quinta-feira, 31 de maio de 2012

Biblioteca Braille

Servidora da Biblioteca Braille participará de Conferência em Bauru


Acontece nesta sexta-feira, 01 de junho, a III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Bauru, na Instituição Toledo de Ensino. O Tema este ano é “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Novas Perspectivas e Desafios”.

Representando o setor Braille “Delmir Cerissa” da Biblioteca Municipal, irá a Professora Vera Lúcia Lozano Fernandes, junto a uma comitiva do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Associação dos Deficientes Físicos. A comitiva é composta por Denise Campos Justino, Coordenadora da Galeria Municipal de Artes, representando Mary Profeta, presidente do Conselho; Maria Helena Gataz, Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência Social; Heitor Roberto, presidente da Associação dos Deficientes Físicos; entre outras pessoas.

A CONFERÊNCIA

A Conferência discutirá as propostas das cidades e desenvolverá vários temas, separados em grupos de trabalhos onde cada grupo irá discuti-los em eixos. Eixo 1: educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional; eixo 2: Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia; eixo 3: saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses; e eixo 4: segurança. Acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequados.

O evento contará ainda com uma palestra e após a apresentação, exposição e aprovação das propostas eleitas, haverá uma eleição para escolher os Delegados para a Conferência Estadual e Nacional.

BIBLIOTECA BRAILLE

Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes Pereira, é fundamental a participação da Professora Vera Lozano, da Biblioteca Braille, para que ela possa compartilhar experiências exitosas e, com base nelas, aperfeiçoar o setor.
“O olhar dos nossos servidores é indispensável para aperfeiçoar a gestão dos aparelhos públicos. Estamos adquirindo um scanner que digitaliza obras literárias e as transforma em áudio, o que facilita o acesso dos deficientes visuais”, disse André.

Além da professora Vera, a Biblioteca conta também com o professor e instrutor de informática Nelson Santos Cauneto e com Mônica Caniatto, instrutora de informática.

A Biblioteca Braille oferece cursos de informática gratuitos com computadores adaptados com Virtual Vision – síntese de voz - para deficientes visuais. Há o fornecimento de livros impressos em Braille, para adultos e crianças, livros com letras ampliadas (para quem possui baixa visão) e livros falados, que são ótima opção não só para deficientes visuais, mas também para idosos e crianças.

Possui também um atendimento aos usuários para aprender Braille e orientação de mobilidade para adultos e crianças que perderam a visão e precisam aprender a se locomover pela cidade.

A Biblioteca recebe constantemente visitas de escolas municipais, estaduais, particulares e até de outras cidades, com grupos que estudam e querem conhecer o funcionamento do setor.

O setor Braille “Delmir Cerissa”, funciona na Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” e para quem quer conhecer, basta ligar para 3454-7434 e agendar uma visita.



Fotos: Ana Carolina Imamura

0 comentários:

Postar um comentário