segunda-feira, 21 de maio de 2012

“O SONHO DELES”

Projeto une crianças e artistas plásticos

Idealizado pela artista plástica Isabel Campos e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Galeria Municipal de Artes, o projeto “Sonho deles” envolve crianças atendidas pelo projeto Renovi (Renovar para Vida) da Ong Ebadef. Essas crianças irão trabalhar em parceria com artistas plásticos, produzindo obras de artes.

A artista Isabel Campos selecionou 20 artistas plásticos consagrados na cidade para essa parceria. Entre as centenas de crianças atendidas pelo projeto Renovi, serão selecionadas as 20 que mais se identificarem com as artes plásticas. Após essa primeira etapa, as crianças irão se encontrar nos dias 11,12 e 13 na sede do projeto para fazer uma pintura em uma tela. Essa pintura irá retratar o sonho de cada uma.

Posteriormente, os artistas irão complementar os quadros, para que estejam à mostra, em agosto, em uma Exposição onde estarão presentes personalidades da sociedade mariliense, com o propósito de comercialização dessas obras. O valor arrecadado será totalmente para as crianças do projeto.

Os artistas também terão contato estreito com as crianças, em momentos que poderão trocar impressões e informações sobre as obras produzidas.“Queremos promover um momento onde as crianças terão um contato direto com os artistas. Nesses momentos com certeza as crianças se sentirão realizadas por terem executado um trabalaho em parceria com um artista. Isso só irá aguças o gosto e a paixão pela arte”, disse Denise Campos Justino, Coordenadora da Galeria Municipal de Artes.

Segundo Isabel, a escolha do Projeto Renovi, foi devido a uma parceria já existente, porém ,o objetivo de seu projeto é atender diversas instituições de crianças carentes.

“O começo de tudo está nas crianças. Acredito que temos a obrigação de levar arte às crianças que não têm acesso e tornar possível o contrato delas com esse conteúdo diferenciado”, disse Isabel .

Para o presidente da Ong Ebadef e coordenador do Projeto Renovi, Ademar Aparecido de Jesus – o Dema - esse é um momento ímpar para a comunidade.

“Faz aproximadamente 10 anos que lutamos para a comunidade ter acesso às artes. Hoje vivemos um momento de socialização e democratização da cultura em Marília, que torna possivel toda expressão de arte e sua ampliação para as camadas não atingidas. Queremos agradecer à Artista Isabel e ao Secretário da Cultura André Gomes Pereira por incentivar e estimular a cultura em nossa comunidade”, disse Ademar.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, esse projeto é alicerce para a construção de políticas públicas culturais e que apoiá-lo é uma maneira de democratizar o acesso às artes plásticas. “Vamos apoiar projetos como esse, principalmente, para que todos, independentemente da classe social, tenham os mesmos acessos à cultura”, finaliza Gomes.

Mais informações sobre o projeto, entrar em contato com a Galeria Municipal de Artes pelo telefone 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário