quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SONHO DELES

Exposição do projeto inicia hoje no Marília Shopping



Nesta quarta-feira (15), às 19h30, no espaço de eventos do Marília Shopping, acontece a quarta etapa do projeto “ O Sonho deles”, que foi idealizado pela artista plástica Isabel Campos e realizado pela Prefeitura de Marília por meio da Secretaria Municipal da Cultura com apoio cultural do Marília Shopping e do Supermercado Pão-de-Açucar.

O projeto “O sonho deles” tem como objetivo democratizar o acesso às artes plásticas para crianças e jovens e também oportunizar o contato com a arte e com os artistas plásticos, os quais na maioria das vezes está muito longe da realidade cotidiana das crianças.

Na primeira etapa foram selecionadas pelo presidente da Ong Renovi, Ademar Aparecido de Jesus, 20 crianças e adolescentes que foram orientados sobre a metodologia e já na primeira aula receberam os materiais de pintura e fizeram inicialmente um exercício de cópia de imagens fornecidas para inspiração bem como para um primeiro contato para depois colocarem na tela uma imagem que retratasse seu grande sonho, tudo isso sob a orientação da artista Isabel Campos e da Coordenadora da Galeria de Artes, Denise Campos Justino.

Segundo a coordenadora da Galeria Municipal de Artes, Denise Campos Justino, todas as crianças aceitaram o desafio de pintar com determinação e sensibilidade.

“As crianças aceitaram o desafio e com as telas apoiadas em cavaletes desenharam de forma padronizada no canto inferior direito da tela, usando a criatividade, cores e muita imaginação. Este projeto foi a realização de um sonho conjunto. Quero agradecer a

Numa segunda etapa, os artistas participantes foram convidados a comparecer na Galeria a fim de escolheram uma das telas pelo critério de interesse ou afinidade. Cada um as levou para suas casas ou Ateliês para que pudessem finalizá-las. Os artistas Sergio Doretto, Tais Monteiro e Aloísio Dias da Silva pegaram duas telas cada um. Todos os artistas receberam um cachê simbólico para este desafio.

Já a terceira etapa foi no dia 12 de julho, na Galeria Municipal de Artes que resultou num emocionante Encontro entre as crianças e adolescentes da Ong Renovi para que pudessem ver prontas suas obras em parceria com os artistas e conhecer pessoalmente seus parceiros nas belíssimas pinturas.

“Todas as crianças ficaram muito ansiosas aguardando para ver a exposição que só teve a abertura quando todos os artistas estavam presentes e puderam conversar com as crianças”, comenta Denise Campos Justino.

E a quarta etapa do projeto culmina com a exposição das obras produzidas pelas crianças e artistas. Para o secretário municipal da Cultura, André Gomes, o projeto é a extensão de uma gestão que acredita que a arte e a cultura deve ser de todos.

“ Democratizar o acesso à cultura sempre foi o compromisso da gestão Toffoli, portanto nossa enquanto gestor cultural. Fico feliz que com a quarta etapa deste projeto as crianças poderão apreciar suas obras expostas. Com o projeto também contribuímos para resgatar o compromisso social dos artistas, pois eles se comprometeram no projeto e isso é importante na formação no individuo. Agora socializamos com à comunidade o que nossos artistas produziram coletivamente com as crianças e afirmo o projeto enche os olhos de emoção”, comenta emocionado Gomes.

A mostra permanecerá no Marília Shopping até o dia 29 de Agosto, e poderá ser visitada no horário comercial de funcionamento do shopping (das 10h ás 22h durante a semana e aos sábados e domingos, das 14 às 22h). Entrada franca.

Conheça os artistas e as crianças que participaram do projeto:


Caio Henrique Messias de Lima, 10 anos, recebe das mãos da Artista: Cleusa Novak

Obra: HOMEM DA FORÇA

Cauã Henrique Messias de Lima, 9 anos, do Artista: Mário Marlez

Obra: GRANDE CAUÃ

Cauã Henrique Messias de Lima, 9 anos, daArtista: Wania Lombardi

Obra: ESTILINGUE

Hugo Flávio Praxedes Coutinho, 13 anos, da Artista: Tais Monteiro

Obra: FLOR

Iziquiel da Silva Oliveira, 13 anos, do Artista: André Siqueira

Obra: BLACK POWER

Lucas Silva Tomas de Barros, 12 anos, do Artista: Claudio Dutra

Obra: ÁRVORE

Matheus Silva Tomaz de Barros, 13 anos, do Artista: Haydée Monteiro

Obra: ÁRVORE DE MAÇAS

Alisson Alexandre de Souza, 13 anos, do Artista: Higor Liberalli

Obra: DANÇANDO HIP HOP

Ana Carolina Gavaz Correia, 8 anos, da Artista: Sonia Lombardi

Obra: TEATRO DE MONSTROS

Cleyton Gabriel da Silva Gregui, 13 anos, do Artista: Aloisio Dias da Silva

Obra: PAISAGEM

Diogo Viana Soares, 10 anos, da Artista: Cinara Matiotti

Obra: PAISAGEM

Emily G. da Conceição da Silva, 14 anos, da Artista: Tamie Saizaki

Obra: PARAÍSO (ROSA DE SAROM)

Guilherme Felipe Modesto dos Santos, 8 anos, da Artista: Isabel Campos

Obra: CARRO

Hiago Leandro Lourenço de Jesus, 16 anos, do Artista: Sergio Doretto

Obra: VOAR

Monalisa Rodrigues Marinho, 17 anos, do Artista: Celso Ribeiro

Obra: JARDIM ORIENTAL

Pablo Junior Neves de Jesus, 10 anos, do Artista: Sergio Doretto

Obra: OLHANDO PARA AS ESTRELAS(ESTRELAS CADENTES)

Suellen Cristina Correia de Souza, 16 anos, do Artista: Marciel Dias

Obra: CAPOEIRA

Thiago Rodrigues Dias, 13 anos, da Artista: Maria Benedicta Betarelle

Obra: GATO NO TELHADO

Victor Alexandre Aguiar de Souza, 13 anos, do Artista: Aloisio Dias da Silva

Obra: JOGADOR DE FUTEBOL

Victor Martins, 13 anos, da Artista: Tais Monteiro

Obra: UM DIA VENDO UMA PAISAGEM

0 comentários:

Postar um comentário