segunda-feira, 9 de abril de 2012

Marília, Através de Seus Artistas

A Galeria Municipal de Artes abre exposição.
A Secretaria Municipal da Cultura por meio da Galeria Municipal de Artes, realiza nesta quinta-feira, 12 de abril a partir das 20h30 a Abertura do 23º Salão de Artes Plásticas “Marília, através de seus artistas”. Com o objetivo de incentivar uma maior participação dos artistas e ainda a produção de obras novas, a Galeria retoma o antigo formato do Salão com concurso e premiações aos 3 primeiros lugares, nos seguintes valores: 
1º - 700,00 (Prêmio-aquisição)
2º - 500,00 e 
3º - 300,00. 
As inscrições ficaram abertas de 01 a 20/02/12.

Diferentemente da última Exposição onde apenas 4 artistas apresentaram novas propostas, este ano foram computadas 25 inscrições, traduzindo em 25 novas obras que retratam próprios públicos, personalidades, monumentos e paisagens rurais ou urbanas recentes. E relação às imagens antigas o valor destas obras também é documental, pois muitas registram cenas e locais que já não mais existem uma vez que nossa cidade passa por grandes transformações em seu urbanismo.

Como este tema faz parte da proposta pedagógica da maioria das escolas da Rede Municipal, aproximadamente 780 crianças e adolescentes das EMEFs já agendaram visitas no período além de mais 12 Escolas Estaduais estarão visitando através do Programa Cultura é Currículo da FDE-Fundação para o Desenvolvimento da Educação, da Secretaria da Educação do Governo do Estado, no qual a Galeria foi aceita como Instituição parceira.

Um pouco da história: 
Marília viveu uma grande efervescência nas Artes Plásticas, em especial na década de 80 com a realização de 6 Salões de Arte e a tradicional Exposição Marília, através de seus artistas, inicialmente com o nome "Marília na Tela" surgiu em 1984 como forma de dar visibilidade aos trabalhos de nossos artistas e também apresentar a comunidade no mês do aniversário de nosso município, aspectos da cidade com o olhar de nossos artistas plásticos. 

A idéia foi do Sr. Antônio Augusto Neto e da esposa a artista plástica Marilene Bassan Neto, da Comissão Organizadora dos Registros Históricos. Os trabalhos apresentados pelos artistas excederam as expectativas e foi um grande sucesso. Presença de tantos talentos como Braz Alécio, Sonia Lombardi, Yraci Coneglian, Tamie, Ana Paula Cordeiro, Cleusa Novaq, Dal Ponte, Haydée Monteiro, Marilene Bassan Neto, Juracy Néris dos Santos, Micila, Odéssia Panetini, Miguel Sampaio Souza e Silva registraram Teatro Municipal, Rodovia do Contorno, Vale do Barbosa, antigo Cine Marília, o Brasão do Município, etc. Mais recentemente artistas como Maria Marconato, Tais Monteiro, Jair Nunes, entre outros também realizaram maravilhosos trabalhos. 

Nos anos seguintes a Exposição repetiu o sucesso e em 1990 mudou o nome para “Marilia, através de seus artistas”, sempre no Salão Nobre Nassib Cury da Câmara Municipal, e após a reforma, o Salão passou a ser feito em outros locais. Por entender a importância de sua continuidade para o município e para os artistas, desde 2006 a Secretaria Municipal da Cultura abraçou o evento que passou a ser realizado nas instalações da Galeria Municipal de Artes.

A Comissão Julgadora deste Salão é composta de um vereador da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, um membro da Comissão de Registros Históricos e um artista plástico não inscrito. O julgamento e abertura da exposição será no dia 12/04, às 20h30 na Galeria Municipal de Artes, Rua XV de Novembro, 367. A mostra estará em cartaz até o dia 30/04, aberto ao público de segunda à sexta, das 9 às 18h.

0 comentários:

Postar um comentário