sexta-feira, 13 de julho de 2012

SONHO DELES

Segunda etapa do projeto emociona crianças e artistas plásticos



Na noite dessa quinta-feira (12), às 19h, na Galeria Municipal de Artes, aconteceu o encontro tão esperado e cheio de emoção entre as crianças e os artistas plásticos que participaram do projeto “Sonho Deles”, que foi idealizado pela artista plástica, Isabel Campos, e realizado pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a ONG Ebadef e contou com apoio cultural da São Vicente Prever.

A segunda etapa do projeto consistia na apresentação para as crianças de suas telas e dos artistas que pintaram juntamente com elas, pois até esse momento as crianças e jovens não conheciam os artistas que finalizaram seus quadros, ou seja, essa é uma fase de troca de experiências, sentimentos e reconhecimento entre os artistas e as crianças.

O projeto “Sonho Deles” objetiva democratizar o acesso às artes plásticas para crianças e jovens e também oportunizar o contato com a arte e com os artistas plásticos, os quais na maioria das vezes está muito longe da realidade cotidiana das crianças.

Na primeira fase do projeto que aconteceu dia 11 de junho as crianças participaram de uma oficina de pintura ministrada pela artista plástica, Isabel Campos. A oficina aconteceu na Ong Ebadef, que fica no Jardim Santa Antonieta. No dia 12 de junho as crianças pintaram as telas. Finalizada essa etapa os artistas escolheram as obras que tiveram mais afinidade para dar o toque final à obra. Participaram do projeto 20 artistas plásticos de Marília.

Segundo a idealizadora do projeto e a artista plástica, Isabel Campos, a noite dessa quinta-feira foi marcada de muita emoção, porque no evento as crianças conheceram suas obras e os artistas que pintaram junto com elas, até o momento desconhecidos.

“Hoje promovemos o encontro entre os artistas que participaram do projeto e as crianças. As crianças iniciaram a obra e depois os artistas fizeram a intervenção com seu toque especial. E hoje é uma noite de muita emoção porque as crianças conheceram o artista que fez essa intervenção no seu quadro e vão também conhecer a obra finalizada. Essa segunda etapa continua com uma oficina que estou ministrando na ONG Ebadef, no Poliesportivo do Jardim Santa Antonieta. É uma oficina de pintura que é uma continuação deste projeto”, disse a artista plástica.

Para a coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, a noite de quinta- feira foi muito especial porque o encontro foi muito esperado tanto pelas crianças como pelos artistas. “

“Percebemos pela carinha das crianças sua emoção e ansiedade em conhecer quem finalizou suas telas. É um momento muito importante porque a criança e o artista pintaram em parceria e hoje eles conheceram quem foram os artista”, comentou Denise Campos.

A terceira etapa do projeto será uma exposição das telas, que acontecerá nos dias 14 a 29 de agosto, no Marília Shopping, oportunidade em que a população poderá ver de perto a finalização do projeto.

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes, esse projeto é alicerce para a construção de políticas públicas culturais e que apoiá-lo é uma maneira de democratizar o acesso às artes plásticas. “Vamos apoiar projetos como esse, principalmente, para que todos, independentemente da classe social, tenham os mesmos acessos à cultura”, finaliza Gomes

Os artistas que participaram do projeto foram: Cláudio Dutra, Tamie Saizaki, Taís Monteiro, Celso Ribeiro, Cleuza Novak, Higor, Cinara Matiotti, Sonia Lombardi, Wania Lombardi, Sérgio Doretto, Izabel Campos, André Luis Siqueira, Haydée Monteiro, Aloísio Dias e Maria Benedita.

0 comentários:

Postar um comentário