quarta-feira, 1 de agosto de 2012

ARTES PLÁSTICAS

Exposições iniciam nesta quinta-feira na Galeria de Artes



Acontece nesta quinta-feira (2), a partir das 20h30, na Galeria Municipal de Artes, vernissage de abertura da II Exposição Coletiva Pintando como se Pensa que acontecerá na Sala de Exposição Temporária. E também na mesma ocasião, a abertura da exposição "Optical Art", do artista plástico Paulo Dub de Embu das Artes/São Paulo que será na Sala de Exposições Permanentes “Antonio Carlos Rocha – Rochap.

A II Exposição Coletiva Pintando como se Pensa tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos e privados sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas com deficiência e para promoção das ações de organizações, como oportunidade para estimular debate sobre os temas da deficiência, a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-CMDPD.

A coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos, comenta que no ano passado foi organizada a primeira edição da mostra Pintando como se Pensa e que foi um sucesso.

“O entusiasmo de professoras e artistas plásticas que trabalham com alunos com deficiência nos motivou a realizar a primeira mostra em 2011 e foi um sucesso. E em razão disso nesta quinta-feira abriremos a segunda edição da exposição. E simultaneamente também haverá a exposição Optical Art do grande artista Paulo Dub. Convidamos a todos os marilienses para prestigiar as exposições”, disse Denise.


 
Estarão participando da exposição coletiva os artistas: Cleuza Novak, Divino Ignácio Ribeiro, Débora Soares Doratioto, Fernando Luiz Egidio Júnior, Juliana Moretti Ferreira de Toledo, Marcilio Foresti, além de alunos do Ateliê Lombardi, Ateliê Arte e Convivência, 14 alunos do Projeto “Vida Iluminada” da UNIMED e 16 alunos da APAE(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Entre todos os artistas especiais, uma se destaca como grande atração por uma situação muito diferente: Débora Soares Doratioto, deficiente física com atrofia muscular que pinta utilizando a boca para apoiar os pincéis e expõe suas obras pela primeira vez.

Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, a exposição segue a tradição da Galeria Municipal de Artes de promover exposições de grande qualidade artística.

“Tanto a II Exposição Coletiva Pintando como se Pensa como a Exposição Optical Art do grande artista Paulo Dub,são belas e de qualidade artística. Vale muito a pena a população ter acesso a este tipo de arte, arte de qualidade. A Secretaria de Cultura tem este foco, de trabalhar para que todo mariliense possa conhecer de perto todo tipo de movimento artístico e cultural”, disse Gomes.

As duas exposições poderão ser visitadas de 03 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, com entrada franca.

Exposição "Optical Art"

A Exposição "Optical Art", já circulou por várias cidades, inclusive no Espaço Cultural Cândido Portinari, no mezanino do Hall Monumental do prédio da Assembléia Paulista.

A mostra reúne 15 obras em acrílico, representando 20 anos da obra do artista, feitos entre 1982 e 2012, com exercícios geométricos e de ilusão de ótica, no estilo do movimento da Optical Art iniciado ainda nos anos 1960, por artistas como Bridget Hilley e o húngaro Victor Vassarelli.

Segundo Paulo Dud a mostra representa também uma releitura do “Construtivismo”, expressão iniciada na Rússia no início do Século XX e que chegou ao Brasil na década de 1930. “Esse estilo utiliza formas geométricas, alem de ser composta por outros elementos abstratos” - disse Dud. E segundo críticos as obras de Paulo Dud pertenceria ao estilo do “abstracionismo geométrico” como os de Kandinsky, Max Bill e outros. Trata-se de uma pintura que tem sentido por possuir uma grande pureza de estrutura e uma total limpidez cromática.

SERVIÇO: A Galeria Municipal de Artes fica na Rua XV de Novembro, 367. Mais informações pelo telefone 3432-3331.

0 comentários:

Postar um comentário