terça-feira, 31 de julho de 2012

MAZZAROPI

Secretaria da Cultura realiza “Tem um Jeca na Cidade”

Projeto Cultural em comemoração ao centenário de Mazzaropi


A Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura, irá realizar entre os dias 01 e 05 de agosto, o Projeto Cultural “Tem um Jeca na Cidade”, uma comemoração aos 100 anos de Amácio Mazzaropi, no Auditório Municipal Octávio Lignelli – piso superior da Biblioteca Municipal, entrada pelo Museu de Paleontologia. A entrada é gratuita.

O Projeto contará com exposição fotográfica, exibição de filmes e show com André Luiz Mazzaropi, o filho do Mazzaropi, e retrata toda a trajetória histórica e artística do maior comediante do cinema brasileiro Amácio Mazzaropi, contado por seu filho André Luiz Mazzaropi.

O Show de André Mazzaropi, que será realizado no domingo, 20h, “O Filho do Jeca: Tem um Jeca na Cidade” que é um monólogo cômico, musical, conta histórias e causos como o casamento do jeca, a ratoeira, a fila do ônibus, os costumes e as músicas.

As lembranças das principais músicas dos filmes de Mazzaropi são marcantes no show, como Tristeza do Jeca, Casinha Pequenina, O Policarpo, A Dor da Saudade, Fogo no Rancho, O Azar é Festa, O Sanfoneiro, e não pode faltar o Nhec... Nhec... da Sanfona da Véia. O texto original foi escrito por Amácio Mazzaropi.

Para Rafael Botaro, Coordenador de Cultura e organizador do Projeto, Mazzaropi é um capítulo a parte na história do cinema nacional. “Ele conseguia agradar tanto adultos como crianças com seus filmes que em tom coloquial tratavam de questões importantes para a platéia que o assistia, tais como: o conflito entre o caipira e a cidade, as questões agrárias e raciais, a religião, a política e a modernização e o atraso”, disse.

Rafael disse ainda que ao colocar em cena personagens populares, motorista de caminhão, engraxate, torcedor fanático de futebol e claro, o seu inesquecível Jeca Tatu, o caipira do interior paulista, Mazzaropi eternizou-se no imaginário do povo brasileiro. “Mas não podemos resumir somente a isso a sua importância. Mazzaropi, ao longo de sua trajetória, trabalhou constantemente no sentido de valorizar a cultura caipira do interior paulista, e para isso falou a língua do povo e com simplicidade e bom humor se comunicou com esse povo que tanto adorava”, destacou.

MAZZAROPI

Nascido na cidade de São Paulo em 1912, Mazzaropi iniciou sua carreira no circo, passando ainda pelo teatro, rádio e TV. Mas foi no cinema que se tornou conhecido, produzindo 32 filmes durante 3 décadas. Faleceu também na cidade de São Paulo, em 1981.

PROGRAMAÇÃO

- Exposição fotográfica todos os dias, de 01 a 05 de agosto, das 14h às 21h;
- Filmes de 01 a 04 de agosto, sempre às 20h:

Quarta-feira, 01 de agosto : Betão Ronca Ferro;

Quinta-feira, 02: Jecão: Um fofoqueiro no céu;

Sexta-feira, 03: Jeca Macumbeiro;

Sábado, 04: Jeca contra o Capeta.



- Show, 05 de agosto, 20h: O Filho do Jeca: Tem um Jeca na Cidade.



Informações na Secretaria Municipal da Cultura, Rua São Luiz, 248, telefone 3402-6600.

0 comentários:

Postar um comentário