segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EXPOSIÇÃO E CIÊNCIA

Exposição apresenta trabalho de coleta dos fósseis do titanossauro à população


Nesta terça-feira (14), às 20h, no Museu de Paleontologia de Marília, será inaugurada exposição temporária “Um encontro com... o dinossauro Titã de Marília, a qual apresentará à população de Marília e região o trabalho de coleta dos fósseis do titanossauro pela equipe de pesquisadores. A exposição foi idealizada e formatada pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS).

A exposição tem como objetivo apresentar o trabalho de coleta do titanossauro de Marília, fornecendo o máximo de informações para toda a população, de forma a abrir o processo de pesquisa e coleta para o público, convidando-o para participar e acompanhar o processo de coleta, além de ser um retorno para a sociedade do investimento científico. A população terá a oportunidade de acompanhar este processo de pesquisa e preparação do material fóssil.

Para o Paleontólogo e Coordenador do Museu de Paleontologia, William Nava, esta exposição temporária é o retorno forma imediata ao público sobre o esforço dispensado pela equipe de pesquisadores e da Prefeitura de Marilia, na etapa final de coleta do titanossauro.

“ A exposição é um retorno de todo investimento que foi realizado neste projeto, é uma forma de compartilhar o conhecimento e os descobrimentos que realizamos com a população. É importante destacar que os fósseis da região já serviram para pesquisas em todo o Brasil, e muitos materiais estão em museus do Rio de Janeiro e São Paulo”, comenta Nava.

O pesquisador ainda comenta que o fosseis da região permanecerão aqui como patrimônio da comunidade e com isso transformar Marília num centro de estudos paleontológicos.

“Quero ressaltar que com o apoio da Prefeitura de Marília é que este trabalho aconteceu e que temos a expectativa de elevar Marília ao status de um grande centro nacional de paleontologia, com capacidade para receber e gerir todo o importante patrimônio fóssil regional”, diz Nava.

A Abertura da exposição acontece na terça-feira (14), às 20h, e é aberta para toda a população. Na ocasião, estarão expostos parte dos fósseis encontrados no afloramento como vértebras (sacral e caudal); fíbula, costelas ( anterior e posterior). ( segue ilustração  abaixo)




Segundo o biólogo e paleontólogo da UFRGS, Marco Brandalise de Andrade, a cidade de Marília tem um rico patrimônio fóssil.

“Marília tem um rico patrimônio fóssil, que atrai a atenção de pesquisadores do mundo todo. O cidadão de Marília tem direito a ter esse patrimônio preservado regionalmente, beneficiando a comunidade local com opções de educação, cultura e lazer. A região toda tem grande potencial de pesquisa e turismo. Felizmente, o Prefeito Toffoli compreendeu a importância deste patrimônio e está fornecendo todo o seu apoio”, afirma Andrade.

A exposição temporária “Um encontro com... o dinossauro Titã de Marília” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira (das 8h às 17h30) e permanecerá no Museu durante seis meses. A entrada é gratuita. O Museu de Paleontologia de Marília esta situado no Centro Cultural na Avenida Sampaio Vidal, 245; entrada pela Avenida Rio Branco.


A Exposição: Janela para o passado

O professor da Universidade de Brasília, Rodrigo Miloni Santucci comenta que as rochas do local preservam muito bem as informações da época dos dinossauros e que agora os fosseis serão estudados para se conhece e para uma maior compreensão da biologia.

“É como se olhássemos através de uma janela, para ver o passado. A exposição mostra um pouco disso, e também do nosso processo de pesquisa”.

O pesquisador ainda explica que a próxima etapa é a preparação dos fósseis e a publicação dos materiais.

“Queremos reconstruir o esqueleto no Museu aqui em Marília, mas para isso precisamos de um espaço maior e mais adequado, tanto para a pesquisa quanto para o público”, explica Santucci.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, comenta que a exposição é importante porque oferece visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, além do que apresenta também para toda a população os resultados da pesquisa.

“ Num trabalho cientifico - cultural é importante mostrar para o população o que foi realizado e democratizar, com isso, o conhecimento, ou seja, ao expor parte dos fósseis encontrados permitimos que as pessoas acompanhem o processo da escavação, passando pela preparação do material( fase em curso) e posteriormente a exposição final. Também quero destacar que estão sendo realizadas algumas mudanças no Museu de Paleontologia que vão desde uma nova identificação visual até a pintura de um titanossauro na parte interna”, finaliza Gomes.

A escavação

Nos meses Julho e Agosto, a equipe formada por pesquisadores do Museu de Paleontologia de Marília e de duas universidades nacionais (UnB e UFRGS) se reuniram para a quarta e principal etapa de escavação do grande dinossauro. Foi um verdadeiro desafio técnico, com a retirada das peças mais importantes, incluindo ossos das patas e vértebras. Apenas a seção principal da coluna vertebral teve peso estimado em mais de 7 toneladas. A pesquisa segue com a preparação dos ossos e descrição da nova espécie, e com a exposição de alguns fósseis que poderão ser vistos pelos moradores de Marília e região, no Museu de Paleontologia de Marília.



A escavação do titanossauro foi realizada pela Prefeitura de Marília por meio das secretarias municipais da: Cultura, Meio Ambiente, Obras e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação Educacional de Fernandópolis .



Ficha Técnica da Exposição:



Concepção:

Marco Brandalise de Andrade, Rodrigo Miloni Santucci, William Roberto Nava, Daniela Paula Bueno e Anete M Oliveira

Curadoria geral: WR Nava

Curadoria técnica: RM Santucci e MB Andrade

Comunicação visual e concepção artística: DP Bueno, Lucinéia Ferreira( Luh Manfredinni)

Multimídia: AM Oliveira, Tom Oliveira, Ricardo Nogueira Lima

Textos: MB Andrade, RM Santucci, WR Nava

Créditos fotográfico: W Nava, AM Oliveira, RM Santucci, Tom Oliveira, Ricardo Nogueira Lima, CL Schultz.

Apoio cultural/logístico: William César Ramos Lima

Equipe de escavação: Adriano dos Santos Mineiro, Filipe Oliveira, André Eduardo Piacentini Pinheiro, Daniel Costa Fortier, Flávio Augusto Pretto, Marcel Baêta Lacerda Santos, Lucila Monteiro de Souza, Henrique Zimmermann Tomassi.

Equipe do Museu de Paleontologia: Izabel Brandão, Márcia Saoncella, Cleire Fontana, Keila Endo, Inês Moreira.

Realização Prefeitura de Marília por Secretaria Municipal da Cultura.

Um comentário:

  1. Muito legal esse trabalho.
    Parabéns para o Município de Marília que está apoiando esse trabalho. Morei no Canadá e havia um enorme divulgação referente aos locais onde encontravam dinossauros, gerando muito turismo e atraindo muita gente. Acho que vocês podem se tornar realmente um pólo para a paleontologia não só do Brasil, mas também do exterior. Espero num futuro próximo, conhecer essa cidade e o Museu de Paleontologia. Quem sabe o titanossauro já estará em exibição. Boa sorte!!

    Eng Civil V Faria

    ResponderExcluir