segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arte e Inclusão

Projeto Teatro da Cidade abrirá as inscrições em junho

De 04 a 29 de junho a SC (Secretaria Municipal da Cultura) abrirá inscrições para o projeto Teatro da Cidade. A proposta visa incentivar a produção local de arte cênica, levantar a história da cidade e recontá-la pela linguagem teatral e democratizar o acesso ao teatro, tendo como proposta formar novos grupos e fomentar a atividade cultural na cidade. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da SC.  

Segundo o arte-educador, Márcio Martins, a ideia do projeto ganhou força na 2ª Conferência Municipal da Cultura e objetiva socializar o pensar artístico, ou seja, a ação e a reflexão sobre a prática artística, a cidadania.

“A pedagogia deste projeto baseia-se em princípios e procedimentos comuns em constante reflexão com a diversidade das práticas e teorias trabalhadas, desta forma dando voz aos seus participantes por meio da expressão artística. Pela arte podemos possibilitar que os alunos desenvolvam a comunicação, crie senso critico e esteja de fato inserido no nosso contexto social como sujeito agente”, diz Martins.

O curso – gratuito – oferece 90 vagas subdivididas por faixa etária: Jovem (14 anos a 22 anos); Adulto (23 anos a 50 anos); e Melhor Idade (acima de 50 anos). Os critérios estabelecidos pela idade têm como objetivo acolher diferentes faixas etárias, oferecendo oportunidade a todos que busquem experiência e prática teatral.

O curso terá duração de cinco meses e as aulas serão ministradas uma vez por semana, às quartas-feiras, e dividida da seguinte maneira: turma Melhor Idade das 9 às 12 horas; turma Jovem, das 14 às 17 horas; turma Adulto, das 18h30 às 21h30. O curso será realizado no Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini, e será ministrado por Martins.

Com início em 4 de julho, o curso terá no primeiro mês aulas teóricas, com levantamento do material de pesquisa sobre a história da cidade. Já as aulas práticas, de interpretação, jogos teatrais, percepção musical, trabalho vocal, improvisações e composição de dramaturgia acontecerão na sequência.

            “Aprovamos um belo projeto, Teatro da Cidade, que consiste em fundamentalmente em oferecer aulas de teatro gratuitas para 90 alunos, sendo que 30 serão crianças e adolescentes, 30 adultos e 30 idosos. O projeto terá duração de cinco meses e terminará em dezembro com a apresentação de um espetáculo cuja tematica é a Historia de Marília. Importante observar que esse projeto já é um desdobramento da Conferência Municipal da Cultura. Vale ressaltar também que ele democratiza o acesso ao teatro”, comenta o secretário municipal da Cultura, André Gomes.

SERVIÇO - Para realizar as inscrições as interessados deverão comparecer ou ligar das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal da Cultura, na rua São Luiz, 248 –telefone 3402-6600. Mais informações: www.culturamarilia.blogspot.com.

Faça o download da Ficha de Inscrição.

0 comentários:

Postar um comentário