quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cine Cultura

SALA MUNICIPAL DE PROJEÇÃO

Av. Sampaio Vidal, 245 – Centro (Piso Superior da Biblioteca Municipal - entrada pela Av. Rio Branco).
Entrada gratuita em todas as sessões

 Programação de filmes - Outubro/2014

 SESSÃO “TERÇA NOSTÁLGICA”

Todas as terças- 20h.

Dia 07 - “Uma Linda Mulher” (Pretty Woman) Romance, 120min, EUA, 1990. Direção: Garry Marshall. Sinopse: A indicada ao Oscar Julia Roberts (Noiva Em Fuga) e o chamoso Richard Gere (A Força de Um Destino) se juntam no maior sucesso da década em Hollywood? Roberts é uma garota de programa que após o encontro com um lindo cliente (Gere), aparentemente igual aos outros, se vê completamente apaixonada. Uma estória de Cinderela nos dias atuais que vai conquistar o coração de todos que assistirem a esta maravilhosa fantasia. Apresentando uma trilha sonora espetacular, UMA LINDA MULHER é uma irresistível comédia romântica que vai deixar você encantado! Financista nova-iorquino perde-se no Hollywood Boulevard, em Los Angeles. Pede ajuda a uma prostituta, encanta-se com sua alegria e simplicidade e paga-lhe para que permaneça uma semana com ele. Filme que consolidou a retomada do prestígio de Gere, meio esquecido nos anos 80, e deu nascimento fulgurante à estrela Roberts. O casal criou de imediato uma rara e feliz empatia com o público neste conto de fadas moderno, uma retomada do mito de Cinderela.

Dia 14 - “Jornadas Heróicas” (The Plainsman) Faroeste, 114min, EUA, 1936. Direção: Cecil B. DeMille. Sinopse: Gary Cooper e Jean Arthur estrelam em um super clássico de Cecil B. Demille. Esse elegante e bem estruturado Western, cheio de habilidades, entrelaça clássicos nomes das lendas do velho oeste, como Wild Bill Hickok (Gary Cooper), Jane Camalidade (Jean Arthur), Buffalo Bill Cody, George Armstrong Custer e Abrahan Lincoln, num impressionante conto, riquíssimo em detalhes, repleto de diferentes histórias de vidas, tão vasto quanto o próprio velho oeste. Com figurinos extremamente leais à época, Cecil B. Demille consegue num misto de complexidade e simplicidade, transformar esse verdadeiro épico do Western, num filme absolutamente cheio de ação, com um poderoso drama e um cenário muito mais do que simplesmente espetacular.

Dia 21 - “Mc Q Um Detetive Acima da Lei” (McQ) Ação/Drama/Policial, 111min, EUA, 1974. Direção: John Sturges. Sinopse: O veterano policial Lon McQ (John Wayne) escapa de um atentado e vai em busca dos responsáveis pelo assassinato de seu parceiro. Os dois vinham investigando o tráfico em Seattle e Santiago (Al Lettieri), principal traficante da área, é o grande suspeito do crime. A solitária investigação de McQ revela muito mais do que o esperado, como a participação de policiais na gangue.

Dia 28 - “A Vingança de Um Homem Chamado Cavalo” (A Man Called Horse) Faroeste, 114min, EUA, 1970. Direção: Elliot Silverstein. Sinopse: Quando um senhor inglês é capturado por uma tribo indígena Sioux, e é dado de presente à mãe do chefe (Dame Judith Anderson) pra ser seu criado. Gradualmente, ele abraça o modo de vida da tribo e apaixona-se pela irmã do Chefe. Mas antes, ele deverá ser aceito com honra e coragem com um guerreiro da tribo. Então, deverá suportar o "Voto do Sol" - um ritual selvagem com um sacrifício muito além do que qualquer um possa sonhar no mundo civilizado. Um faroeste ímpar, com uma interpretação irretocável de Richard Harris e um figurino perfeito criado pela melhor equipe de pesquisa de arte de Hollywood.

   

 SESSÃO “MELHOR IDADE AMA CLÁSSICOS”

Todas as quartas - 14h.
   

  

Dia 01 - “Quando Setembro Vier” (Come September) Comédia/Romance, 112min, EUA, 1961. Direção: Robert Mulligan. Sinopse: Robert Talbot (Rock Hudson), um rico empresário americano, é dono de uma casa de campo na Itália, onde passa apenas um mês por ano: setembro. Só que quando ele decide aparecer antes, encontra a casa cheia de pessoas desconhecidas. Isso porque o seu caseiro transformou-a em um hotel nos meses em que o patrão não visita o lugar. Além disso, ele se encanta com a bela Lisa (Gina Lollobrigida), que está noiva de outro homem.

Dia 08 - “Os Deuses Devem Estar Loucos” (The Gods must be crazy) Comédia, 109min, Botsuana/África do Sul, 1981. Direção: Jamie Uys. Sinopse: Há cerca de cinco mil anos, as coisas têm estado do mesmo jeito para Xi e seu amigo nativo. Até que um dia, uma garrafa vazia de Coca-Cola cai do céu e a vida da tribo africana vira de ponta cabeça por causa deste generoso "presente dos Deuses". Quando Xi parte para devolver o presente místico, ele encontra um romântico microbiologista, uma professora e um grupo de terroristas, todos envolvidos num enredo tão maluco, coisa que só poderia acontecer no mundo civilizado. Considerado uma sensação internacional, o filme Os Deuses Devem Estar Loucos é uma das mais originais e provocantes comédias de todos os tempos. Com participações de verdadeiros nativos africanos como N!Xau, o filme mostra uma outra óptica do mundo civilizado, revelando o quanto somos malucos!

Dia 15 - “Titanic” (Titanic) Drama/Romance, 190min, EUA, 1997. Direção: James Cameron. Sinopse: Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic. Trata-se de um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Rose está descontente com sua vida, já que sente-se sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.

Dia 22 - “Sete Noivas para Sete Irmãos” (Seven Brides for Seven Brothers) Musical, 102min, EUA, 1954. Direção: Stanley Donen. Sinopse: Adam (Howard Kell) é um rapaz simples, de uma família que vive no interior. Ele faz uma viagem à cidade e acaba arranjando uma esposa, a garçonete Milly (Jane Powell). Incentivados pelo casório, os outros seis irmãos de Adam decidem viajar para a cidade em busca de pretendentes. Adam motiva seus irmãos a seqüestrar as moças com quem querem se casar.

Dia 29 - “Sob o Olhar do Mar” (Umi wa Miteita) Drama, 119min, Japão, 2002. Direção: Kei Kumai. Sinopse: Kikuno e Oshin são prostitutas em um bordel de uma cidade à beira-mar. Quando um samurai desonrado, Fusanosuke, chega no bordel procurando refúgio, Oshin o esconde das autoridades e acaba se apaixonando por ele. Enquanto isso, Kikuno recebe uma proposta de casamento de um velho viúvo mas está em dúvida em deixar seus regulares clientes, entre eles um violento mafioso.

SESSÃO “INTERQUINTA”

Todas as quintas - 20h.

   

   

Dia 02 - “Um Drink no Inferno” (From Dusk Till Dawn) Terror, 108min, EUA, 1996. Direção: Robert Rodrigues. Sinopse: Dois irmãos procurados pela polícia seqüestram um ex-pastor e seu casal de filhos, para poderem atravessar a fronteira com o México e lá se dirigem à uma casa noturna freqüentada por caminhoneiros e motoqueiros, que é uma mistura de cabaré e prostíbulo. Porém, ao chegarem lá eles se deparam com algo totalmente inacreditável.

Dia 09 - “A Morte Pede Carona” (The Hitcher) Suspense, 97min, EUA, 1986. Direção: Robert Harmon. Sinopse: Grace Andrews (Sophia Bush) e Jim Halsey (Zachary Knighton) estão viajando a bordo de um carro antigo, dispostos a aproveitar o feriado de primavera. Até que encontram John Ryder (Sean Bean), que está pedindo carona à beira da estrada. O 1º contato de Ryder com Grace e Jim não é dos melhores, mas eles conseguem se defender de seu ataque. Entretanto a partir de então Ryder passa a persegui-los, fazendo da estrada seu campo de batalha.

Dia 16 - Filmes Pontos MIS: 20h. - “Amor de Thanatos” - Curta-metragem, 6min. Direção: Helena Guerra. Sinopse: Um cliente novo entra na barbearia. O barbeiro, no entanto, mal percebe sua presença; só tem olhos para sua mais nova paixão.

20h07 - “Mamonas para Sempre”. Documentário, 84min, Brasil, 2009. Direção: Cláudio Khans. Sinopse: Mamonas Pra Sempre narra a história da banda que em menos de dez meses saiu do anonimato para ser um dos maiores fenômenos da música brasileira. Repleto de material inédito guardado até hoje pelas famílias, o filme resgata a trajetória do grupo, os desafios vencidos e sua ascensão. Irreverentes, inteligentes, sarcásticos, mas, acima de tudo, extremamente criativos, os Mamonas viraram o país de cabeça para baixo enquanto divertiam e uniam as famílias brasileiras. Após longa pesquisa foi compilado um vasto arquivo de imagens, incluindo cenas do começo, bastidores e gravações dos próprios Mamonas em suas turnês e apresentações. O resultado de tudo isso é um filme único, com memórias que até hoje marcam a todos.

Dia 23 - “As Bruxas de Eastwick” (The Witches of Eastwick) Suspense/Comédia, 118min, EUA, 1987. Direção: George Miller. Sinopse: Para três mulheres descansadas da pacata cidadezinha de Eastwick, na Nova Inglaterra, a vida é de um tédio mortal. O pitoresco vilarejo é, na opinião dessas três mulheres independentes, totalmente desprovido de um cavalheiro interessante. Alexandra (Cher), Jana (Susan Sarandon), e Suki (Michelle Pfeiffer) reúnem-se religiosamente, às quintas-feiras para um coquetel. Em tais ocasiões, lá pela terceira dose, a conversa é uma só: os homens. Falam da necessidade de um homem capaz de ser um desafio para o espírito das três - um homem capaz de ser a inspiração, a alegria...tudo para elas. A súbita chegada de Daryl Van Horne (Jack Nicholson) vem a ser uma pequena surpresa para elas. O rico, excêntrico e carismático estranho que se instala em uma das mansões históricas da cidade, se encaixa sob medida nos anseios das três mulheres...em todos os sentidos. Será sua oportuna chegada pura coincidência? Ou serão elas possuidoras de um dom especial, capaz de conjurar tal pessoa? Quem é esse indivíduo poderoso e enigmático que chegou não sabe de onde, e que parece mais do que disposto a satisfazer os sonhos mais loucos das Bruxas de Eastwick?

 

Dia 30 - “Valente” (Brave) Animação, 100min, EUA, 2012. Direção: Mark Andrews. Sinopse: Desde os tempos antigos, histórias de batalhas épicas e lendas míticas foram passadas através de gerações na misteriosa região montanhosa e escarpada da Escócia. Em Valente, um novo conto se une à sabedoria popular quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta tradição, destino e os mais ferozes monstros. Merida é uma habilidosa e impetuosa arqueira, filha do rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da rainha Elinor (voz de Emma Thompson). Determinada a trilhar seu próprio caminho, ela desafia um antigo costume considerado sagrado pelos ruidosos senhores da terra: o imponente lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o carrancudo lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o perverso lorde Dingwall (voz de Robbie Coltrane). Involuntariamente, os atos de Merida desencadeiam o caos e a fúria no reino e, quando ela se volta para uma velha feiticeira (voz de Julie Walters), em busca de ajuda, Merida tem um desejo mal-aventurado concedido. Os perigos resultantes a forçam a descobrir o significado da verdadeira valentia para poder desfazer o brutal curso dos acontecimentos antes que seja tarde demais

InterQuinta Debate Jung. Debatedora: Patrícia Ferraz Braz, Fisioterapeuta – Pilates, Mestre em Educação, Terapeuta Corporal.

Cine Cultura

Sessões abertas e gratuitas de cinema. Filmes clássicos e contemporâneos. Projeto da Secretaria Municipal da Cultura, com o objetivo de difundir e ampliar as opções de filmes para a população, com enfoque nos clássicos. Atende também escolas municipais e estaduais e grupos de estudos. Entrada gratuita em todas as sessões.

Sessões: 
“Terça Nostálgica” – Todas as Terças, às 20h. Filmes consagrados das coleções dos cinéfilos marilienses Prof. Ilmo Ricci e Marcelo Roberto Campos.

“Melhor Idade Ama Clássicos” – Todas as Quartas, às 14h, uma parceria entre o Cine Cultura e a Videolocadora 100% Vídeo.

“Interquinta” – Todas as quintas, às 20h. Uma parceria entre a Secretaria M. da Cultura e a Videolocadora Bimatos.

Deixe sua crítica ou faça sua sugestão de filme.

0 comentários:

Postar um comentário