terça-feira, 14 de junho de 2011

Mapa Cultural Paulista

Mapa Cultural Paulista começa com seletiva municipal


A partir desta segunda feira, dia 13/06, todos os artistas que se inscreveram no Mapa Cultural Paulista 2011/2012 se apresentarão para a seletiva municipal e serão avaliados por jurados de Marília e região, evento organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Durante a realização de todo mapeamento são selecionados artistas das 13 regiões administrativas do Governo do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo, para participar de atividades culturais distribuídas em três fases. Em todas elas os artistas que se destacam, apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, na final, chamada fase estadual, apresentam-se na capital paulista.
A proposta original do Mapa Cultural Paulista é a de promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado. Essa idéia nasceu da necessidade de fomentar a produção cultural do interior. Buscou-se então criar uma grande vitrine cultural com o propósito de identificar, valorizar e divulgar os produtos culturais das diversas regiões do interior paulista. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, com realização da Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, já premiou artistas de Marília, como o Grupo de Dança Pietra Lincah, Cia. Corpus de Teatro, a Banda Panela de Expressão e o artista plástico Divino Ignácio Ribeiro que ganharam a etapa regional e foram finalistas na seleção estadual do ano de 2009.
A etapa municipal é a primeira e seleciona os artistas de cada cidade participante. Nosso município fará a seletiva de quarenta e dois trabalhos inscritos nas seguintes categorias: artes plásticas, desenho de humor, fotografia, vídeo, além de música instrumental, literatura (conto, poema e crônica), dança e teatro, já os finalistas da fase estadual serão contemplados com o prêmio incentivo de R$ 1.200,00.
O resultado final será divulgado após todas as apresentações e algumas delas serão abertas ao público com entrada gratuita.
Confira o calendário das seleções:
TEATRO
15/06 – 19h – Aberto ao público
Auditório “Octávio Lignelli”(Av. Sampaio Vidal, 245 - piso superior da biblioteca)
- CIA MÓBILES DE TEATRO – Brutas Flores
- GRUPO ELAM DE TEATRO – Sincretismo
- FETALPA – Final Feliz
- GRUPO QUASILÁ – Clube do Prazer
- TRUPE DA COMÉDIA – Stand-up
- TUIA DAS TRAIS – A Infância da Velhice
 ARTES VISUAIS
(artes visuais, desenho de humor e fotografia)
Exposição dos Trabalhos: 13 a 22/06 – Aberto ao público
Seleção dos jurados dia 13/06 – 9 hs 
LITERATURA
(conto, poema e crônica)
Seleção  dos trabalhos do dia 06 a 16/06
Secretaria Municipal de Cultura – Fechado ao público
MÚSICA INSTRUMENTAL
(solista e conjunto instrumental)
17/06 – 18 horas – Aberto ao público
Auditório “Octávio Lignelli” (Av. Sampaio Vidal, 245 - piso superior da biblioteca)
DANÇA
(dança clássica, contemporânea, jazz e de rua)
30/06 – 18 horas – Aberto ao público
Teatro do SESI (Av. João Ramalho, 1306)

Um comentário: