quarta-feira, 27 de junho de 2012

CARAVANA CULTURAL

Projeto que leva diversidade cultural para todos os cantos da cidade será lançado nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira (28), às 15h, no Auditório da Prefeitura de Marília, será lançado oficialmente o projeto Caravana Cultural – Circuito Diversidade, que objetiva fomentar a difusão da produção cultural e artística do município, além de se propor um espaço para divulgação de campanhas sobre saúde, meio ambiente e juventude para toda a população.

A Caravana Cultural busca tornar mais democrático o acesso à cultura e a arte produzidas no município de Marília, percorrendo um circuito, em 6 etapas, nas quatro regiões da cidade e uma na região central marcando o encerramento do evento, levando as mais variadas expressões artísticas e culturais à população,buscando contemplar a diversidade que compõe nossa formação enquanto povo. Todas as atividades serão gratuitas.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comenta que este projeto também foi uma proposta que nasceu dos debates sobre políticas públicas culturais durante a II Conferência Municipal da Cultura e demonstra que a marca do administração Toffoli é democratizar o acesso à cultura e dialogar com os movimentos sociais.

“Um governo democrático se constrói junto com a sociedade, ouvindo suas demandas, dialogando com os movimentos sociais. E esta é a segunda política cultural que implantamos em nossa gestão. Este trabalho em sintonia com o Conselho de Cultura é fundamental para democratizar a arte e valorizar nossos artistas locais”, comenta Gomes.

Segundo o prefeito de Marília, Ticiano Toffoli, este é mais um projeto na área cultura que visa democratizar o acesso a todas as expressões artísticas. “Este projeto vai para o local que o povo está, ou seja, todos os cantos da cidade. Levando música, teatro, dança, cinema entre outras linguagens artísticas, por isso circuito da diversidade. Sabemos que a cultura agrega valores para o desenvolvimento das pessoas e por isso este projeto é tão importante. O nosso governo tem essa característica de participação. Aproveito a oportunidade para parabenizar o Secretária da Cultura, André Gomes, que oxigenou essa democratização da cultura na cidade, sempre com este olhar coletivo”, diz o prefeito.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com o Conselho Municipal da Cultura. E conta com o apoio das seguintes secretarias: Juventude, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, Obras, Educação e Serviços Urbanos e também com o apoio cultural do: Coletivo Desdobra, Instituto De Cais de Cinema, Clube de Cinema de Marília, Higor Liberali Desenhos e Dean Skate.

O titular da pasta ressalta que a proposta do projeto vem do esforço da gestão Toffoli de democratizar o acesso à cultura e que também é um espaço para os artistas locais mostrarem seu trabalho.

“ O apoio e o olhar sensível do prefeito Toffoli para as questões culturais impulsionam nossos esforços em democratizar à cultura. Também quero dizer que é importante valorizar e respeitar o trabalho dos artistas que vivem da sua arte. Por isso estamos pagando um cachê para os participantes, porque o trabalho dos artistas precisa ser valorizado. E também para motivá-los a continuar produzindo mais”, diz emocionado o secretário.

A primeira edição da Caravana Cultural acontecerá no próximo domingo (1), Poliesportivo do Santa Antonieta(Rua Maria Francisco de Camargo, 525 ) e contará com uma diversificada programação de música, dança, teatro, cinema, circo, artes plásticas e oficinas culturais. O evento é aberto para toda a população.

O coordenador de Cultura, Rafael Botaro, comenta que este projeto foi elaborado e construído coletivamente, junto com o Conselho Municipal da Cultura e com os servidores da Secretaria da Cultura. “ É com este olhar coletivo de construção de ações que conseguiremos implantar projetos culturais e mostrar para a população que ela é protagonista de todas nossas ações” , finaliza Botaro.



PROGRAMAÇÃO



DATA: 01/07 – POLIESPORTIVO DO SANTA ANTONIETA

HORÁRIO – A PARTIR DAS 14H

EVENTO GRATUITO



Oficinas: Ballet de Rua – São José do Rio Preto; Percussão com Augusto da Banda em Balde; Discotecagem com André Jundi.

Música: Carlos Vergalim, Os Pícios e Johnny Walman

Teatro: Cia Sesi com “ O Boi”

Dança: Ballet de Rua – São José do Rio Preto

Circo: Companhia Fogonellas( Pirofagia e Malabares)

Percussão: Banda em Balde

Cinema: Instituto de Cais de Cinema e Clube de Cinema de Marília apresentando curtas-metragens





0 comentários:

Postar um comentário