sexta-feira, 18 de maio de 2012

CONSCIENTIZAÇÃO

Meio Ambiente realiza ação sustentável durante Virada Cultural


Preocupados com o impacto ambiental causado pelo óleo de cozinha quando lançado na natureza, a SMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) participa pela primeira vez da Virada Cultural Paulista de Marília com uma ação sustentável com comerciantes da avenida das Indústrias.

Há duas semanas, vem sendo realizado durante a Feira Noturna “Pôr-do-Sol”, um trabalho de conscientização com ambulantes do setor alimentício, com o intuito de fazer o descarte correto do óleo usado na fritura dos alimentos, para que não seja lançado diretamente no lixo, na pia ou em qualquer lugar impróprio.

 
A ação da Secretaria consiste em recolher todo o óleo que for utilizado durante as 24 horas de evento, e às 19 horas do domingo (20), funcionários da pasta passarão recolhendo todo o produto acumulado, que deverá estar coado e embalado em garrafas pet.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Sônia Cristina Guirado Cardoso, a Virada Cultural é um momento oportuno para essa conscientização. “É fundamental estimular a mudança de comportamento da população com o meio ambiente. Trata-se de uma questão cultural, por isso, a Virada será um grande início para nossas ações sustentáveis. Queremos conscientizar que as esferas socioambiental e cultural devem caminhar juntas”, afirma.
Além dos cerca de 20 ambulantes que devem contribuir com a iniciativa, a população também pode colaborar, levando óleo usado de suas residências (em garrafas pet) até a avenida das Indústrias. Todo material arrecadado será destinado a entidades que o usam de forma social, como produção de sabão, troca por produtos de limpeza e venda para fabricação de biodiesel, entre outros.
Foto: Mauro Abreu

0 comentários:

Postar um comentário