sexta-feira, 4 de maio de 2012

Marília em Sete

HISTÓRIA E ARTE
Exposição Marília em sete foi doada ao Município na manha dessa sexta-feira

Difundir o acervo de registros históricos de Marília para a população, compreendendo a história do município por meio da arte, são o mote da Exposição Marília em Sete que foi doada ao município na manhã dessa sexta-feira(4), pelos idealizadores do projeto: Naum Simão e Leonardo Rea Lé, numa cerimônia que aconteceu na Biblioteca Municipal e reuniu cerca de 40 pessoas.
Entre as autoridades presentes, estavam: Vitória Freitas(Diretora do Sest/Senat); Saulo Cirino( Gerente Geral do Marília Shopping); Fábio Gerduli( Marilan); Fernanda Lima ( Marilan); Bruno Gavassi ( Supermercados Tauste); o secretário municipal da Cultura, André Gomes, que no ato representou o prefeito Ticiano Toffoli. Também estiveram no local parceiros, artistas e representantes da Comissão de Registros Histórico do Município.
Para  um dos idealizadores do projeto e também artista plástico, Leonardo Rea Lé, essa doação proporciona uma sensação de que a arte está cumprindo seu papel de transformação social, pois a Exposição dissemina conhecimento. “Estou sentindo uma sensação de dever cumprido. Tudo que planejamos conseguimos realizar e cumprir. E uma coisa que me deixou muito feliz foi  a circulação do trabalho, a democratização do acesso a arte, a história,  que são coisas que complementam meu modo de pensar, agir e viver”, destaca.
Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes,  a manhã dessa sexta-feira foi um dia histórico para cultura de Marília, porque a arte compartilhada é a arte que democratiza saberes. “Hoje é um dia importante para a cidade, pois estamos recebendo para a Exposição Marilia em Sete que conta a história da nossa cidade por meio da arte e isso representa algo muito importante para o município porque a exposição é singular, pois além de ser uma expressão artística ela resgata momentos importantes da história de Marília e faz uma síntese da história de nossa cidade”, analisa André Gomes.
Ressaltando que a Exposição Marília em Sete foi realizada pela Rua 34 Produções e aprovada pela Lei Rouanet que incentiva a produção artística e cultural no Brasil e pela Lei de Incentivo Fiscal ProAC-ICMS, a exposição contou com patrocínio do Tauste Supermercados, Banco Bradesco, Marilan Alimentos e apoio cultural do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural, Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria da Cultura de Marília, Comissão de Registros Históricos, Marília Shopping, Univem, Unimar, SESI e Emdurb.
A Exposição Marília em Sete pode ser vista na Biblioteca Municipal, que funciona das 8h às 19h, localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, até o dia 11 de junho e é aberta a toda população.  


Foto: Helder C. Soares

0 comentários:

Postar um comentário