quinta-feira, 14 de junho de 2012

TIME DO EMPREGO JOVEM

Aula inaugural inicia programa nesta sexta-feira

Será realizada nesta sexta-feira (15), às 13 horas, aula inaugural do Programa Time do Emprego Jovem, na sede do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), na rua Carlos Gomes, 137. O programa é idealizado e desenvolvido pela Sert (Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho) em parceria com a Prefeitura de Marília por meio da SMJ (Secretaria Municipal da Juventude).

O Time do Emprego visa orientar e preparar o jovem trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. A proposta envolve seis encontros semanais de três horas, atendendo 30 jovens que buscam o primeiro emprego.

A SMJ vem buscando, na atual gestão, propiciar investimentos na qualificação de jovens e este programa demonstra essa ação e o investimento na formação para o trabalho da juventude.

“Temos o desafio de contribuir para que os jovens possam assumir seu papel central na construção do desenvolvimento brasileiro e a execução do Time do Emprego Jovem é uma alternativa para a melhor inserção juvenil no mercado de trabalho. Com o treinamento, os jovens estarão mais preparados para conseguir um bom emprego”, diz a secretária municipal da Juventude, Denise Lopes.

Marcelo Uzai e Miryam Bertholdo serão os educadores do programa, Segundo Uzai, o treinamento mudará a postura de vida dos jovens, reconhecendo suas habilidades e descobrindo outras. “Trata-se de uma mudança radical. É a descoberta de talentos. Nossa expectativa quanto ao Time do Emprego Jovem é muito positiva”, comenta o educador.

A faixa etária dos jovens inscritos é 16 a 20 anos, sendo que 56% deles são homens e 44% são mulheres. Do total de inscritos 76% estão cursando ou cursaram o Ensino Médio.

Denise afirma que é preciso ampliar os programas de acesso ao emprego, sem perder de vista a conciliação dos estudos, trabalho e vida familiar. “Também devemos garantir a inserção dos jovens no mundo do trabalho com melhores empregos e igualdade de direitos”, conclui a secretária.

Foto: Mauro Abreu

0 comentários:

Postar um comentário