segunda-feira, 11 de junho de 2012

ARTE E CIDADANIA

Projeto Sonho Deles tem início esta semana

Idealizado pela artista plástica Isabel Campos e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Galeria Municipal de Artes, o projeto “Sonho Deles” envolve crianças atendidas pelo projeto Renovi (Renovar para Vida) da Ong Ebadef. Essas crianças irão trabalhar em parceria com artistas plásticos, produzindo obras de artes.

Os primeiros trabalhos das crianças tiveram início nesta segunda-feira, 11 de junho, com seqüência no dia 12, na sede da Ong Ebadef, que é onde o Projeto Renovi funciona.

Neste primeiro dia, foi feita uma apresentação do projeto para as crianças, explicando como irão desenvolver os trabalhos e também um exercício com papel sulfite para treinar o que irão fazer nas telas. No segundo dia (terça-feira), as crianças receberam as telas, pincéis e tintas, para esboçar então o sonho de cada uma nas telas.

Ainda nesta semana, os artistas escolheriam as telas que mais tiveram afinidade, para complementar a pintura e dar o toque pessoal. No dia 10 de julho os artistas se reunirão com as crianças na Galeria Municipal de artes. Neste encontro as crianças poderão trocar experiências com os artistas e ver os quadros prontos.

A terceira etapa do projeto é a exposição das telas, dos dias 14 a 29 de agosto, no Marília Shopping, oportunidade em que as telas serão comercializadas.

Segundo Isabel, a escolha do Projeto Renovi, foi devido a uma parceria já existente, porém, o objetivo de seu projeto é atender diversas instituições de crianças carentes.

“O começo de tudo está nas crianças. Acredito que temos a obrigação de levar arte às crianças que não têm acesso e tornar possível o contrato delas com esse conteúdo diferenciado”, disse Isabel.

Para Denise Campos Justino, coordenadora da Galeria Municipal de Artes, é muito importante o contato das crianças com os artistas, em momentos que poderão trocar impressões e informações sobre as obras produzidas. “O objetivo é promover um momento onde as crianças terão um contato direto com os artistas. Nesses momentos com certeza as crianças se sentirão realizadas por terem executado um trabalho em parceria com um artista. Isso só irá aguçar o gosto e a paixão pela arte”, disse Denise.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, esse projeto é alicerce para a construção de políticas públicas culturais e que apoiá-lo é uma maneira de democratizar o acesso às artes plásticas. “Vamos apoiar projetos como esse, principalmente, para que todos, independentemente da classe social, tenham os mesmos acessos à cultura”, finaliza Gomes.

Para o presidente da Ong Ebadef e coordenador do Projeto Renovi, Ademar Aparecido de Jesus – o Dema - esse é um momento ímpar para a comunidade.

“Faz aproximadamente 10 anos que lutamos para a comunidade ter acesso às artes. Hoje vivemos um momento de socialização e democratização da cultura em Marília, que torna possível toda expressão de arte e sua ampliação para as camadas não atingidas. Queremos agradecer à Artista Isabel e ao Secretário da Cultura André Gomes Pereira por incentivar e estimular a cultura em nossa comunidade”, disse Ademar.

O PROJETO

A artista Isabel Campos selecionou 20 artistas plásticos consagrados na cidade para essa parceria. Entre as centenas de crianças atendidas pelo projeto Renovi, foram selecionadas as 20 que mais se identificaram com as artes plásticas, para esboçarem em uma tela, uma pintura que retrata o sonho de cada uma delas.
Posteriormente, os artistas irão complementar os quadros, para que estejam à mostra, em agosto, em uma Exposição onde estarão presentes personalidades da sociedade mariliense, com o propósito de comercialização dessas obras. O valor arrecadado será totalmente para as crianças do projeto.

Mais informações sobre o projeto, entrar em contato com a Galeria Municipal de Artes pelo telefone 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário