sábado, 9 de junho de 2012

CULTURA E CIDADANIA


Conselho de Cultura tomou posse na última quarta-feira

Os 21 membros do Conselho Municipal da Cultura foram empossados na última quarta-feira (6), em solenidade realizada no Auditório do Gabinete da Prefeitura de Marília, tendo como presidente, Márcio Martins; como vice-presidente, Alexandre de Cerqueira César Jr.; como primeiro secretário, Leandro Custódio e como segunda secretária, Lucinéia Ferreira da Silva. A diretoria foi eleita por voto direto pelos próprios conselheiros.

Os demais conselheiros que tomaram posse foram: Wania Lombardi, Luca Bernar, Higor Liberali, Daniela Bueno, Felipe Dias dos Santos, Gonzalo Peres, Clarice Alves de Lima, Gabriel Torres de Cerqueira Cesar, Orisvaldo Quinquinato, Carlos Henrique da Silva, Gustavo César, Luciano Cruz, Andréa Regina Spina, Gustavo dos Santos de Souza, Milena Deganuti, Wilza Aurora Matos Teixeira, Silmara Lourdes Truzzi.

É importante ressaltar que os membros do conselho foram eleitos de forma direita durante a II Conferencia Municipal da Cultura. “Esta maneira democrática de eleger um conselho é muito importante para participação popular de fato. Eu me sinto muito satisfeito de ser presidente de um Conselho democraticamente eleito, porque o Conselho é de natureza sócio-participativa, configurando-se como um dos pilares para uma gestão mais participativa e democrática”, comenta o presidente do Conselho Municipal da Cultura, Márcio Martins. 


Estiveram presidentes na solenidade diversas autoridades: José Carlos de Souza Bastos (Assuntos Estratégicos), André Gomes (Cultura), José Crulhas ( Obras), Terezinha de Souza e Silva ( Assistência Social), Elias Mesquita(Serviços Urbanos), Rodrigo Zotti( Economia e Planejamento), Denise Lopes (Juventude), Evandro Pamplona( Daem), Sergio Hermínio e Sandro Spadoto (Codemar), vereador Donizete Alves, Alex Vasconcellos ( presidente do Conselho Municipal da Juventude), Osvaldo Martins de Oliveira (presidente da Matra)Ademar Aparecido de Jesus (Projeto Renovi), Cilas Meneses Portela( Sesi), Milena Deganuti( Oficinas -Tarsila do Amaral); além de representantes de entidades, associações, ONGs, sociedade civil, artistas e ativistas culturais.

É competência do Conselho Municipal da Cultura propor diretrizes e políticas públicas voltadas para área cultural, trabalhando de forma conjunta com o poder público na formulação de políticas culturais e na implantação da Lei de Incentivo à cultura, zelando para seu cumprimento.

O secretário Municipal da Cultura, André Gomes, revelou que o secretário Municipal de Assuntos Estratégicos, José Carlos de Souza Bastos, o Beca, teve participação decisiva para trazer de volta a pauta sobre a lei de incentivo à Cultura no município. “ O Beca foi a pessoa que desengavetou do arquivo da prefeitura a lei de incentivo à cultura. Ele retomou a discussão e colocou o assunto em pauta, fazendo a coisa andar de fato. Lembrando que fruto desta sensibilidade do Beca, também teve a sensibilidade do Prefeito Toffoli  que alterou o projeto no dia em  que ele seria votado. O prefeito Toffoli de maneira democrática ouviu as reivindicações dos artistas e apresentou uma emenda a lei de incentivo à cultura, incorporando o IPTU”, explicou Gomes.

“ E muito importante o trabalho do Conselho porque será por meio dele que serão colocadas todas as deliberações com respeito à cultura no âmbito municipal. Parabenizo a todos os membros do conselho e sempre digo que a Secretaria da Cultura não produz cultura, quem produz são os nossos artistas, os quais certamente nos ajudarão a realizar uma gestão democrática”, finaliza Gomes. 

0 comentários:

Postar um comentário