quinta-feira, 16 de agosto de 2012

BOSQUE

Meio ambiente e parceiros iniciam programa para doação de gatos


Cadastramento de interessados teve início no último domingo no Bosque Municipal



A SMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e ONG Anima, iniciaram domingo (12), no Bosque Municipal Rangel Pietraroia, o cadastramento de pessoas interessadas em adotar gatos abandonados no local.

A ação, que ocorre durante as atividades do Domingo no Bosque, faz parte do PPI (Programa de Proteção Integrada) que é um projeto da Prefeitura de Marília, em parceria com a Unimar (Universidade de Marília), ONG Organização Não-Governamental) Anima e Vetnil, para a retirada consciente dos gatos abandonados na área de preservação ambiental. Os gatos serão examinados, castrados, vacinados e terão chips de identificação implantados. Após todos os procedimentos poderão ser entregues aos futuros donos, inclusive com a medicação doada pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde).

Segundo a titular da SMMA, Sonia Cristina Guirado Cardoso, são menos de 40 felinos aguardando um novo lar. “Precisamos da colaboração da população para o acolhimento desses animais. Antes de serem adotados receberão todos os cuidados médicos para que fiquem saudáveis e levem mais alegria aos novos donos”, explicou.

O blog do Centro Ambiental Curupira (www.ceamarilia.blogspot.com.br) tem as fotos de alguns felinos. “O cadastro para adoção dos mesmos pode ser feito através do blog e também com o pessoal da ONG Anima”, disse a secretária.

Após a captura e procedimentos cirúrgicos os felinos ficarão sob a guarda da SMMA e ONG Anima no próprio Bosque. “Precisamos do empréstimo de gaiolas e caixas de transporte, para que os animais possam ir e voltar da castração, além de hospedar alguns que precisem ficar aqui por algum tempo. Após os procedimentos as gaiolas serão devolvidas”, afirma Sonia.


SERVIÇO – Cadastramento para adoção na ONG Anima pode ser feito pelos telefones (14) 9632-1947 / 9773-3020. O blog do Centro de Educação Ambiental Curupira: www.ceamarilia.blogspot.com.br. Contatos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente são: 3401-2000, ou e-mail: sma@marilia.sp.gov.br

Foto: Ligia Martin Ferreira

Programa prevê retirada racional dos felinos para preservação do bioma

O PPI (Programa de Poteção Integrada) tem como meta a retirada dos felinos, de forma racional, integrada e planejada, objetivando o equilíbrio ecológico do espaço natural, pois gatos domésticos são rotineiramente abandonados no interior do Bosque e causam danos à saúde de animais silvestres, e a saúde e bem-estar das pessoas que frequentam o local.

Entre os objetivos do PPI estão: a inibição de novos abandonos de gatos, a conscientização da população quanto à guarda responsável destes animais e o prejuízo que sua presença causa na biodiversidade local.

Duas ações foram deflagradas – o Programa de Educação Ambiental O Pulo do Gato, promovido pela SMMA no Centro de Educação Ambiental Curupira, com o emprego de folders, cartilhas e livros paradidáticos focando alunos da Rede Municipal de Ensino para conscientização da guarda responsável de animais domésticos, e trabalho direto com a população em locais de grande fluxo pelos alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar.

Os gatos que se encontram no interior do Bosque Municipal serão capturados com a ajuda de voluntárias da ONG Anima, levados ao Hospital Veterinário da Unimar (Universidade de Marília), onde serão castrados e, posteriormente, alojados no Ambulatório do Bosque Municipal. Nos procedimentos serão utilizados os kits de castração fornecidos pela Divisão de Zoonoses da SMS (Secretaria Municipal da Saúde).

O plano de ações envolve conscientização e padronização de procedimentos dos funcionários do Bosque Municipal e o fortalecimento da vigilância patrimonial no entorno e interior do Bosque Municipal, na tentativa de inibir abandono de animais. Estão sendo instaladas placas explicativas sobre os danos causados pelo descarte de animais domésticos na Mata Atlântica.

0 comentários:

Postar um comentário