danças Africanas (início 3 de julho), com o dançarino Lincoln Lattari, do grupo Yalodê de Danças Afros, reconhecido há mais de 20 anos pelo trabalho que realiza no Brasil.

As inscrições acontecem na sede da Oficina Cultural Tarsila do Amaral (ASSAOC) e é necessário levar o RG. A Oficina está localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, piso superior da Biblioteca Municipal. Consulte também outras oficinas no site www.oficinasculturais.orgr.br


ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE OBRAS PARA EXPOSIÇÃO “5 ANOS DE TARSILA EM MARILIA”

O que: inscrições de obras inspiradas no universo de Tarsila do Amaral.
Quem: artistas das artes visuais (pintura, escultura, desenho, xilogravura entre outros) a partir de 16 anos.
Para que: exposição coletiva das obras
Por que?: comemoração dos cinco anos da Oficina Cultural Tarsila do Amaral, onde a exposição será parte de uma série de outras atividades da Oficina.
Seleção: comissão julgadora fará a seleção de no máximo duas obras de cada artista. A comissão será composta de membros da sociedade cultural mariliense.
Como: Tamanho máximo 1,20x0,90cm. Cor: preto e branco ou colorido. Obrigatório uso de legenda e breve histórico que inspirou a obra. Poderá haver: releituras de obras de Tarsila, nova obras inspiradas ou cópia fiel de suas obras.
Quando: exposição a partir de 25 de agosto a 02 de outubro.
Mais informações: oficinaculturalmarilia@yahoo.com.br ou fone 14-3453 5660.

Milena Deganuti de Mello
Coordenadora

Oficina Cultural Tarsila do Amaral
Avenida Sampaio Vidal, 245, piso superior.
Marilia - SP
CEP 17500-020
Fone: 14-3453 5660
(www.oficinasculturais.org.br )

0 comentários:

Postar um comentário