quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Concurso de Artes Plásticas

Abertas inscrições para o Concurso e Salão de Artes "Marília, Através de Seus Artistas" 
De 01 a 20 de fevereiro de 2012.

Marília viveu uma grande efervescência nas Artes Plásticas, em especial na década de 80 com a realização de 6 Salões de Arte e a tradicional Exposição Marília, através de seus artistas, inicialmente com o nome "Marília na Tela" surgiu em 1984 como forma de dar visibilidade aos trabalhos de nossos artistas e também apresentar a comunidade no mês do aniversário de nosso município, aspectos da cidade com o olhar de nossos artistas plásticos.

A idéia foi do Sr. Antônio Augusto Neto e da esposa a artista plástica Marilene Bassan Neto, da Comissão Organizadora dos Registros Historicos. Os trabalhos apresentados pelos artistas excedeu as expectativas e foi um grande sucesso. Presença de tantos talentos como Bras Alécio, Sonia Lombardi, Yraci Conelian, Tamie, Ana Paula Cordeiro, Cleusa Novaq, Dal Ponte, Haydée Monteiro, Marilene Bassan Neto, Juracy Néris dos Santos, Micila, Odéssia Panetini, Miguel Sampaio Souza e Silva registraram Teatro Municipal, Rodovia do Contorno, Vale do Barbosa, antigo Cine Marília, o Brasão do Município, etc. mais recentemente artistas como Maria Marconato, Tais Monteiro, Jair Nunes, entre outros também realizaram maravilhosos trabalhos.

Nos anos seguintes a Exposição repetiu o sucesso e em 1990 mudou o nome para “Marilia, através de seus artistas”, sempre no Salão Nobre Nassib Cury da Câmara Municipal, e após a reforma, o Salão passou a ser feito em outros locais. Por entender a importância de sua continuidade para o município e para os artistas, desde 2006 a Secretaria Municipal da Cultura abraçou o evento que passou a ser realizado nas instalações da Galeria Municipal de Artes.

Revelando sempre grandes talentos e ajudando o município a compor um acervo de belíssimas imagens de nossa cidade que vem passando por grandes transformações em suas paisagens urbanas e o valor destas obras de arte também serão documental, pois muitas registram cenas e locais que já não mais existem.

Com o objetivo de incentivar uma maior participação dos artistas e ainda a produção de obras novas, a Secretaria M. da Cultura retoma o antigo formato do Salão com premiações aos 3 primeiros lugares, sendo que o primeiro será Prêmio-Aquisição.

A proposta é que artistas marilienses produzam obras que retratem paisagens rurais ou urbanas, personalidades, monumentos, próprios públicos, etc, comprovadamente do município de Marília, recentes ou com imagens antigas que podem ser encontradas no Museu Histórico e Pedagógico que possui um rico acervo de fotos. Procurar com Ricardo, encarregado do Museu, na Rua Yara Clube, 85, tel. 3413 9930.

Aos artistas marilienses, com idade superior a 16 anos interessados em se inscrever, as fichas próprias estão à disposição na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de Novembro, 367, tel. 3432 3331 com Denise ou Mariza, assim como o Regulamento para participação.  

0 comentários:

Postar um comentário