sexta-feira, 6 de julho de 2012

HOMENAGEM E ARTE

Emoção marcou a abertura de Exposição que homenageia Osmar Santos



Muita emoção marcou a abertura oficial da Exposição Coletiva de Artes Plásticas em Homenagem aos “10 anos de pintura de Osmar Santos, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (5), na Galeria Municipal de Artes, e reuniu mais de 70 pessoas no local. A exposição é uma parceria entre o IBB - Instituto Biográfico do Brasil, ABACH - Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e é promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e conta com o apoio cultural do Pão de Açúcar de Marília.

Participaram da solenidade o prefeito de Marília, Ticiano Toffoli, secretário municipal da Cultura, André Gomes, secretário municipal de Assuntos Estratégicos, José Carlos de Souza Bastos, autoridades, imprensa, artistas plásticos; além de familiares e amigos de Osmar Santos.

Segundo a coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, a proposta da Exposição em homenagem ao Osmar Santos surgiu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História e do Instituto Biográfico do Brasil.

“ Quando estive visitando juntamente com os artistas plásticos de Marília à Casa da Fazenda do Morumbi tivemos contato com a Academia Brasileira de Arte, Cultura e História, e discutindo algumas parcerias com o diretor da Academia, Samir Chelala, surgiu a ideia da exposição. Essa homenagem para nós, enquanto Marília, é muito interessante porque o Osmar Santos passou boa parte da vida em Marília. E digo que nós é um honra estar recebendo uma pessoa tão ilustre que foi um dos grandes narradores esportistas do Brasil, então nada mais justo que essa homenagem ser realizada aqui em Marília, estamos muito satisfeitos e honrados com essa exposição”, diz Denise Campos.

Além de algumas obras do Osmar Santos a exposição contará com obras de outros artistas consagrados como: Silvana Borges, Mirtis Moraes, Ana Júlia Del Bianco Afarellli, Adina Worcman, Olimpio Franco, Ana Maria Tonini, Cristina Lisboa, Cassia Rando, Darcy Rossi, Renata Tucunduva, Ana Maria Bittar, Rogério Romanek,Teresinha César, Heloisa Afarelli, Samuel das Chagas, Elisabeth Dragan, Taisa Nasser, artistas de São Paulo, de Porto Alegre, Lençóis Paulista, Presidente Prudente, Marília. Direção de Samir Chelala e a Curadoria de Waldireni Morais Chelala.

A curadora da mostra, Waldirene Chelala, explica que a idéia da exposição surgiu quando a coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, visitou a Academia de Arte, Cultura e História. “ A Denise gostou do nosso trabalho e nos convidou para realizarmos uma exposição aqui em Marília e nós sugerimos de que fosse uma homenagem ao Osmar Santos, visto que ele é da região de Marília. Ele também faz parte da nossa academia. E estou muito feliz nessa noite e muito honrada de ser curadora dessa exposição”, comenta a curadora.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comentou que esta homenagem orgulha e honra a Prefeitura de Marília.

“O Osmar Santos morou muitos anos em Marília e teve uma trajetória impar na área da locução esportiva e eu me arrisco a dizer que foi o maior locutor do Brasil. E essa homenagem é muito importante, e, também, nos orgulha enquanto poder público e cidadão. Osmar Santos depois de um acidente trágico reconstruiu a sua vida, e um dos instrumentos que contribuiu para isso foi justamente a pintura. E hoje ele continua nos orgulhando produzindo obras maravilhosas e expondo seu trabalho por todo mundo, tornando-se um grande artista para nossa alegria e orgulho”, comenta Gomes.

O Prefeito de Marília, Ticiano Toffoli, fez questão de participar do evento por considerar Osmar Santos referência de vida e superação para todos, além de ser um ícone da locução esportiva e agora das artes plásticas.

“ Quero parabenizar a Secretaria da Cultura por esta homenagem e dizer que uma pessoa com a trajetória de Osmar Santos nos dá força para continuarmos nossa luta diária. Ele é exemplo de luta e superação. Realmente me emociona essa força e coragem que movem esse homem. Homenagem mais que justa”, finaliza Toffoli.

A Exposição pode ser visitada até o dia 31 de julho, de segundas às sextas-feiras, das 9h às 18h, na Galeria Municipal de artes, situada na Rua XV de Novembro, 367. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone: 3432-3331.

HOMENAGEM

Formado em Educação Física, Administração e Direito, Osmar Santos, também conhecido como “O Pai da Matéria”, trabalhou como locutor esportivo nas rádios Jovem Pan, Record e Globo onde continua contratado mas sem narrar mais as partidas devido ao grave acidente de automóvel que sofreu em 22 de dezembro de 1994 e que afetou sua fala, que era seu dom. Hoje como artista plástico, dedica parte de seu tempo em pinturas sobre telas. Trabalhou também nas redes de televisão Rede Globo, Rede Record e Rede Manchete. Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Rede Globo como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (2º locutor) e Luís Alfredo (3º locutor). Fez para a Rede Manchete a Copa do Mundo de 1990 com comentários de Zagallo.

Foi um dos melhores narradores de futebol do rádio brasileiro. Faziam parte da equipe comandada por Osmar na Rádio Globo, na fase de maior sucesso: Loureiro Júnior e Carlos Aymard (comentaristas), Fausto Silva, Roberto Carmona e Henrique Guilherme (repórteres de campo). E os também narradores: Oswaldo Maciel, Oscar Ulysses e Odinei Edson (esses dois últimos, seus irmãos). Juarez Soares também participou da equipe, como apresentador de um programa que falava de futebol e variedades. Com base nessa experiência, Osmar Santos e sua equipe passaram a apresentar o programa e variedades Balancê (que tinha na produção Odir Cunha, com Lucimara Parisi na produção artística).

Osmar Santos teve uma participação importante como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já!. Bastante popular, recebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou.

Osmar Santos vinha sendo preparado para trabalhar na TV Globo, onde atuou como narrador de futebol e apresentador, mas quem acabou sendo contratado em 1989 para apresentar o programa dominical da Globo foi seu amigo Fausto Silva. Faustão havia se destacado no programa Perdidos na Noite, produzido pela TV Record a partir de 1982, e TV Bandeirantes, a partir de 1986.

Sempre muito criativo, inovou também quando passou a narrar jogos pela TV Record. Em alguns momentos a câmera o mostrava na cabine e ele falava diretamente com o telespectador. Também criou bordões que foram tão bem aceitos pelo público, que ecoavam pelos estádios, como o famoso "Parou por quê, por que parou?". Entre suas expressões inesquecíveis, estão: Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, "Um prá lá, dois prá cá, é fogo no boné do guarda", "Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho", "No carocinho do abacate" "ai garotinho", "vai garotinho porque o placar não é seu" e uma das narrações de gol mais marcante do rádio brasileiro "E que GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL". Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o jogador Edmundo, terminando por se tornar a sua marca registrada.

Seu irmão Oscar Ulisses comanda a equipe de esportes da Rádio Globo. Seu outro irmão Odinei Edson narra a Fórmula 1 para a Rádio Bandeirantes. Na Bandeirantes trabalha também o seu primo Ulisses Costa.

O locutor criou bordões que ecoavam nos estádios, como “Parou por quê, por que parou?”. Ao começar uma partida, sempre dizia “Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha” e constantemente evocava o “Aí, garotinho!”.

Hoje se dedica à pintura, e seus trabalhos se encontram em importantes coleções. O Troféu Osmar Santos é concedido a cada ano à equipe que termina o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de Futebol no primeiro lugar.

0 comentários:

Postar um comentário