segunda-feira, 11 de junho de 2012

DANÇA

Bailarina de Marília participará de Festival de Joinvile





A jovem bailarina Bárbara de Almeida Martins esteve na semana passada na Secretaria Municipal da Cultura, reunida com o secretário André Gomes. Bárbara é uma das bailarinas marilienses que irá para o 30º Festival de Dança de Joinvile.


O Festival, é um dos maiores e mais disputados do país, acontece entre os dias 23 e 27 de julho e envolve as modalidades: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.


Para Bárbara, que irá participar da modalidade Ballet Clássico, este é um momento de muita expectativa, pois estará competindo com bailarinos experientes de todas as partes do Brasil e também do exterior. “Ficarei em Joinvile por 4 dias, treinando para passar por uma audição. Estarei competindo com muitas bailarinas e espero muito ansiosa pelo êxito. Mas passarei por momentos importantes, com contato com bailarinos experientes, professores renomados e assistindo apresentações de grandes companhias”, disse Bárbara, que estuda Ballet Clássico na Escola Técnica de Dança Ballet Jovem.


Aos vencedores do festival, a premiação especial Troféu de Melhor Grupo, e medalhas de ouro para: Prêmio Revelação; Melhor Bailarino; e Melhor Bailarina. Ao total, são R$30 mil em dinheiro para esses agraciados. Já o Coreógrafo Revelação ganha uma viagem ao Festival de Lyon, na França.






O FESTIVAL


Dentro e fora do palco, o Festival de Dança de Joinville é um evento consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes. Numa trajetória que em 2011 completa 29 anos, milhares de bailarinos e amantes da dança chegam a Joinville vindos de todo o País e do exterior com diferentes objetivos: Concorrer na Mostra Competitiva, apresentar-se no Meia Ponta ou Palcos Abertos nas praças, bairros, shoppings e fábricas ou com um foco voltado a atividade didática.


O Festival engloba a realização de cursos e oficinas com fins de aperfeiçoamento profissional, workshops gratuitos para os coreógrafos inscritos no evento, seminários de dança, projetos comunitários, palestras, debates, entre outras ações.


Promover em noites especiais como Abertura e Gala, espetáculos que sejam montagens completas de balés consagrados ou peças de destaque de outros gêneros de dança e trabalhos de companhias de renome é também uma preocupação do Conselho Artístico e da organização do evento.


Mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville, o evento reúne mais de seis mil participantes diretos e atrai público superior a 200 mil pessoas numa média de 170 horas de espetáculos, o que inclusive lhe valeu a citação como o Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book de 2005.

0 comentários:

Postar um comentário