terça-feira, 29 de maio de 2012

Imagens e Símbolos

Galeria de Artes lançará exposição “Imagens e Símbolos” de Marcos de Oliveira



A Secretaria Municipal da Cultura, por meio de sua Galeria Municipal de Artes irá inaugurar na próxima quinta-feira, 31, às 20h30, a Exposição “Imagens e Símbolos” do artista plástico Marcos de Oliveira. O evento será realizado na sede da Galeria Municipal de Artes e contará com aproximadamente 20 telas, que estarão à mostra até o dia 29 de junho. A exposição tem apoio cultural do Supermercado Pão de Açúcar.

Suas telas expressam valores sociais, culturais, religiosos e a beleza de sua pintura. Sua técnica, muito pessoal, utiliza os pincéis com liberdade, elaborando formas e pintando cores numa estética livre de comprometimentos.


Segundo a Curadora da mostra, Elvira Vernaschi, que é membro da ABCA e AICA (Associação Brasileira e Internacional de Críticos de Arte), a preferência do artista é por figuras religiosas, de santos cristãos e de deuses do candomblé, personagens populares, guerreiros que parecem ter saído de épocas medievais e onde se nota vínculos com a art déco. Sua busca o conduz também a seres fantásticos, misto de homens, bichos e máquinas.

“Sem preocupação com vínculos a esta ou aquela fórmula, esquemas estéticos, Marcos procura traduzir sua arte através de um panteão rico de elementos e poética muito pessoal e, ao mesmo tempo, universal, rico em simbologias”, destacou Elvira.

Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes Pereira, a exposição segue a tradição da Galeria Municipal de Artes de promover exposições qualificadas e variadas.

“Marcos de Oliveira traz uma proposta bastante inovadora e interessante. Vale muito a pena a população ter acesso a este tipo de arte, arte de qualidade. A Secretaria de Cultura tem este foco, de trabalhar para que todo mariliense possa conhecer de perto todo tipo de movimento artístico e cultural”, disse André.

O Secretário destacou ainda que outro ponto forte da exposição é que a mostra tem como Curadora Elvira Vernaschi. “Tê-la como curadora aumenta a credibilidade de toda Exposição, pois ela é conceituada crítica de arte. Mesmo morando fora de Marília, ela não perde o vínculo com a cidade, está sempre trazendo e indicando artistas de qualidade e trabalhos inovadores. É uma grande honra essa parceria”, finalizou o Secretário.

Na opinião da Coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, as parcerias com instituições como Instituto Biográfico do Brasil (IBB), Casa da Fazenda do Morumbi e ABACH (Associação Brasileira de Arte, Cultura e História), foram essenciais, pois através delas foram promovidas outras inúmeras exposições de alto nível como esta, na Galeria de Artes de Marília.

“Essa é mais uma grande oportunidade para que toda população e os artistas marilienses conheçam novas tendências, novos estilos a exemplo do que o Marcos nos traz. Hoje, contamos com a parceria da Elvira Vernaschi, que, graças aos incentivos dela foram também reativados os Salões de Arte Contemporânea em Marília, em 2007, após 22 anos de lacuna, e hoje conhecemos seu trabalho como Curadora”, disse Denise.

O ARTISTA


Nascido em Ibiaporã, distrito de Mundo Novo, interior da Bahia, em 1980, onde, cursando seu curso em escola primária, teve o primeiro contato com arte através de revistas especializadas. Encantou-se com obras de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Waldomiro de Deus entre outros grandes artistas. Entre a infância e adolescência trabalhou em lavouras de feijão, milho, café e mandioca. Autodidata, seu interesse maior, desde cedo, é a arte e para expressá-la desenhava nas paredes de sua casa utilizando carvão e guache para papéis e cartolinas.

Suas primeiras exposições acontecem ainda em Mundo Novo em 2001 e 2002. Neste ínterim inicia a venda de suas obras. Ainda em 2002 vai para Goiânia a convite de Waldomiro de Deus, onde permanece dedicando-se integralmente à pintura.

Em 2003 transfere-se para São Paulo. Realiza diversas exposições na cidade, no Brasil todo e até mesmo no exterior. Trabalhos que merecem destaque: “Um olhar sobre o Nordeste” (Conjunto Cultural da Caixa, 2004); O Salão Paulista de Arte Contemporânea (São Paulo, 2006); Exposição “Traços e cores” (IQ Art Gallery/SP, 2011); possui dois painéis que compõem o cenário do Programa Metrópole, da TV Cultura; além de diversas mostras coletivas.

EXPOSIÇÕES SIMULTÂNEAS

O público poderá prestigiar também na Galeria de Artes, na Sala de Exposições Permanentes “Antonio Carlos Rocha – Rochap) as exposições dos artistas Miguel Sampaio Souza e Silva e Aloísio Dias da Silva.

Miguel Sampaio Souza e Silva, teve obras selecionadas na 8ª, 9ª e 10ª Bienal 2010 de Piracicaba e recebeu a notícia esta semana de que foi selecionado também para a 11ª, que será aberta de 9 de agosto até dezembro. Primeiro Lugar na categoria Arte Naïf, com suas obras “Colhendo goiabas” e “A hora da viola” no XIV Salão de Artes Plásticas de Cerquilho.

Aloísio Dias da Silva, Segundo Lugar na categoria Arte Naïf, com suas obras “Colheita de abacaxi” e “Vendedor de abacaxi”, no XIV Salão de Artes Plásticas de Cerquilho.

SERVIÇO

A Galeria Municipal de Artes fica na Rua XV de Novembro, 367. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita. Para outras informações, e para agendamentos de turmas e escolas, basta ligar para 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário