segunda-feira, 11 de junho de 2012

MUSEUS

Funcionários da Cultura participam de 4º Encontro Paulista



Acontece em São Paulo, no Memorial da América Latina, nos dias 13, 14 e 15 de junho, o 4º Encontro Paulista de Museus, com o tema: Novas Fronteiras da Gestão de Museus. Representando a Secretaria Municipal da Cultura de Marília irão o Encarregado do Museu Histórico e Pedagógico de Marília, Ricardo Verceloni Martins e a Assessora Técnica de Cultura, Cláudia Helena Guimarães.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e executado pelo Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus e pela Organização Social de Cultura ACAM Portinari, o encontro tem o objetivo de ampliar o debate sobre as parcerias existentes entre sociedade civil e poder público na gestão de museus. Serão apresentadas experiências de destaque na área tanto no âmbito nacional como internacional.

O 4º Encontro é gratuito e aberto aos profissionais interessados no tema com destaque para gestores e profissionais que atuam em museus; autoridades municipais, estaduais e federais, que atuam nas áreas da cultura, patrimônio histórico e afins; pesquisadores; provedores de soluções para museus e acervos; além de estudantes e demais interessados em museologia.

Como nas edições anteriores, o evento conta com a presença de especialistas renomados, em uma programação que busca discussões de interesse da comunidade museológica e, também, estimular ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus paulistas.

Outra ação importante do 4º Encontro é a eleição dos trinta representantes regionais que irão compor o Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Ações do Sistema Estadual de Museus – SISEM-SP e os dois representantes que irão compor o Conselho de Orientação do SISEM-SP, ambos vinculados à Secretaria de Estado da Cultura. Ambos representantes de Marília irão se candidatar às eleições.

Para Cláudia Helena Guimarães, este é um evento muito importante para fazer novos contatos e promover uma ponte entre município e Governo Estadual.

“Esse contato com a coordenadoria do SISEM nos abre novas possibilidades de parcerias, tanto para exposições, como para futuras ações diretas no Museu Histórico - e também incluí-lo no cronograma de ações que serão desenvolvidas em 2013”, disse Cláudia.

Para o Secretário Municipal da Cultura, o Encontro é importante, pois permite aos servidores a troca de experiências com outros museus, o que contribui para aperfeiçoar a gestão do Museu Histórico e Pedagógico.

“Uma preocupação constante de nossa gestão é a capacitação de nossos servidores, é orientação do prefeito Toffoli, para que os secretários estimulem cotidianamente o aperfeiçoamento dos servidores para promoverem a otimização dos serviços”, disse André.

O Prefeito Ticiano Toffoli ressalta que é importante capacitar e investir no servidor público. “O país vem passando por um processo de crescimento e mudanças, por isso é importante o poder público investir na capacitação do servidor, pois assim, além do servidor público mais qualificado, poderemos oferecer um melhor atendimento para nossa população. Quero ressaltar que a nossa gestão valoriza e investe no servidor”, destaca Toffoli.

0 comentários:

Postar um comentário