quarta-feira, 16 de maio de 2012

Prefeitura apóia poetas

Prefeitura apóia participação de poetas marilienses


Com o intuito de fomentar a produção cultural em Marília, a Prefeitura, por meio da SC (Secretaria Municipal da Cultura), e a Confraria dos Poetas firmaram parceria para financiar os escritores da cidade que participarão da 3ª Antologia – Confraria dos Poetas, realizada pela organização, e que terá divulgação nacional.

Participarão do livro dez escritores marlienses entre eles: Adriana Ronchi, Cid Oliveira, Daiane Portela, Fabrício Mendes, Felipe Diaz, Johnny Walkman, Leandro Custódio, Marcos Agua, Ramon Franco e Victória Sales, além de poetas de mais sete estados brasileiros.

Os escritores receberão 50 exemplares do livro e destes uma pequena parte dos exemplares dos poetas marilienses serão entregues a Prefeitura para que a mesma distribua entre suas escolas, Biblioteca Municipal e demais estabelecimentos, de forma a divulgar a produção de seus artistas e contribuir para que Marília esteja em evidência no cenário nacional.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, sempre preocupado em fomentar a cultura e a produção cultural mariliense, levou o projeto para o prefeito Toffoli, que o considerou de fundamental importância para políticas culturais na cidade, aprovando e incentivando cada vez mais nossos escritores .

“Ao aprovar a parceria da Confraria do Poetas com a Prefeitura de Marília, fomentaremos a nossa produção local, ou seja, dez poetas marilienses estarão numa antologia nacional. Sinto uma felicidade imensa pelos nossos artistas”, afirma o secretário.

O livro será lançado em agosto, na Bienal de Literatura. E terá lançamentos em diversos Estados, além do lançamento nacional em São Paulo, na Casa das Rosas.

“Claro que faremos um lançamento por aqui, dizem que o sonho de todo o poeta é publicar um livro e nós acreditamos que o papel da Secretaria Municipal da Cultura é fomentar a produção cultural”, destaca Gomes.

A Confraria do Poetas é uma organização não-governamental que visa o de intercambio entre escritores de todo o Brasil, além da ideia de parceria entre os poetas para a produção cultural.

Das tardes de discussão poética e prosa, os escritores se reuniam e realizaram o projeto Curso de Poesia Falada e Saraus. Finalmente em 2007, alastraram o projeto Uma Antologia, em volumes já esgotados, seguida de Confraria dos Poetas - II Antologia, em 2008. E em 2012, trabalham em mais um grande e ousado projeto, a III Antologia - Confraria dos Poetas.

0 comentários:

Postar um comentário