terça-feira, 7 de agosto de 2012

MAZZAROPI

Projeto Mazzaropi encerra semana com sucesso e grande público.



Com exposição à mostra desde a última quarta-feira, 01, o Projeto Cultural “Tem um Jeca na Cidade”, realizada em comemoração ao centenário de Amácio Mazzaropi, contou com uma programação bastante divertida e interessante: exposição de fotos, filmes de Mazzaropi e encerrou no domingo com um grande show de André Mazzaropi, o filho de Amácio.

O Projeto Cultural foi realizado pela Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura, no Auditório Municipal Octávio Lignelli, com entrada gratuita. Mais de 500 pessoas prestigiaram as programações.

Ao longo do Projeto Cultural, além da exposição de fotos e recordações sobre a história de Mazzaropi, foram apresentados os filmes: “Betão Ronca Ferro”, “Jecão... Um fofoqueiro no céu”, “Jeca Macumbeiro” e “Jeca Contra o Capeta”.

O espetáculo “Tem um Jeca na Cidade”, que encerrou a programação do Projeto, tem base em um monólogo musical escrito por Mazzaropi, com adaptações feitas por André Luiz, que desde 1983 leva a figura do Jeca por todo país. As lembranças das principais músicas dos filmes de Mazzaropi foram marcantes no show, como Tristeza do Jeca, Casinha Pequenina, O Policarpo, A Dor da Saudade, Fogo no Rancho, O Azar é Festa, O Sanfoneiro, e não faltou o Nhec... Nhec... da Sanfona da Véia.

Para Rafael Botaro, Coordenador de Cultura, o saldo do Projeto foi bastante positivo. “Quem conheceu o trabalho do mito Mazzaropi pôde matar a saudade através de seus filmes e quem não o conhecia teve a oportunidade de conhecer não só o seu trabalho como também a sua trajetória de vida. Foi um projeto cultural diversificado que envolveu fotos, documentos, filmes e foi finalizado com o show do próprio filho do Jeca. A cidade ganhou muito”, disse Rafael.

Durante sua passagem pela cidade, André Mazzaropi, que também recebeu o título de Hóspede Oficial do Município, Pela Prefeitura Municipal de Marília, e Visitante Ilustre, pela Câmara Municipal de Marília, doou ao município a obra completa de seu pai: 32 filmes. Agora, os filmes que antes não podiam ser rodados, devido a problemas com direitos autorais, agora poderão ser apresentados à população.

André Mazzaropi está finalizando um livro sobre a vida e carreira de seu pai e também um curta-metragem dirigido pelo cineasta mariliense Alexandre Estevanato – que será lançado no Festival de Cinema de Gramado.

Para o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, o Projeto “Tem um Jeca na Cidade” tem um significado importante para a vida cultural da cidade.



“Celebrar Mazzaropi é celebrar a nós mesmos. Para nós o conceito de cultura remete à idéia do modo de viver, e Mazzaropi como ninguém representou o modo de viver do brasileiro do interior, ou seja, o caipira. Nesse sentido, além de promover arte de qualidade e entretenimento, contribuímos para preservar a memória do cinema nacional e da cultura caipira, na medida em que fomos contemplados com a obra completa de Mazzaropi e na ocasião assumimos um compromisso de constantemente exibir seus filmes ao povo de Marília”, disse André.

MAZZAROPI

Nascido na cidade de São Paulo em 1912, Mazzaropi iniciou sua carreira no circo, passando ainda pelo teatro, rádio e TV. Mas foi no cinema que se tornou conhecido, produzindo 32 filmes durante 3 décadas. Faleceu também na cidade de São Paulo, em 1981.

0 comentários:

Postar um comentário