sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cultura e Inclusão

Projeto busca inclusão pela fotografia

A  “ Oficina Cultura e Paz”idealizada pela direção da Fundação Casa de Marília em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, visa por meio da arte da fotografia desenvolver a sensibilização e a ressocialização dos internos que cumprem medida socioeducativa, promovendo através da arte fotográfica a possibilidade de comunicação com a sociedade.
A parceria com a Secretaria Municipal da Cultura consiste na contratação de um arte-educador de percussão para realizar oficinas na instituição, na revelação e ampliação das fotografias e na viabilização de uma Exposição Fotográfica com a temática “ Cultura de Paz” em diversos locais da cidade.
“Este  projeto é muito importante porque ele dá visibilidade para o outro lado do muro da Fundação Casa, e também valoriza o trabalho artístico realizado pelos adolescentes. A arte da fotografia é uma maneira de olhar com outros olhos para estes jovens e os acolher na sociedade. Talvez sejam uma maneira de amenizar a ausência do estado na educação. E a Secretaria da Cultura apóia esse tipo de iniciativa de arte como inclusão" comenta o secretário municipal da Cultura, André Gomes.
O projeto busca aprofundar o contato dos profissionais da Fundação Casa com os adolescentes, assim os familiarizando por meio do exercício do olhar, da fotografia a realidade vivenciada. Segundo a diretora da Fundação Casa, Ednéia F. Reganahan, uma das características de ver este mundo é por meio da imagem, talvez por ser a visão o sentido que mais exploramos e que utilizamos  mais frequentemente para entrar em contato com a realidade em nossa volta. “ É o olhar que é a janela da alma e por ele temos a possibilidade de ver de fato. E pela arte expressar este olhar. E a fotografia consegue captar isso, pois transmite sentimentos diante do impacto que a  visão do mundo causa nos internos e até em nós mesmos”, analisa Ednéia.


Legenda: Reunião na Secretaria Municipal da Cultura com a direção da Fundação Casa de Marília.
Foto: Helder Soares 

0 comentários:

Postar um comentário