segunda-feira, 18 de junho de 2012

CIÊNCIA E CULTURA

Astronomia é tema de novos projetos da Secretaria da Cultura

Novos projetos, múltiplas culturas e ao alcance de todos. Assim tem trabalhado a Secretaria Municipal da Cultura, fomentando e estimulando a cultura na cidade e agora se enveredando para um novo caminho: a Astronomia. Quem apresentou o projeto “Astronomia para Todos” foi o senhor João dos Santos Frazão, que esteve com o Secretário da Cultura André Gomes na última sexta-feira, 15.

O projeto inicial propõe uma peça de teatro com crianças, discutindo os temas astronomia, meio ambiente e ciência. As peças serão encenadas com o objetivo de levar mais conhecimento para todas as classes sociais. Além da peça, o projeto ainda envolve uma exposição sobre astronomia e meio ambiente, com objetos, telescópios, maquetes e painéis explicativos.

Para o senhor João Frazão, o objetivo do Projeto é ampliar a cultura e conhecimentos científicos entre o público geral e promover amplo acesso à observação astronômica, especialmente em comunidades carentes. O projeto será feito em parceria com a Associação de Astronomia de Mariápolis, a qual o senhor João Frazão fazia parte, como presidente, e somente deixou por ter se mudado para Marília.

“A educação científica faz parte da cidadania. Queremos fornecer uma imagem moderna da ciência e do cientista para reforçar as ligações entre educação científica, estimulando o engajamento de estudantes na carreira tecnológica e também o gosto pela astronomia. Todos devem saber o impacto da astronomia e das ciências básicas em nossas vidas e compreender melhor como o conhecimento científico pode contribuir para uma sociedade mais equilibrada”, disse João Frazão.

O projeto foca também diversos aspectos da relação das pessoas com os astros, além da astronomia, tais como literatura, música, pintura, teatro, cinema, arquitetura, meio ambiente, biologia, matemática, física, química, filosofia, festividades do calendário civil e religioso.

Para o secretário Municipal da Cultura, André Gomes, este é um projeto muito interessante, que busca diversificar e ampliar os meios de acesso à cultura. “Trabalhamos para proporcionar cultura e informação para nossa população, de forma igual, para todas as classes sociais. Esse é mais um projeto que iremos desenvolver, com o objetivo de otimizar a qualidade de conteúdos expostos e oferecidos à população de forma gratuita”, disse o secretário.

0 comentários:

Postar um comentário