terça-feira, 7 de agosto de 2012

CULTURA EM MOVIMENTO

Exposição Fotográfica “NORUEGA BY BIKE” inicia nesta quinta-feira



Acontece nesta quinta-feira (9), a partir das 20h, no Auditório Octávio Lignelli, a Exposição fotográfica e o lançamento do livro “ Noruega By Bike” de Aurélio Tanuri Magalhães. O evento é uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

A exposição fotográfica retrata a viagem de Aurélio Magalhães de bicicleta pela Noruega. O aventureiro percorreu 5.000 km em 96 dias, cortando o país. O ciclista ultrapassou o Círculo Polar Ártico (66⁰ de Latitude Norte) e presenciou o Sol da Meia Noite por mais de 45 dias, atingindo o Extremo Norte da Europa (Nordkapp - 71⁰ de Latitude Norte), chegando até a divisa com a Rússia.

Dono de um espírito indomável, apaixonado por fotografia, gastronomia e pescaria, o Autor do livro “Noruega by Bike” conseguiu unir seus principais hobbies em uma emocionante viagem de bicicleta, transformando seu sonho em realidade e comenta que esta exposição de fotos é um pequeno acervo da viagem.

“ Nesta viagem superei a solidão, as intempéries, as enormes ladeiras entre os fiordes e até mesmo uma labirintite que surgiu repentinamente, por isso retratei dia a dia esta aventura, que realmente modificou meu olhar para o mundo”, comenta Aurélio.

As fotos que compõem a Exposição “Noruega by Bike” é um pequeno acervo que revela toda sensibilidade do autor, e que fazem parte do livro que ainda trás receitas nórdicas típicas, salpicadas com seu toque especial.

Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes, unir fotografia e literatura para retratar viagem tão singular é de uma beleza indescritível.

“ Quando Aurélio nos procurou fiquei encantado com sua viagem e com a possibilidade de compartilhar com os marilienses esta experiência única, por meio da arte da fotografia e literária. Quero lembrar que nosso papel como gestor cultural é de viabilizar caminhos para que os artistas exponham suas obras. Convido a toda a população para participar da abertura da exposição”, finaliza Gomes.

Serviço: Auditório Octávio Lignelli esta localizado no piso superior da Biblioteca Municipal de Marília ( entrada pela Avenida Rio Branco – Museu de Paleontologia).

Data: 09/08 – Quinta-feira

Horário: 20h.

Evento Gratuito


Palestra

Na ocasião do lançamento da Exposição de fotos e do livro, o escritor também fará uma palestra contando sua experiência, o gosto pelo desafio, o sentimento de realizá-lo, associado a um lugar magnífico que o motivou a viajar para essa grande aventura.

Na palestra de aproximadamente 1h30, Aurélio Magalhães, dá um depoimento emocionante e bem humorado sobre o Projeto Noruega by Bike e como encontrou motivação para superar todos os obstáculos mesmo antes da viagem começar, deixando para trás filha, família, estabilidade no trabalho. Foram 96 dias de solidão enfrentando todos os desafios que só uma viagem de bicicleta pode proporcionar. Aurélio conta como venceu o medo e conseguiu tirar o sonho da "gaveta" e torna-lo realidade, além de proporcionar uma verdadeira viagem através das lindíssimas fotos de cenários maravilhosos. Chef de cozinha, o Mariliense viajou por sabores incríveis e trouxe várias receitas para o livro “Noruega by Bike”. Aurélio ainda fala sobre as diferenças culturais entre os dois países e como podemos compartilhar bons exemplos.

0 comentários:

Postar um comentário