terça-feira, 21 de agosto de 2012

LITERATURA

Sarau emociona público na noite de sábado




Na noite do último sábado (18) a Biblioteca Municipal João Mesquita Valença, foi tomada por poesia, música, dança, num sarau que reuniu mais de 100 pessoas e que emocionou os presentes pelas diversas expressões de arte apresentadas e compartilhada com todos de maneira democrática. O evento marcou o lançamento dos livros: “#Poucas Palavras” do escritor e rapper Renan Inquérito e do livro “O Hip-Hop está Morto” também do rapper e escritor Toni C.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura e conta com apoio cultural da Dean Skates e MO Esquema.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, enfatiza que a Biblioteca é um espaço público e que deve ser ocupado pelos saraus e pela poesia viva.

“O escritor Uruguaio, Eduardo Galeano, diz algo que me toca profundamente e que me fez repensar em como tornar a biblioteca um local de acesso de fato. “ É triste entrar num local de produção de conhecimento e ler uma placa de silêncio, enquanto ela poderia ser produtora de cultura e vida: com saraus, oficinas de leitura, de estudos, exposições,ou seja cultura viva”. E visando este conceito de interação e cidadania que reformulamos nosso projeto para biblioteca e abrimos para os saraus e lançamento de livros, pois é vivenciando a arte, valorizando o artista que podemos democratizar o acesso à cultura de fato. E esse sarau me emocionou profundamente e tenho certeza que a todos os presentes também”, comenta Gomes.
Renan Inquérito visitou a Secretaria da Cultura na manhã dessa segunda-feira


O escritor e rapper Renan Inquérito esteve na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria Municipal da Cultura para uma visita e relatou que o livro #PoucasPalavras já teve aproximadamente 50 lançamentos desde novembro de 2011.

“ Já fiz lançamento em bares, Fundação Casa, casa de detenção, em lugares mais requintados, saraus e bibliotecas. E são nas bibliotecas que as emoções são mais evidentes, pois elas têm essa atmosfera de ser a casa do livro; e ao mesmo tempo a gente tem um discurso que é tirar a poesia da biblioteca, ou seja, levar para os saraus na periferia , então os lançamentos do livro nas bibliotecas tem um movimento inverso, nós levamos os nossos saraus da periferia para a biblioteca. E isso emociona, pois havia pessoas presentes que nunca haviam apreciado um sarau, sobretudo naqueles moldes que fizemos, então acho que foi legal para apresentar essa poesia dita marginal para a população. Foi um sábado que todos pararam para ouvir poesia, ou seja foi uma parada poética”, disse emocionado Renan.

O livro #PoucasPalavras é divido em 4 capítulos: #PoucasPalavras, #MeiasPalavras, #GrandesPalavras; #SemPalavras

“ Poucas palavras é o nome de uma música minha e que tem um jargão que fala o seguinte: “se a história é nossa deixa que nois escreve”...Eu peguei o título de uma música minha porque o nome “poucas palavras” tinha tudo a ver com o livro que foi pensando com poesias curtas, por isso a lembrança do twitter com hashtags. Só que durante a idealização do livro foi surgindo poesias maiores e senti necessidade de organizar um capítulo só para elas: daí veio Meias e Grandes palavras e a necessidade de um capítulo sem palavras composto por imagens”, contou o poeta.

O escritor disse que teve uma experiência com a poesia concreta sem compreender o conceito do que era poesia concreta, demonstrando com isso, que a poesia é sentida e não um conceito literário ou estilístico.

“A poesia é sentida no coração o tempo todo, tenho uma música de 2003 que é toda escrita com a letra “c” e uma vez eu a recitei na universidade e a professora disse que o nome disso era aliteração, ai eu falei que não sabia o que era isso e ela explicou que era uma figura de linguagem. E quando eu joguei as frases no papel, percebi que muitas dela formavam figuras, e vi que muitas palavras tinham outras palavras dentro e assim foi se construindo a poesia concreta nas minhas letras. Eu tenho uma poesia que chama compromisso eu fiz uma frase compro-isso , significando que o compromisso está sendo vendido e comprado numa sociedade capitalista e a poesia fala disso: O rap hoje em dia virou mercado e o compromisso foi parar na sessão congelados”, finaliza Renan.

Quem quiser adquirir o livro pode procurá-lo na Dean Skates que fica na rua 9 de Julho, 832; ou pelas redes sociais: Twitter - @renan_inquerito - e Facebook - Grupo Inquérito.

Um comentário:

  1. Parabéns ao Secretário André Gomes, pelo incentivo a musica, literatura e cultura.

    ResponderExcluir