terça-feira, 12 de junho de 2012

Exposição e Inclusão

CASA Marília faz exposição de fotos em shopping


Imagens retratam projeto cultura de Paz, realizado no centro socioeducativo; mostra acontece no Marília Shopping com apoio da Secretaria Municipal da Cultura




A partir de sexta-feira (15) a CASA Marília, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e do Marília Shopping, promove a exposição Cultura de Paz, no Marília Shopping, em Marília. É a primeira vez que o centro de atendimento socioeducativo da Fundação CASA consegue um espaço de grande circulação de pessoas na cidade para apresentar seu trabalho.

A mostra traz 125 fotos, com as respectivas legendas, que retratam o projeto homônimo, realizado há cerca de um ano e meio no local. As imagens foram produzidas por adolescentes que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa de internação no CASA.

As fotos ficam expostas diariamente até 29 de junho, das 10h às 22h (domingos e feriados, das 13h às 19h), na área central do shopping, próximo à praça de alimentação.

A abertura oficial do evento será na sexta-feira(15), às 9h30, no Marília Shopping, e terá a presença de funcionários do CASA Marília, como a diretora, Ednéia Reganhan, e autoridades do município, como o secretário Municipal da Cultura, André Gomes.

O projeto Cultura de Paz busca sensibilizar adolescentes e funcionários sobre a importância da paz no cotidiano do centro socioeducativo, de forma a garantir o desenvolvimento eficiente e efetivo da medida socioeducativa. Por meio de oficinas, a agente educacional Roxanne Rodriguero desperta nos jovens o senso crítico sobre a realidade, por meio de textos, fotos desenhos e outras produções artísticas.

“A comunidade nos abriu um espaço muito significativo onde mostraremos para a sociedade nosso trabalho interno”, explica a diretora do CASA Marília. “Queremos reverter a imagem estigmatizada do adolescente em conflito com a lei e mostrar que as pessoas mudam”, completa Ednéia.

A parceria com a Secretaria Municipal da Cultura consiste na contratação de um arte-educador de percussão para realizar oficinas na instituição, na revelação e ampliação das fotografias e na organização da Exposição Fotográfica “Cultura de Paz” no Marília Shopping.

“Este projeto é muito importante porque dá visibilidade para o outro lado do muro da Fundação Casa, e também valoriza o trabalho artístico realizado pelos adolescentes. A arte da fotografia é uma maneira de olhar diferente olhos para estes jovens e os acolher na sociedade. Talvez seja uma maneira de amenizar a ausência do estado na educação. E a Secretaria da Cultura apoia esse tipo de iniciativa de arte como inclusão”, disse o secretário municipal da Cultura, André Gomes.

0 comentários:

Postar um comentário