segunda-feira, 4 de junho de 2012

CIÊNCIA E CULTURA


Estudantes do Paraná visitaram o museu de paleontologia  

Conhecer a história remota do nosso planeta, tocar fosseis e vivenciar de perto um passado de milhões de anos foram algumas das emoções que aproximadamente 40 alunos do curso de Ciências Biológicas da UENP -  Universidade Estadual do Norte do Paraná -   vivenciaram ao visitar museu municipal de Paleontologia de Marília, na última sexta-feira(1).

A visita faz parte de um intercâmbio entre o Museu e a UENP, a qual já recebeu algumas vezes o paleontólogo e coordenador do Museu, William Nava, para ministrar palestras aos alunos de graduação do curso de biologia da universidade.

Estavam presentes na visita alunos do primeiro e também do último ano do curso de Ciências Biológicas da UENP. Os estudantes estavam acompanhados pelo professor, Túlio Roberto Pavilhão, e durante a visita tiveram a oportunidade de tocar em fosseis, fotografá-los, assim, complementando a visão que se tem na teoria sobre o que é um fóssil. “Aqui os estudantes tiveram contato com materiais fossilizados, em exposição, da época os dinossauros, ou seja, vivenciaram a história da evolução do nosso planeta na prática. Gostaria de agradecer ao William Nava por esta oportunidade”,  disse o professor .

“Estou muito satisfeito com a presença dos universitários, pois é importante compartilhar conhecimento na ciência, pois é assim que formaremos novos pesquisadores. Aqui eles conhecem na prática o que aprenderam na sala de aula manipulando os fosseis, por isso é importante destacar a importância do Museu como espaço único em todo o oeste paulista sobre essa temática”,  comenta o paleontólogo, Nava.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, ressaltou a importância de intercâmbios culturais e parabenizou mais uma vez o Museu de Paleontologia, que é vitrine de Marília para o mundo. “ Marília é conhecida internacionalmente pelo trabalho desenvolvido pelo William Nava e sua equipe. Apóio e valorizo a ciência e a pesquisa porque por meio delas  poderemos descobrir nossa própria história”, finaliza Gomes.

SITIO PALEONTOLÓGICO

Após a visita ao museu, o paleontólogo, William Nava,  seguiu com os alunos para a Serra de Avencas, onde os estudantes puderam conhecer as camadas rochosas, observar a sedimentação ocorrida há milhões de anos para a desagregação em laboratório  a fim de buscar possíveis micro-fosseis.

Nava ressalta ainda que a  região de Marília apresenta notáveis cortes nos terrenos, expondo rochas sedimentares e que isso tem sido tema de  artigos de geologia e paleontologia de diversos lugares do mundo.

Serviço: o Museu Municipal de Paleontologia fica na Avenida Sampaio Vidal. E funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, a entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone: 14- 34026603      ou pelo blog: http://dinosemmarilia.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário