quarta-feira, 15 de agosto de 2012

EXPOSIÇÃO

Exposição itinerante do Museu do Café de Santos chega a Marília



A partir do dia 15 de agosto, a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), e em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura, irá realizar a exposição “Paulo Prado, a Oligarquia Cafeeira na Semana da Arte Moderna”, produzida pelo Museu do Café de Santos. A exposição acontecerá na Biblioteca Municipal João Mesquita Valença e ficará à mostra até dia 14 de setembro, das 8h às 19h. A entrada é gratuita.

A mostra ilustra o cenário da década de 1920 e a influência dos incentivadores e patrocinadores para a realização da Semana da Arte de 1922.

É formada por três painéis que contextualizam o surgimento da ideia, sua importância para o panorama artístico brasileiro e principalmente o papel fundamental daqueles que financiaram e viabilizaram a Semana de arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, um evento audacioso.

Neste cenário destaca-se Paulo Prado - homem de negócios, cafeicultor e conhecedor de ideias mais atuais da época- a quem coube o papel de líder do comitê responsável pelas despesas, que atraiu o patrocínio da alta elite paulistana e ficou marcado como grande promotor da Semana de 1922.

Para Renata Breithaupt, coordenadora do projeto pela Secretaria Municipal de Cultura, esta é uma exposição singular, que tem como objetivo diversificar as temáticas das mostras realizadas em Marília.

“Essa é a primeira vez que esta exposição está itinerando e Marília foi premiada para recebê-la. São fotos, fatos e informações muito interessantes sobre a oligarquia cafeeira e a Semana da Arte Moderna de 1922, em uma decoração muito especial. Vale a pena conferir”, disse Renata.

MUSEU DO CAFÉ

O Museu do Café, abrigado no edifício-monumento da Bolsa Oficial do Café, no centro histórico da cidade de Santos, foi criado há 12 anos, no contexto de revitalização do centro da cidade.

Gerido pela Associação dos Amigos do Museu do Café, organização social que desde 2008 mantém contrato com a Secretaria de Estado da Cultura, tem como missão colecionar, conservar, expor, investigar e pesquisar objetos e evidências arquitetônicas, artísticas e documentais que testemunhem a história e o desenvolvimento cultural do Brasil na sua relação com o agronegócio Café, em âmbito nacional e internacional.

SERVIÇO

A Biblioteca Municipal João Mesquita Valença fica na Avenida Sampaio Vidal, 245. Para outras informações basta ligar para 3402-6600 ou 3454-7434.

0 comentários:

Postar um comentário