terça-feira, 19 de junho de 2012

CULTURA E JUVENTUDE

Espaço Juventude promove workshop gratuito de fotografia

O Espaço Juventude por meio do projeto “ O que eu sempre quis falar” irá promover em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e com apoio cultural da Secretaria Municipal da Cultural, um workshop de fotografia voltado para jovens entre 14 e 29 anos. O curso é gratuito e irá acontecer no próximo sábado (23), das 10h às13h no Espaço Juventude, localizado na Rua Campinas.

Os interessados em participar do workshop devem se inscrever pela página do projeto no facebook: www.facebook.com/oqueeusemprequisfalar. Os primeiros inscritos estarão automaticamente matriculados, por isso é importante agilidade por parte dos jovens, pois as vagas são limitadas.

O projeto “O que eu sempre quis falar” tem como objetivo dialogar com a juventude por meio de linguagens artísticas, discutindo e fomentando a ideia do protagonismo, da emancipação e o empoderamento juvenil através dos grupos de discussão, com diferentes temáticas. O projeto está na sua 2ª edição e suas dinâmicas de encontros são realizadas por meio de rodas de conversas e oficinas culturais.

A coordenadora do Espaço Juventude, Jaqueline Alves, comenta que este projeto possibilita a troca de experiências entre a juventude e isso ajuda na construção da cidadania. “ É pela arte que a conseguimos dialogar com a juventude, fazendo o jovem se sentir inserido no contexto social, por isso a importância de trabalhar a arte. Cada workshop trabalhará uma linguagem artística. Neste primeiro trabalharemos a fotografia, assim ampliaremos também o acesso das diversas expressões de arte aos jovens”, explica Jaqueline.

A secretária Municipal da Juventude, Denise Lopes, destaca que desde a 1ª edição a Secretaria Municipal da Juventude investe nesse Projeto. “O que promove o debate e o diálogo da juventude deve ser fomentado intensamente. O que eu sempre quis falar vem com essa proposta, abordar as diversas dimensões e problemáticas do universo juvenil através da arte. Além disso, promove a interação, o desenvolvimento de potencialidades e a construção da identidade enquanto sujeitos de direitos”, comenta Denise Lopes.

O workshop será ministrado pela fotografa Paula Mello e durante o curso será servido um almoço vegetariano para os participantes. O projeto também conta com apoio Cozinha V e Tauste Ação Social.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, apoiar este projeto é reflexo natural da nossa gestão, a qual deseja democratizar o acesso à cultura em todas as suas formas. “O projeto “ o que eu sempre quis falar” objetiva pela arte dialogar com a juventude, além de democratizá-la em todas suas expressões. É pensando neste objetivo que fico muito satisfeito de participar deste projeto, porque os jovens são multiplicadores culturais”, finaliza Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário