sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Convention Bureau


Aconteceu na noite do dia 17/08, nas dependências do SEBRAE, encontro entre o empresariado de Marília, Convention & Visitors Bureau e Conselho Municipal de Turismo. 
Abertura feita pelo Sr. Cássio Pinto, presidente do Sindicato dos hotéis, restaurantes, bares e similares, o presidente do Contur Sr. José Francisco de Souza e apresentação de projetos de feiras para Marília pelo Sr. Romildo Raineri, Secretário da Indústria e Comércio, futura Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o objetivo desse encontro foi reunir pessoas empreendedoras de Marília voltadas para o segmento do turismo ou que se beneficiam dele de alguma forma, para conhecerem melhor como funciona essa associação de reconhecimento internacional que é o Convention & Visitors Bureau. 
E para desenvolver essa palestra esteve presente o Presidente da Federação Paulista do Convention, Sr. Márcio Santiago, um dos fundadores do convention de Ribeirão Preto. 
O mesmo enalteceu a importância da relação entre a iniciativa privada e o poder público uma vez que o primeiro implanta e desenvolve e o segundo apóia e cria condições para que ele se fortaleça. 
Comenta ainda que os municípios que formalizam o Convention se beneficiam imensamente pois acabam por gerar receitas relevantes podendo assim aumentar o seu PIB e com isso propiciar um giro de recursos muito grande. Ganham os hotéis, os restaurantes, os shoppings, postos de gasolina e tantos outros serviços envolvidos. Enfim, o grande beneficiado é o munícipe que acaba melhorando o seu poder aquisitivo como usufruindo das benfeitorias que o poder público precisa realizar para receber bem os turistas que visitam e permanecem para um final de semana, que seja, sendo tudo isso de caráter permanente, pois os turistas estão em trânsito e as melhorias e divisas ficam. 
O Sr. Márcio menciona que mundialmente o turismo movimenta cerca de 4 trilhões de dólares e emprega mais de 255 milhões de pessoas. A cada 9 empregos gerados 1 é do segmento. 
Esse encontro contou também com a presença do Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, atualmente licenciado, o Sr. Claury Santos Alves da Silva que fez declarações estimulantes e incentivadoras. Deixou claro que o Estado se utiliza das entidades como o convention como uma ferramenta operacional, que somente São Paulo realiza 90 mil eventos por ano, ou seja, um evento a cada 8 minutos e que 50 milhões dos estrangeiros que vem para o Brasil 50% desce em SP. 
Sr. Claury encerra dizendo que a cadeia produtiva do turismo em todo o estado de SP é fortíssima e que turismo é segmento econômico, portanto sinônimo de crescimento.

0 comentários:

Postar um comentário