quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Cine Cultura

SALA MUNICIPAL DE PROJEÇÃO
Piso Superior da Biblioteca Municipal (Av. Sampaio Vidal, 245 - entrada pela Av. Rio Branco).
Entrada gratuita em todas as sessões
 
 Programação - Maio/2012

 SESSÃO “TERÇA NOSTÁLGICA”
Todas as terças- 20h. 
 
 

Dia 01 - Os Miseráveis (Les Misérables) Comédia Dramática, 131min, EUA, 1998. Direção: Bile August. Sinopse: No início do século XIX, na França, Valjean foi condenado injustamente a prisão por ter roubado um pedaço de pão. Após 20 anos, sai em liberdade condicional e leva uma vida de perseguição e confronto, tornando-se um honrado e respeitável prefeito de uma pobre cidade, mas caçado por um obcecado policial que não acredita na sua transformação. Apaixona-se por uma operária, que sofre maltratos por ter uma filha ilegítima e teve uma morte prematura. Valjean adota sua filha e tenta protegê-la dos perigos do mundo, mas quando ela se torna adulta, apaixona-se por um jovem revolucionário. Em plena revolução de 1832, Valjean luta e foge constantemente do policial, até que o confronto dos dois é inevitável.

 

 Dia 08 - O Grande Motim (The Bounty) Aventura/Histórico, 132min, EUA/Reino Unido, 1935. Direção: Frank Lloyd. Sinopse: Em 1787 o navio Bounty, da marinha britânica, se prepara para ir ao Taiti, com o objetivo de trazer mudas da fruta-pão e levá-las para a Inglaterra. Se a viagem de ida foi um terror, devido a um capitão tirânico e mau caráter, o retorno foi o pior dos pesadelos, quando se dava mais importância às plantas do que as marinheiros. Esta situação acaba resultando em um motim, no qual o capitão e seus colaboradores são colocados em um barco enquanto os revoltosos retornam ao Taiti.

 
 Dia 15 - Duelo em Diablo Canyon (Duel at Diablo) Faroeste, 103min, EUA, 1966. Direção: Um envolvente e grande filme de ação, com implicações raciais profundas, típicas dos EUA, pleno de segregações. Após ter sua esposa índia assassinada e escalpelada, pelo jovem soldado (Weaver) marido de Bibi Anderson, Garner passa a ter um desejo cego de vingança. Por outro lado, Anderson foi raptada pelos índios e encontra-se em cativeiro. Poitier é o único nesta trama sem problemas raciais. A história se desvenda aos pucos, com terríveis banhos de sangue. Garner está excelente com seu estilo de interpretação. Do mesmo diretor do maravilhoso, Vietnã / Wester - Soldado Blue. Música e trilha perfeitas de Neal Hafti, contribuiram para valorizar este fantástico faroeste.
  

Dia 22 - MÚSICA & LÁGRIMAS (The Glenn Miller Story) Drama, 113min, EUA, 1954. Direção: Anthony Mann. Sinopse: Interpretado com brilhantismo por James Stewart, o filme acompanha a carreira do músico Glenn Miller e sua linda história de amor sua esposa Hellen (June Allison). Além do casal de estrelas, um elenco genial com nome como Heny Morgan e Charles Drake complementa com perfeição as emocionantes atuações.

 

Dia 29 - SARGENTO YORK (Sergeant York) Biografia /Documentário/Guerra. 134min, EUA, 1941. Direção: Howard Hawks. Sinopse: Alvin Yrok era um fazendeiro ranzinza e briguento no interior do Tennesse até que, como num milagre, se torna religioso e promete nunca mais arrumar confusão. Quando estoura a guerra em 1914, ele não se alista, alegando ser um pacifista. Porém é forçado a servir e acaba se tornando um famoso herói de guerra. Apesae de seus ideais, sua ir vem à tona quando vários companheirois são mortos pelo inimigo e ele vence uma batalha contra os alemães praticamente sozinho, usando técnicas de caça.

 
 SESSÃO “MELHOR IDADE AMA CLÁSSICOS”
Todas as quartas - 14h.
  
 Dia 02 - Os Doze Condenados (The Dirty Dozen) Ação/Guerra, 150min, EUA/Reino Unido, 1967. Direção: Robert Aldrich. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um comandante do exército norte-americano tem a missão de treinar e liderar um grupo de 12 condenados pela corte marcial em uma missão que envolve a morte de oficiais alemães. Se eles sobreviverem à missão suicida, terão suas penas relaxadas.


 Dia 09 - Sob o Sol da Toscana (Under the Tuscan Sun) Comédia Dramática/Romance. Direção: Audrey Wells. Sinopse: Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.


 Dia 16 - Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes at the Whitsle Stop Cafe) Comédia dramática, 124min, EUA, 1990. Direção: Jon Avnet. Sinopse: Em visita à tia do marido num asilo, Evelyn, uma dona de casa entediada, conhece a nonagenária Ninny. Cativada pelas histórias que Ninny conta sobre uma famosa disputa entre duas mulheres em sua cidade natal, Evelyn acaba se tornando amiga da adorável senhora. As histórias contadas por Ninny são mostradas num longo flash back, quando conhecemos o cotidiano dos cidadãos em Whistle Stop, onde um restaurante serve os tradicionais tomates verdes fritos.
  

Dia 23 - Os Pássaros (The Birds) Suspense, 119min, EUA, 1963. Direção: Alfred Hitchcock. Sinopse: Nada iguala Os Pássaros em puro terror quando Alfred Hitchcock liberta seus terríveis amigos numa de suas mais chocantes e memoráveis obras-de-arte. QUando a bela loira Melanie Daniel ('Tippi' Hedren) chega a Bodega Bay perseguindo o solteirão Mitch Brenner (Rod Taylor), ela é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros aparecem na cidade, alimentando-se de crianças e residentes numa terrível série de ataques. Logo Mitch e Melanie estão lutando por sua vidas contra uma força mortal que não pode ser explicada e tão pouco detida, num dos filmes mais horripilantes de natureza sem controle da história de Hollywood.

 

Dia 30 - A Ponte de Waterloo (Waterloo Bridge) Romance, 109min, EUA, 1940. Direção: Menryn LeRoy. Sinopse: Em Londres, durante o bombardeios da Primeira Guerra, o oficial Roy e a bailarina Myra se conhecem na ponte de Waterloo e logo se apaixonam. Porém, Roy precisa partir para o front de batalha. Myra promete esperá-lo. Meses depois, ela recebe a notícia da morte de Roy. Desiludida e sem recursos, Myra toma uma decisão drástica. Mas será que o seu grande amor realmente morreu?


SESSÃO “INTERQUINTA”
Todas as quintas- 20h.
  
Dia 03 - Ilha do Medo(Shutter Island) Policial/Suspense, 138min, EUA, 2010. Direção: Martin Scorcese. Sinopse: Adaptação do romance escrito por Dennis Lehane cuja história, ambientada em 1954, mostra o detetive Teddy Daniels investigando o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Shutter Island. Com Leonardo DiCaprio.
 


Dia 10 -  A Informante (The Whistleblower). Drama, 111min, Alemanha/Canada, 2010. Direção: Larysa Kondracki. Sinopse: Baseado em uma história real e em um dos maiores escândalos da história envolvendo a ONU, Kathy Bolkovac (Rachel Weisz) é uma policial esforçada que aceita trabalhar para as Nações Unidas como pacificadora na Bósnia, que passa por uma reconstrução pós-guerra. Seus desejos de ajudar na reconstrução de um país devastado são destruídos quando ela fica face a face com a dura realidade: uma vasta rede de corrupção e tráfico sexual que é encoberta pela pela ONU. 


Dia 17 - Como Esquecer (Como Esquecer) Drama, 98min, Brasil, 2010. Direção: Malu de Martino. Sinopse: Júlia (Ana Paula Arosio) é uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala de pessoas comuns enfrentando os desafios de superar as dores do passado e buscando uma nova chance de encontrar a felicidade.
 


Dia 24 -  A Onda (Die Welle). Drama, 107min, Alemanha, 2010. Direção: Dennis Gansel. Sinopse: Professor propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo. Em pouco tempo, seus alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério o professor decide interrompê-lo, mas aí já é tarde demais. 

SESSÃO “INTERQUINTA JUNG”
(última quinta-feira de cada mês - 20h.)

  
Dia 31 - De Porta em Porta (Door to Door) Drama, 90min, EUA/Canada, 2002. Direção: Steven Schachter.  Sinopse: Bill Porter vê poucas perspectivas em seu trabalho como vendedor. Por essa razão, ele se oferece para trabalhar em um território difícil que todos rejeitam. Afinal, o que é um mero território difícil para Bill, portador de paralisia cerabral? William H. Macy é Bill, que com um corpo, mas não um espírito deficiente, faz uma vitoriosa carreira como vendedor de porta em porta - causando grande impacto nas vidas de seus clientes. No filme, Kyra Sedgwick, Helen Mirren e Kathy Baker vivem mulheres com importants papéis na vida de Bill. Na vida real, outros grandes talentos vivem engraxates, crianças, garçons, motoristas de ônibus, recepcionistas de hotel e outros que também se inspiram ha história dele. De Porta em Porta, de coração em coração Bill Porter sabe como se comunicar com as pessoas. Assim como esse filme baseado em uma história real, ele ira comover você. Após o filme haverá comentários e debate com integrantes do Núcleo de Psicanálise de Marília.

 

Cine Cultura 

Sessões abertas de cinema. Filmes clássicos e contemporâneos. Um projeto da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, tem o objetivo de difundir e ampliar as opções de filmes para a população, com enfoque nos clássicos. Atende também escolas municipais e estaduais, grupos de estudos, podendo ser ampliado conforme a procura.
Entrada gratuita em todas as sessões.
 
Sessões:

“Terça Nostálgica” 
Todas as Terças, às 20h. Filmes consagrados da coleção do cinéfilo mariliense Prof. Ilmo Ricci (Amigo da Cultura), um dos fundadores do Clube de Cinema de Marília. Esta programação foi feita em parceria com o também cinéfilo Marcelo Roberto Campos (Amigo da Cultura).
“Melhor Idade Ama Clássicos” 
Todas as Quartas, às 14h, e na última quinta-feira do mês, promove sessão especial no Cine Esmeralda. Uma parceria entre o Cine Cultura e a Videolocadora 100% Vídeo. (Amiga da Cultura).
“Interquinta” 
Todas as quintas, às 20h. Uma parceria entre a Secretaria M. da Cultura e Turismo e a Videolocadora Bimatos (Amiga da Cultura). Nesta sessão o público é quem escolhe o filme, ligando para: 3402-6600 – ramal 6614. A lista dos filmes sugeridos é divulgada no Jornal Diário na semana anterior ao filme. O filme escolhido é divulgado nos Jornais Diário de Marília, Jornal da Manhã e no Correio Mariliense, na quinta-feira.

Deixe sua crítica ou faça sua sugestão de filme.

2 comentários:

  1. OLÁ, MEU NOME É ALLAN, GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO TRABALHO DE VOCES POR EXIBIREM GRANDES FILMES DOS VARIADOS TEMAS, É MUITO LEGALLLLL! GOSTO MUITO DE FILME, É ESTA É A OPORTUNIDADE EM ASSISTIR FILMES QUE NÃO TIVEMOS A OPORTUNIDAD EM ASSISTIR NOS CINEMAS, E AGORA TEMOS!! ABRAÇSO A TODOS!

    ResponderExcluir
  2. OI
    PORQUE A AGENDA NÃO É MAIS ATUALIZADA?

    ResponderExcluir