sábado, 23 de junho de 2012

TEATRO DA CIDADE


Prefeitura cria vagas de curso de teatro para jovens e crianças

Devido à grande procura de crianças e jovens menores de 14 anos para cursar aulas de teatro gratuitas, dentro do projeto “Teatro da Cidade”, a Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura criou vagas para atender esta demanda. E a partir desta segunda-feira (25), estão abertas as inscrições para crianças e jovens entre 7 e 13 anos que  queiram participar dos curso gratuito de teatro. Os interessados devem comparecer a sede da secretaria que fica na rua São Luiz, 248.

As aulas de teatro fazem parte do Projeto Teatro da Cidade, coordenado pelo arte-educador, Márcio Martins.  Para participar das atividades, os alunos precisam estar matriculados, em outro turno, em uma escola regular.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comenta que esta grande procura para o curso de teatro o deixou muito contente, porque prova que havia uma demanda não atendida pelo poder público. “Fico muito emocionado com tanta gente procurando curso de teatro, havia uma demanda reprimida e isso mostra cada vez mais que nosso papel é sim o de oferecer acesso à arte para todos”, comenta.

O prefeito de Marília, Ticiano Toffoli, diz que o secretário da Cultura o procurou com essa demanda de novos cursos de teatro e prontamente o atendeu por considerar a arte um instrumento transformador na sociedade, e também por ser uma solicitação da própria população.

“O teatro contribui para o desenvolvimento da expressão e comunicação e favorece a produção coletiva de conhecimento da cultura. Fico contente que possamos atender esta demanda da população, porque este é nosso papel enquanto poder público. Também quero parabenizar o secretário da Cultura, André Gomes, pelo seu trabalho e da sua equipe, o qual sempre visa o coletivo,” disse o prefeito.


O curso de teatro acontecerá no Espaço Cultura Eziquel Bambini (na Avenida Sampaio Vidal, em frente à agência dos Correios), aos sábados (das 9h às 12h) e ás quartas-feiras (das 8h às 11h). Como faz parte do projeto “ Teatro da Cidade”, a duração do curso para jovens e crianças também será de 5 meses e encerra com a montagem de um espetáculo contanto a história da cidade.

Para o arte-educador e coordenador do projeto, Márcio Martins, o teatro precisa cada vez mais assumir seu papel na educação para a vida de crianças e jovens, pois por meio dele a criança vai se deparar com uma das mais antigas manifestações culturais, e diante dessa manifestação cultural, aprenderá e verá que o teatro discute sempre as questões existenciais do homem no mundo.

“É dentro dessa perspectiva que o teatro tem a sua função estética, educacional, questionadora, transformadora, política e social – uma obra de arte enquanto atividade artística que expressa o homem e os seus sentimentos, visando à formação de cidadãos”, analisa Martins.

As aulas de teatro para jovens e crianças serão ministradas pelo arte-educador, Gonzalo Perez, que é parceiro no projeto. O curso oferece 30 vagas, dividas em 15 vagas aos sábados e 15 vagas às quartas-feiras. Portanto é importante fazer logo as inscrições, pois estarão automaticamente matriculados os primeiros inscritos. A inscrição para este público- entre 7 e 13 anos – deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis. As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de julho.

A proposta de realização do projeto “ Teatro da Cidade”, visa, além do estudo das artes cênica e de seus papeis sociais, o conhecimento da história da cidade de Marília, lembra o secretário municipal da Cultura, André Gomes.

“ Aprender um pouco da história da nossa cidade pela arte e também sobre as significações históricas do teatro, como o homem utilizou esta forma de arte para refletir sobre sua existência e sobre a sociedade, a qual está inserido são também objetivos do projeto; o qual amplia a possibilidade de compreensão da  importância da atividade teatral e sua capacidade de estudo e reflexão na formação de cidadãos. E quem sabe formar grandes atores”, finaliza entusiasmado o titular da pasta.

O Projeto

O projeto Teatro da Cidade objetiva incentivar a produção local de arte cênica, levantar a história da cidade e recontá-la pela linguagem teatral e democratizar o acesso ao teatro, tendo como proposta formar novos grupos e fomentar a atividade cultural na cidade. O projeto foi formatado pelo arte-educador, Márcio Martins, em parceria com a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.  

SERVIÇO:  Para realizar as inscrições as interessados deverão comparecer ou ligar das 8h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal da Cultura, na rua São Luiz, 248 –telefone 3402-6600. Mais informações: www.culturamarilia.blogspot.com.

0 comentários:

Postar um comentário