terça-feira, 17 de julho de 2012

MIXANDO ESTILOS

Projeto une cultura erudita e popular
Misturar os estilos do ballet clássico com a dança de rua é o objetivo do projeto Mixando Estilo, que é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultural em parceria com a Academia de Dança Quebra Nozes. O projeto está com as inscrições abertas a partir desta quinta-feira (18), na sede da Secretaria da Cultura e é voltado para dançarinos (as) de “Street Dance”.

O projeto consiste na mistura e no intercâmbio de técnicas entre os estilos de dança, por isso os interessados em participar do projeto deverão ter noção da dança de rua. O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comenta que as aulas de dança serão técnicas, portanto voltadas para um público que já tenha contato com o estilo, pois a oficina visa, além de fundir o estilo clássico com o urbano, promover um intercambio das técnicas entre os estilos.

Os pré-requisitos para participar da oficina é ter idade mínima de 14 anos e ter experiência com dança de rua. O curso é gratuito e os interessados deverão comparecer na Secretaria Municipal da Cultura, situada na rua São Luiz, 248.

O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura em parceria com as bailarinas Greice Ferreira da Silva, Joyce Torrente Porto, Júlia Akemi Matsumoto Cavalcante, Kelly Lima da Silva Oliveira e duas assistentes: Letícia Massaro Araújo e Ana Luisa Bonini.

Segundo a bailarina e coordenadora do projeto, Joyce Torrente Porto, a ideia do projeto nasceu a partir de uma conversa entre o grupo Quebra Nozes e o secretário Municipal da Cultura, André Gomes.

“ Numa conversa informal com o secretário de Cultura sobre dança e cultura percebemos a importância de um projeto que misturasse estilos diferentes como o erudito e o popular, mobilizando e integrando mais pessoas na dança”, comenta a bailarina.

As aulas serão ministradas na Academia de Dança Quebra Nozes, situada na rua Benjamin Pereira de Souza, 121 ( próximo a Fatec), e acontecerão aos sábados, das 14h às 17h. A oficina terá duração de dois meses e se encerrará com uma apresentação de dança no mês de Outubro.

Mais informações pelo telefone 3402-6607 ou pelo blog http://www.culturamarilia.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Olá , Bom dia, Sou de marilia, tenho acompnhado o trabalho da secretaria desde a posse do novo secretário André,vejo que vem sendo um trabalho muito bom, muitos projetos e principalmente o dialogo com a classe artitistica da cidade, isso é um grande avanço, porem quanto ao projeto mixando estilos,gostaria de deixar minha observação, infelizmente no projeto fica visivel uma proposta de aculturação e até mesmo apropriação da arte de periferia, no caso a dança de rua, o que se apresenta como uma proposta de mixar estilos, troca de experiencias( que seria sim uma grande idéia), dá lugar a um projeto realizado em parceria com uma escola de ballet, a ser realizado em uma escola de ballet, e cordenado por uma grupo de bailarinas, fica a pergunta, se as bailarinas é quem coordenan e ensinam os dançarinos de rua, onde fica a troca de experiencias? será que os dançarinos de rua não poderiam contribuir na elaboração e execução do projeto? seria uma tentativa de "embalar" com marcas de dança classica a dança de rua que por anos é preservada pelos adeptos sem apoio algum do poder publico? creio que a dança de rua tambem tem muito a ensinar para os bailarinos de marilia, e espero realmente estar enganado qunato ao que vejo no projeto, sem mais boa sorte.

    ResponderExcluir