terça-feira, 21 de agosto de 2012

CULTURA EM MOVIMENTO

Programa Vem Com a Gente começa hoje


A partir desta terça-feira (21) Marília será o ponto de parada do Programa Vem Com a Gente, projeto que deve reunir mais de 5 mil alunos e professores do Ensino Fundamental, das redes pública e privada de ensino no Espaço Cultural Ezequiel Bambini, Avenida Sampaio Vidal S/N ( em frente aos Correios), entre os dias 21 e 25 de agosto, para uma série de atividades socioambientais, educacionais e culturais.

Realizado em conjunto pelo Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo), Asas Produções, Rede Pitágoras e Projecta-Melhor Escola, com apoio da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura. O Programa Vem com a Gente: Cultura, Educação e Meio Ambiente é um conjunto articulado de vivências culturais, educacionais e de meio ambiente, que percorre diversas regiões do país, de janeiro a setembro de 2012, e nos anos seguintes. Antes de Marília, a caravana já passou por Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Sorocaba, Limeira, Santos, Santo André e São José dos Campos.



O programa é ambientado em uma inovadora Unidade Móvel de Eventos, estrutura única no Brasil, com 90 metros quadrados nos quais são acomodadas quatro salas e um auditório. Na unidade, que é equipada com ar-condicionado para maior conforto dos participantes, serão realizadas peças teatrais e cursos nos segmentos educacional, cultural e de meio ambiente. Todas as atividades são gratuitas, desde que a escola realize a inscrição.



As vivências socioambientais contarão com audiovisuais, objetos cenográficos, maquete, além de monitores, para o desenvolvimento de temas como destinação de resíduos sólidos, alimentação saudável, trabalho em rede, consumo e comportamento consciente, levando-as a descobrir, duvidar, pensar e agir em favor de sua casa, rua, escola, bairro, cidade, país e planeta.



A Semana Vem com a Gente começa com a apresentação da peça teatral "Pela Estrada Adentro", uma fábula para crianças de todas as idades que discute a tríade: valores, identidade e diversidade. Também haverá um espaço reservado para seminários, palestras interativas e presenciais, com debates voltados aos educadores, lideranças e gestores públicos. Trata-se de três vídeos palestras com café e debate e de um seminário educacional. Nessas atividades, serão discutidas as principais questões educacionais do País.



Será lançado, em paralelo, o “Vem Com a Gente Prêmio de Meio Ambiente”, concurso cultural que tem como objetivo enriquecer a educação socioambiental e é dividido em categorias: desenho, para as crianças do 1º ao 5º ano; fotografia, para todos os familiares; e redação, para os alunos do 6º a 9º ano. O tema é: “Eu, você e o presente da Natureza”.

0 comentários:

Postar um comentário