segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENCERRAMENTO DA VIRADA

Mais de 30 atrações reuniram 41 mil pessoas nos dois dias de evento

Marília respirou arte nesse final de semana. Foram 24 horas de música, teatro, dança, cinema e outras expressões artísticas que movimentaram um publico de aproximadamente 41 mil pessoas nos dois dias do evento. A cidade viveu uma maratona cultural que envolveu mais de 30 atrações apresentadas em três espaços: palco externo (avenida Sampaio Vidal esquina com rua Piratininga), palco interno (Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, auditório Octávio Lignelli, e Sala de Projeção Emílio Peduti Filho) e Espaço Cultural e de Lazer Ezequiel Bambini.

“Marília viveu a arte nas últimas 24 horas; com apresentações circenses, música, teatro, performances artísticas, cinema, contação de história, uma seleção com artistas locais e nacionais. A Virada Cultural Paulista inclui o cidadão pela arte. É sempre bom termos eventos dessa natureza, ou seja, que democratiza o acesso de todos os cidadãos aos grandes eventos, além de ser uma oportunidade para os artistas menos conhecidos mostrarem seu talento”, comentou o secretário municipal da Cultura, André Gomes.

A abertura foi realizada, no sábado (19), às 18h, no auditório Octavio Lignelli, com a presença do prefeito Toffoli; do representante Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Valéria Magalhães, e do secretário municipal da Cultura, André Gomes, entre outras autoridades, reunindo cerca de 80 pessoas. O encerramento foi realizado no domingo (20), no palco externo na avenida Sampaio Vidal, com o show da Fernanda Abreu.

A Prefeitura de Marília investiu R$ 115 mil para que toda a programação fosse realizada com segurança e conforto para todos os marilienses. Toda a infraestrutura do evento como tendas, banheiros químicos, aluguel de palco externo, iluminação, aparelhagem de som e mão de obra, foi por conta do município.

Além disso, a Prefeitura disponibilizou um efetivo de mais de 20 servidores, que trabalharam nos dias do evento desde a produção, organização, apoio, limpeza, parte técnica (iluminação, som) e atendimento à população. Estiveram envolvidas, direta e indiretamente, na organização do evento as seguintes secretarias municipais: Cultura, Obras Públicas, Serviços Urbano, Saúde e Juventude; além da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília).

Toffoli destacou que a importância de um evento como a Virada Cultural Paulista é democratizar os grandes eventos para que todos tenham acesso à cultura e aos grandes shows. “A democratização dos grandes eventos para que toda população tenha acesso à cultura é dever do poder público. É importante salientar que num evento como este não há segregação de classes sociais, ele é feito para todos”, comentou o prefeito.

O chefe do Executivo também agradeceu ao governo do Estado, que é o realizador do evento, e parabenizou Gomes pelo trabalho que vêm desenvolvendo a frente da pasta. O André (Gomes) pensa na cultura com olhar coletivo, estando atento às reivindicações dos movimentos culturais e lutando por elas. Estou muito satisfeito com o trabalho do secretário”, disse Toffoli.

A Virada Cultural Paulista é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

“Somente 27 cidades tiveram a Virada Cultural. Isso é muito importante. Marília está num grupo seleto de municípios, podemos afirmar que somos um polo cultural”, finalizou Gomes.

Fotos da Virada

0 comentários:

Postar um comentário