terça-feira, 3 de abril de 2012

Fatos & Retratos

Museu homenageia fotógrafos em exposição.

Em comemoração ao aniversário de 83 anos de Marília, o Museu Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antonio Scarabôtolo” e a Secretaria Municipal da Cultura, irão inaugurar às 14h do dia 9 de abril a exposição “Fatos e Retratos”, em comemoração ao 83º aniversário da cidade.
A mostra contará com fotos e documentos que ilustram a vida e o trabalho de fotógrafos da cidade de Marília, além de muitas câmeras fotográficas de vários modelos e épocas.

Entre os homenageados estão Sebastião Carvalho Leme, que inventou a fotografia 360º, elevando o nome de nossa cidade ao cenário mundial; João Batista que entre seus importantes trabalhos registrou a visita do presidente João Goulart à Marília; Manoel Joaquim Pires, do foto Lusitano, que dedicou toda sua vida à fotografia; e também uma homenagem à Wilza Aurora Matos Teixeira, que além de parceira do Museu em todas as exposições é também apaixonada por fotografia, ministra cursos e faz parte do Fotoclube de Marília.

Outro destaque da mostra são os painéis de fotos antigas de pontos marcantes da cidade, em tamanho gigante, que estarão espalhados por todo o Museu. Os painéis são do arquivo da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília.

Além da homenagem aos fotógrafos, a exposição ressalta também a história da cidade desde os primórdios - quando os primeiros desbravadores chegaram à região, limpando a mata nativa e construindo as primeiras casas, a instalação do Município,a chegada do trem, pioneiros– até épocas mais recentes.

Para visitas em grupo como escolas e entidades, a equipe do Museu oferece uma visita monitorada, seguida de um vídeo sobre a história de Marília. Essa visita segue um sistema pedagógico, onde os visitantes podem aprender fatos interessantes da história como por exemplo a origem do nome, os índios Kainkangs (que habitavam a região antes da chegada dos colonizadores), os pioneiros, os fundadores e outras curiosidades como objetos antigos e o modo de vida dos antigos moradores.

A mostra ficará em exposição até 15 de Junho. O Museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. A entrada é franca. Para visitas de grupos e escolas, basta ligar para 3413-9930 e fazer o agendamento prévio.

Museu M. Histórico e Pedagógico “Embaixador Hélio Antônio Scarabôtollo” 
Rua Yara Clube, 85 - Bairro Cascata.

0 comentários:

Postar um comentário