quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aniversário do Museu

Museu_FachadaCriado em 26 de setembro de 2.003 (Lei nº 5.509) e inaugurado no dia 25 de novembro de 2.004, o Museu  de Paleontologia de Marília comemora hoje 6 anos de funcionamento. Destinado à pesquisa, coleta e conservação de fósseis encontrados em sítios paleontológicos localizados no município de Marília, bem como em outras regiões e também de outras partes do país, uma vez que é o único museu com essa temática em todo o oeste do Estado de São Paulo, o Museu de Paleontologia de Marília tem desempenhado importante função, ao servir de elo entre a ciência e o público.

O Museu se tornou um dos pontos turístico-culturais dos mais procurados e uma significativa contribuição ao conhecimento científico regional e nacional na área da paleontologia, com grandes descobertas realizadas pelo paleontólogo e coordenador do Museu - William Nava, como o titanossauro encontrado á beira da Rodovia Marília-Bauru, que ineditamente pode estar todo articulado, com grandes possibilidades do crânio estar junto aos fósseis do saurópode, além de outros fósseis de pequenos animais pré-históricos, como tartarugas, peixes e crocodilos que viveram na mesma era dos dinossauros.

Para comemorar o aniversário, será ministrada no dia 29 de Novembro (2ª feira), no Auditório do Gabinete da Prefeitura Municipal, uma palestra com o tema “Fósseis da Região de Marília e sua Importância para a Paleontologia Brasileira”, ministrada pelos Professores Sérgio Azevedo e Alexandre Kellner, do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Além das visitas cotidianas, o museu recebeu além do público e escolas da região, professores e alunos da Universidade do Porto (Portugal), educandos do Projeto Escola É Currículo “A Escola sai da Escola”, da FDE. Também uma equipe de pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro está na cidade entre os dias 23 e 30 deste mês, visitando o Museu e sítios paleontológicos, além de realizarem uma palestra sobre a importância dos fósseis de dinossauros e crocodilos aqui encontrados.

Venham nos visitar de segunda a sexta, das 8h30 às 19h. Visitas monitoradas para grupos escolares e turísticos - agendar antecipadamente pelo fone: (14) 3402-6603, com William Nava (coordenador do Museu) ou Isabel.

0 comentários:

Postar um comentário