quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marília em Sete


Exposição ‘Marília em Sete’ que promoveu uma viagem através da história da cidade é doada ao município.
Após percorrer locais de grande circulação na cidade, a  exposição ‘Marília em Sete’ que teve como principal objetivo contribuir para o enriquecimento da vida cultural da cidade e difundir o acervo de registros históricos para a população, chega ao fim de sua itinerância e será doada definitivamente ao município.

Realizada e idealizada pela Rua 34 Produções através do mariliense Naum Simão, filósofo, pesquisador, professor universitário de filosofia da arte e estética, curador e crítico de arte e por Leonardo Rea Lé, artista plástico e responsável pela concepção artística da exposição, em ‘Marília em sete’, a história da cidade foi apresentada como um cenário (set na língua inglesa), representado por sete totens ricamente ilustrados que abordaram os tópicos: rotas, personagens, festividades, solidariedades, paisagens rurais, urbanas e históricas que promoveram a conscientização de nossa cidade em todas as esferas para a preservação histórica e cultural.

Aprovada pela Lei Rouanet que incentiva a produção artística e cultural no Brasil e pela Lei de Incentivo Fiscal ProAC-ICMS, a exposição contou com patrocínio do Tauste Supermercados, Banco Bradesco, Marilan Alimentos e apoio cultural do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural, Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria da Cultura de Marília, Comissão de Registros Históricos, Marília Shopping, Univem, Unimar, SESI e Emdurb.

Segundo o artista plástico Leonardo Rea Lé, “graças a essa parceria tão significativa pudemos realizar esse projeto. Agradecemos todos os nossos patrocinadores que acreditaram em nosso trabalho e a todas as empresas e órgãos que nos apoiaram. Com a doação da exposição ao município essa história não será esquecida, sendo possível dar continuidade ao nosso trabalho que a partir de agora será de responsabilidade da Secretaria da Cultura de Marília e da Comissão de Registros Históricos”, destaca.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, considera importante esta aquisição por parte do município  porque é uma forma de registrar a história da cidade por meio de um olhar mais artístico “Essa exposição contribui para democratizar a história da cidade e a própria exposição, pois assim poderemos leva-la para diversos locais da cidade. Fico muito honrado  com essa doação que é para toda a cidade”, diz  André Gomes.

A cerimônia de doação será realizada nesta sexta-feira(4),  às 9h30 na Biblioteca Pública Municipal 'João Mesquita Valença', localizada na Avenida Sampaio Vidal, 245, onde permanece em exposição até o dia 11 de junho. 

0 comentários:

Postar um comentário